Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Capacitação

13 Novembro 2024 | Redação

CULTSP PRO abre mais de 2 mil vagas de cursos gratuitos de qualificação para fazedores da cultura

Em todo o Estado, serão 2.190 oportunidades em 10 cidades; as inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de novembro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, acaba de abrir inscrições para 2.190 vagas do CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos do país, gerido pelo IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas, presenciais e online, e as inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 17 de novembro.

Publicidade fechar X

Ao todo, são 1.520 vagas presenciais distribuídas em 63 turmas, além de 670 vagas online em 24 turmas. Nesta terceira etapa do CULTSP PRO, as oportunidades presenciais estão disponíveis em 10 cidades: Areias, Botucatu, Itu, Jacareí, Santa Bárbara d'Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e a capital paulista.

"O CULTSP PRO cresce a cada nova fase, ampliando suas oportunidades e levando qualificação a mais regiões do estado. Ao alcançar novos municípios, o programa reforça seu compromisso com o desenvolvimento de talentos e com o fortalecimento dos setores culturais e criativos, criando caminhos para o aprimoramento profissional e o acesso a novas perspectivas”, destacou a secretária Marília Marton.

Nesta etapa, são 26 cursos oferecidos: Adereçagem (aplicada a Fantasias e Alegorias), Arte Tumular, Memória e Patrimônio, e Oportunidades de Carreira no Audiovisual. Também há opções práticas, como Atividades Artesanais e Plano de Negócios, e técnicas específicas, como Captação e Edição de Vídeos no celular: Introdução e Composição para o Carnaval, explorando Técnicas de Síntese, Interpretação de Texto e Pesquisa. Outras opções incluem temas como Curadoria, Descolonização do Museu, e Educação e Preservação Patrimonial, além de formações mais técnicas, como Fluxos da Pós-Produção no Audiovisual e Princípios do Controle de Qualidade de Imagem para Séries e Filmes.

O programa ainda oferece oportunidades em Empreendedorismo Cultural, Estratégias de Divulgação Online para Produtoras Audiovisuais, e Práticas de Monetização para Podcasts. Há também enfoques em inovação, como Robótica Básica: Introdução ao Arduíno e Introdução ao Desenvolvimento de Games. Além disso, cursos focados em patrimônio e gestão, como Escola de Patrimônios 1, Escola de Patrimônios Pro, e Implantação de Museus e Plano Museológico, são oferecidos. Com opções como Primeiros Passos na Escrita de Projetos Culturais e Teatro Musical: Audições na Prática, o programa busca atender a diversas demandas de profissionais da área criativa.

Compartilhe:

  • 0 medalha