13 Novembro 2024 | Renata Vomero
H2O Films apresenta "maior campanha de um filme brasileiro" para "O Auto da Compadecida 2"
Tanto filme, quanto estratégia de divulgação foram mostrados aos exibidores em evento na última semana
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A H2O Films apresentou na última quarta-feira (6), em evento exclusivo aos exibidores, os detalhes da campanha de O Auto da Compadecida 2. Além de, claro, exibir o filme em primeira mão aos presentes. Inclusive, tamanha antecipação - o longa estreia apenas em 25 de dezembro - só pode significar uma coisa: a aposta e confiança no filme é gigante. Isso se reflete no tamanho da campanha, maior já feita para um filme nacional, como bem destacou o CEO da empresa, Sandro Rodrigues, e Juliana Ribas, diretora de marketing.
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“É a maior campanha de um filme brasileiro, porque conseguimos juntar marcas dentro desse objetivo. Reunimos muitas marcas, muitos impactos, muita mídia. A H2O é uma distribuidora de cinema, fazemos um marketing para entregar resultado e agora precisamos realmente estarmos juntos nessa reta final para garantir essa entrega”, destacou Sandro Rodrigues.
E ele não está mentindo. A campanha foi apresentada por Juliana Ribas, diretora de marketing da distribuidora. Ela contou que a estratégia adotada foi dividir a campanha em ondas, intensificando e diversificando o planejamento na medida em que cada etapa avançava.
“Essa é a maior campanha de um filme brasileiro de todos os tempos, não só pela antecipação que a gente começou a falar desse filme, começamos já no ano passado, mas também pelo tamanho e o peso que essa campanha ganhou com a entrada de todos os patrocinadores. A campanha está muito grande, muito forte e ela foi estruturada em ondas. Estamos chegando na etapa quatro, com um reforço de mídia mais pesado e quero assegurar para vocês que vamos ter uma forte campanha de sustentação até o fim de janeiro. É uma coisa muito importante para o filme nacional, já que ele performa diferente dos filmes estrangeiros”, destacou a profissional.
Tudo começou com o próprio anúncio da realização do filme feito em um vídeo em collab com o Selton Mello e o Matheus Nachtergaele. Esse comunicado gerou mais de 40 milhões de visualizações e foi um bom termômetro para a equipe sentir o tamanho do filme. Quente!
Depois veio a CCXP, em que o elenco participou de um painel sobre o longa no Palco Thunder, com mais de 3 mil pessoas na audiência. Sendo um dos três conteúdos mais queridos pelo público do evento.
Já em 2024, a nova fase de campanha teve início com o lançamento do primeiro teaser do filme, em maio. O material somou mais de 100 milhões de visualizações e no YouTube subiu rapidamente para o ranking dos mais vistos no dia. Na Ingresso.com também ficou entre os mais acessados e também contou com o apoio geral da imprensa na divulgação.
A partir daí entraram as ações de alguns dos principais patrocinadores do filme: Brahma, Santa Helena, Vale, Claro e Tiktok, entre outros. A Brahma tematizou sua Festa Junina e divulgou a ação em vídeo com participação dos personagens João Grilo e Chicó, que rendeu muitas impressões, incluindo, os spots de TV aberta que também estiveram na final do BBB e novela Renascer.
Da mesma forma, a Santa Helena também fez tematização do São João e Festas Juninas e lançou uma animação do filme, que também rendeu boa recepção e repercussão, com grande número de visualizações. A empresa lançou a campanha Viagem de Cinema, que ainda está rolando, na qual vai sortear cinco ganhadores para participar das pré-estreias do filme pelo Brasil, podendo conhecer o elenco, tirar foto e participar dos tapetes vermelhos.
A Vale também é patrocinadora do filme e fez ação com postagem na rede no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em junho. Finalizando essa onda da campanha, do primeiro semestre do ano, houve também a participação no Imagineland, maior evento de entretenimento do nordeste. Nele houve painel com presença do elenco, em que também foram exibidos materiais exclusivos do filme. Na ocasião, houve lotação da sala e muita emoção do público, sendo um dos momentos mais destacados do evento.
