Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacionalização

22 Novembro 2024 | Yuri Codogno

Presidente do China Media Group e Brasil assinam acordos de cooperação no setor audiovisual e de novas mídias

Acordo foi selado durante encontro do G20, no Rio de Janeiro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira (18), durante reunião bilateral no Rio de Janeiro, onde acontece a Cúpula de Líderes do G20, Brasil e China assinaram um memorando para cooperação no setor audiovisual e de novas mídias. O acordo foi celebrado por Margareth Menezes, ministra do MinC, e pelo presidente e editor-chefe do China Media Group (CMG), Shen Haixiong. As informações são do Tela Viva.

Publicidade fechar X

"Brasil e China têm uma relação muito proveitosa na seara da cultura. Estamos buscando fortalecer essa ponte cultural e é muito especial a maneira como isso está se constituindo", declarou a ministra. 

O acordo objetiva estimular o fortalecimento do intercâmbio entre Brasil e China, assim como aprofundar na cooperação cultural e na compreensão mútua entre os dois países e contribuir para o desenvolvimento das relações entre ambos. Além disso, há a possibilidade de colaboração na produção de obras audiovisuais, em projetos conjuntos, e na organização de eventos culturais, promovendo a difusão do patrimônio cultural das duas nações, assim como prevê a promoção de intercâmbio técnico de pessoal e a criação de oportunidades de comunicação e de formação para profissionais dos dois países.

"Aproveitando essa ocasião do G20, nós consideramos que podemos reforçar ainda mais as cooperações na cultura e no audiovisual entre nossos países", ressaltou o mandatário chinês.

Também participaram da atividade: o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares; o secretário-executivo adjunto, Cassius Rosa; o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge; o coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura no G20, Bruno Melo; e o assessor especial da ministra, Carlos Paiva.

Fundado em 2018, o China Media Group é a maior empresa estatal de mídia do país asiático. Nasceu a partir da fusão da CCTV (Televisão Central da China), CGTN (China Global Television Network), CNR (Rádio Nacional da China) e CRI (Rádio Internacional da China). O CMG foi criado para operar como holding dos serviços nacionais e internacionais de transmissão de rádio e televisão da China, também atuando na área de streaming e de novas mídias.

Ainda na segunda-feira, o CMG assinou um memorando de cooperação com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, no qual ambas as partes concordaram em colaborar em áreas como produção de programas, aplicação inovadora de novas tecnologias e intercâmbio de pessoal. O presidente do CMG e o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, assinaram o documento.

Dois dias depois, na quarta-feira (20), Shaixiong e Walkiria Barbosa, diretora do RioMarket e do Festival do Rio, assinaram, em Brasília, o acordo de cooperação entre as duas empresas, que tem por objetivo promover a divulgação do audiovisual e fomentar a coprodução entre as duas nações. O Festival do Rio e o RioMarket iniciaram em 2008 uma relação com a China, trazendo para aquela edição do evento uma grande delegação. Em 2019, o RioMarket fez uma mostra de filmes chineses com participação de grandes produtores chineses e do Consulado da China. E desde 2023, o presidente do CMG Latin America, Zhu Boying, participa do evento para falar das atividades do grupo no Brasil.

Por fim, CMG, também na quarta-feira, renovou uma série de acordos com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para viabilizar a produção e a troca de materiais audiovisuais.

Compartilhe:

  • 0 medalha