18 Novembro 2024 | Redação
Especializada em cinema brasileiro, Matraca MKT aposta em campanhas de marketing personalizadas
Com inteligência de mercado e olhar brasileiro, Matraca MKT impulsiona o cinema nacional com campanhas que dialogam com cada público
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O mercado de cinema é cheio de particularidades e dono de uma dinâmica própria. Para os realizadores e produtores brasileiros, para além do desafio de desenvolver seus projetos, fica também a missão de fazer com que eles cheguem nas pessoas, seja no público, seja em players do mercado ou festivais. É nessa hora que entra em cena a empresa Matraca MKT, criada pelas especialistas Leticia Cybis e Caroline Alves e totalmente dedicada ao mercado de cinema e audiovisual brasileiro. Publicidade fechar X
Amigas de infância, as profissionais somam formação e anos de experiência na área de comunicação, onde, unidas pela paixão ao cinema, perceberam que poderiam trazer muito da vivência corporativa para dentro deste setor, que pede por um cuidado e estratégia de ponta a ponta. Vendo a diferença na forma como o marketing é trabalhado em áreas de bens de consumo e serviços, além da visão mercadológica sobre o cinema em outros países mais desenvolvidos, as duas pensaram em trazer por meio da Matraca MKT uma forma inovadora de trabalhar nas campanhas e estratégias de lançamentos de filmes.
“Em nossa experiência em outros mercados, estávamos acostumadas a utilizar uma série de ferramentas estratégicas para traçar planos de marketing — como análise de dados, pesquisas, SWOT, entre outras — e notamos a falta dessa abordagem mercadológica no setor de cinema aqui no Brasil. Por isso, a Matraca propõe uma nova forma de pensar o marketing audiovisual, adaptando de forma exclusiva essas ferramentas para ajudar os filmes brasileiros a alcançarem novos patamares. Afinal, de que adianta lançar um bom filme se ele não é visto?”, destacou Caroline Alves, co-fundadora e CEO da empresa.
Com uma metodologia exclusiva, que une ferramentas consolidadas de marketing adaptadas àsas especificidades do setor audiovisual, as campanhas são trabalhadas em duas etapas: desenvolvimento de uma estratégia sólida e personalizada - passando por análise de mercado, gênero, concorrência, público e setor, até um estudo aprofundado sobre o filme e seu alcance - e, depois, colocando em prática todo o planejamento desenvolvido em ações, cuidando de cada detalhe desse processo. Tudo isso pensado sob medida para cada projeto.
“Na Matraca, nossa abordagem é única. Somos especializadas no setor cinematográfico e audiovisual brasileiro, oferecendo um foco total nas necessidades específicas de cada produção. Cada projeto é tratado de forma exclusiva, com estratégias sob medida para garantir que as produções atinjam o máximo potencial, incluindo desde produções com orçamentos menores até filmes com mais orçamento. Com o uso das ferramentas mais modernas, integramos e cruzamos dados relevantes, transformando-os em ações práticas e resultados palpáveis. Nossa expertise ajuda a navegar pelas dinâmicas do mercado e a conquistar novos públicos, assegurando um futuro de sucesso para cada projeto cinematográfico”, destacou a co-fundadora e COO Leticia Cybis.
Entre os trabalhos desenvolvidos, um importante case de sucesso foi o lançamento do curta-metragem independente Temporada de Caça. Premiado e selecionado em mais de 20 festivais nacionais e internacionais, o curta alcançou bons resultados por meio de uma estratégia desenvolvida pela Matraca MKT, focada em quatro diferentes frentes: Crowdfunding - com uma campanha de recompensas que ajudou a dar visibilidade e recursos para o filme -, Redes Sociais - a gestão das redes sociais do filme e elenco envolvido fez aumentar seu reconhecimento e engajamento, alcançando mais de 138 mil contas e ultrapassando os 7 mil seguidores de forma completamente orgânica -, Seeding - envio de 30 press kits para conectar o filme e seu elenco com figuras influentes do mercado, como influenciadores e parceiros-, e Evento - a pré-estreia do filme foi feita no REAG Belas Artes somando mais de 60 convidados e menções espontâneas nas redes, além de ser espaço de venda de merchandising.
“Essas estratégias integradas trouxeram uma visibilidade significativa para o curta-metragem, conectando-o com influenciadores, parceiros estratégicos e festivais de grande renome”, comentou Caroline.
Com isso, a Matraca MKT se vê preparada para ser referência e o primeiro nome lembrado quando se fala em campanha e estratégia de marketing para lançamentos no audiovisual brasileiro, aliando assertividade, mas também o desejo de crescer junto a um mercado com potencial imensurável.
“Nossa estratégia de médio prazo visa expandir nosso alcance e influência, posicionando a Matraca como uma parceira essencial para produções cinematográficas que buscam estratégias de marketing personalizadas e orientadas por dados. Acreditamos que, ao garantir que nossos clientes compreendam e alcancem seu público de maneira mais eficiente, poderemos aumentar significativamente a visibilidade e o sucesso comercial de suas obras. A longo prazo, almejamos ir além do cinema tradicional e estender nossa expertise para outros formatos de conteúdo audiovisual, incluindo séries, documentários e novas formas de mídia digital. Nosso objetivo é ajudar criadores a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, usando a análise de dados como uma ferramenta essencial para tomadas de decisão estratégicas no marketing”, finalizou a executiva.
Mais detalhes sobre a empresa podem ser acessados pelo site: https://matracamkt.com
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