Já no segundo semestre do ano, foi iniciada nova onda de estratégia de campanha, agora mais intensificada. E aí entrou a importante parceria com o TikTok, que lançou com exclusividade de 24 horas o trailer do filme. A postagem na conta principal da rede no Brasil gerou, de cara, quase 10 milhões de visualizações. E aí, para surpresa da H2O, depois, com o lançamento no Instagram, o vídeo somou mais 15 milhões de visualizações e os números só sobem com os demais lançamentos e divulgações na imprensa.
Nesse momento, o time de marketing deu início a uma campanha especial para apresentar os novos personagens presentes no filme. A começar pela própria Compadecida, interpretada por Taís Araújo, em ação realizada em 12 de outubro, dia de Nossa Senhora da Aparecida. Em collab com a atriz, foi lançado um clipe com o anúncio, que rendeu mais de 5 milhões de visualizações nas primeiras 48 horas. Nesse momento também foi apresentada a música especial da personagem criada por Maria Bethânia, “de arrepiar".
O mesmo nível de receptividade aconteceu com os outros personagens, como os interpretados por Fabíula Nascimento e Eduardo Sterblitch. Outra novidade serão as outras canções para o filme, lançadas por artistas como João Gomes e Chico César e que devem render um álbum exclusivo, a ser lançado em breve.
Indo para outras mídias, a H2O Films terá conteúdos especiais na Flix Media e principais parceiros, como Omelete, Adorocinema e Ingresso.com. Também vão “forrar” os cinemas com imagens do filme, com expectativa de tematizar mais de 100 cinemas pelo Brasil e impactar 2,5 milhões de pessoas.
Nessa fase atual, a da 4ª onda, mantêm-se os esforços de mídia, com a divulgação dos clipes, materiais, músicas e trailers, mas agora os investimentos são maiores. O foco está na hipersegmentação de público, para gerar milhões de impressões e views em ações de imprensa, redes sociais, mídias off e on e participação de influenciadores.
O destaque, nesta fase, está para uma ação especial com a Alexa, assistente virtual da Amazon mais utilizada no Brasil, presente em 17 milhões de lares. Serão feitas “skills” de João Grilo e Chicó contando histórias, bem como integrações para informações sobre o filme e até compra direta de ingressos.
Com os influenciadores, além de conteúdos antes do lançamento, eles também farão a cobertura dos tapetes vermelhos, que vão acontecer em todo o Brasil. Para televisão, a H2O Films fará divulgação massiva, em especial na Globo, e tem expectativa de impacto de 73 milhões nas três semanas de duração, entrando antes do lançamento, no Natal e após o lançamento, garantindo a sustentação.
Na reta final, os patrocinadores devem reforçar as campanhas do filme casando com o Natal. Tanto Brahma e Santa Helena, quanto a Claro, que usará de suas mídias proprietárias para divulgar o filme.
Em Mídia Out of Home (OOH) haverá tematização do mobiliário urbano em cinco cidades brasileiras. Em São Paulo e Rio de Janeiro, no final do ano, os ônibus serão tematizados com os personagens do filme.
Chegando ao fim do ano, novamente, haverá painel e ação especial na CCXP, em 7 de dezembro, em que os presentes assistirão ao filme exclusivamente. Sendo a primeira exibição ao público antes do lançamento.
Após isso, a equipe do filme entra na maratona de entrevistas e divulgação para a imprensa, para depois correr o Brasil nas pré-estreias do filme, que terão destaque e cuidado especial no nordeste, onde haverá eventos em Recife, Salvador e Fortaleza. Após isso, entra, em janeiro, a campanha de sustentação do filme, aproveitando o boca a boca e as férias de início de ano.
“Um pouco que eu gostaria de reforçar para vocês é que em janeiro teremos uma entrega de campanha muito forte. Entregamos tudo isso até o final de ano, mas a gente tende que o filme tenha um boca a boca positivo e aí tem uma parte muito importante da campanha para janeiro, janeiro inteiro. Vou pedir para vocês que apostem no filme, entrem com muitas sessões, nas maiores salas do complexo de vocês, nos ajudem a expor o material. Agora é a hora de todo mundo chegar junto”, concluiu Sandro Rodrigues.
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