Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Aquisição

13 Novembro 2024 | Yuri Codogno

Antes detentora de 50% dos direitos, Globo comprará Telecine em sua totalidade

Conselho Administrativo de Defesa Econômica deu o aval para a aquisição acontecer

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Grupo Globo será dono de 100% dos direitos do Telecine, streaming brasileiro e televisão por assinatura que oferece um catálogo focado em cinema com mais de dois mil títulos, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a aquisição. Fundada em 1991 pela própria Globo, que detém 53,125% dos direitos, o restante do percentual é dividido igualmente entre Paramount, Universal Studios e MGM, com participação minoritária de 16,625% cada uma. As informações são dos portais Tela Viva e Na Telinha.

Publicidade fechar X

A compra da totalidade do Telecine pela Globo reforça a posição do grupo, que já tem o Globoplay, no mercado de streaming de vídeo, passando a ter acesso a um catálogo ainda mais amplo de conteúdo. A análise do Cade, por sua vez, concluiu que a operação não deve afetar a concorrência no mercado de streaming de vídeo, visto que há outras plataformas disponíveis no mercado. 

“Com a aquisição total do Telecine, uma referência em curadoria de cinema, a Globo reforça seu papel como produtor e exibidor de conteúdo premium e mantém sua posição de vanguarda em filmes no mercado brasileiro, oferecendo uma experiência cada vez mais digital”, disse Manuel Belmar, diretor de Finanças, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo.

Além do streaming, o Telecine possui sete canais lineares nas principais operadoras do país, que fazem parte do pacote à la carte: Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Touch, Telecine Fun, Telecine Pipoca e Telecine Cult. O Megapix, que também faz parte do Telecine, está incluído no pacote básico do assinante.

"Considerando a integração vertical entre o mercado de licenciamento de canais lineares e conteúdo VoD para plataformas OTT do Telecine (a montante) e as atividades de distribuição de conteúdo audiovisual via Globoplay do Grupo Globo (a jusante), constata-se que a participação do Grupo Globo ora em análise situa-se abaixo do patamar de 30%, indicando-se ausência de capacidade de fechamento também deste mercado após a Operação”, diz o parecer do Cade.

Compartilhe:

  • 0 medalha