25 Novembro 2024 | Redação
Longa brasileiro "Malu" continua fazendo sucesso em festivais internacionais e conquista prêmios no Cairo International Film Festival
Filme já acumula passagem por 22 festivais internacionais e sete prêmios
Compartilhe:
Malu (Filmes do Estação), primeiro longa do diretor e roteirista Pedro Freire, recebeu dois prêmios no Cairo International Film Festival na última semana. A produção brasileira se sagrou vencedora nas categorias Melhor Primeiro/Segundo Longa-metragem e Melhor Atriz para Yara de Novaes. O filme já participou de mais de 22 festivais internacionais e de três nacionais, entre eles, Festival do Rio, Mostra SP e Festival Janela no Recife.
Publicidade fechar X
Freire e a produtora Tatiana Leite estiveram presentes na premiação do Cairo International Film Festival e destacaram a importância das conquistas. "Estamos muito honrados com a premiação, pois a programação do festival tinha muitos filmes relevantes com temas políticos, com a presença de muitos produtores e cineastas do mercado. Tivemos um bate papo após a sessão que durou mais de uma hora, foi incrível", disse Tatiana.
Malu já está em cartaz há três semanas e teve sua primeira exibição no Brasil na mostra competitiva da Première Brasil da 26ª edição do Festival do Rio, onde conquistou prêmios em quatro categorias e cinco Troféus Redentor: Melhor Longa-Metragem de Ficção, ao lado de Baby (Vitrine Filmes), Melhor Roteiro (Pedro Freire), Melhor Atriz (Yara de Novaes) e Melhor Atriz Coadjuvante (prêmio duplo para Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha). Além disso, o longa também conquistou o Prêmio Paradiso, de apoio à distribuição do filme nos cinemas durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Já a première mundial do filme aconteceu na World Cinema DraCompetition, mostra competitiva do Festival de Sundance, e foi exibido no New Directors New Films, prestigiado Festival de Cinema do Lincoln Center em Nova Iorque.
Protagonizado por Yara de Novaes, Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha, Malu destaca a relação repleta de idas e vindas entre uma família formada por três mulheres de gerações diferentes. Presa ao passado glorioso em que era atriz de teatro, Malu (Yara de Novaes) vive uma crise existencial e tem dificuldades para se relacionar com a filha (Carol Duarte), também atriz, e com a mãe (Juliana Carneiro da Cunha), uma mulher conservadora. Em meio a fortes emoções, ora de amor e felicidade, ora de muita tensão e revolta, as três vão tentar se reconectar para enfrentar o que está por vir.
O longa produzido pela Bubbles Project e TvZero já passou pelos seguintes festivais: Festival de Sundance (EUA), New Directors New Films (MoMA e Lincoln Center Nova York), Hong Kong International Film Festival (China), San Diego Latino Film Festival (EUA), Sundance CDMX (México), Mediterranean Film Festival Split (Croácia), Galway Film Fleadh (Irlanda), Durban IFF (África do Sul), Melbourne IFF (Austrália), New York Latino Film Festival (EUA), Port Townsend IFF (EUA), AFI Latin American Film Festival (EUA), Mill Valley Film Festival (EUA), Denver IFF (EUA), Cairo IFF (Egito), Exground Filmfest (Alemanha), China and the Portuguese-speaking Countries Film Festival (China), DUHOK International Film Festival (Iraque), Chennai International Film Festival (Índia), Regards Satellites (França), Festival Janela.
Compartilhe:
- 0 medalha