11 Novembro 2024 | Yuri Codogno
"Ainda Estou Aqui" se consolida como a terceira maior estreia nacional do ano
Concorrente por uma vaga no Oscar 2025 abriu com público superior a 350 mil espectadores
Compartilhe:
Acabou a espera: Ainda Estou Aqui (Sony), longa brasileiro eleito para concorrer a uma vaga no Oscar 2025 como Melhor Filme Internacional, estreou em cinemas de todo o Brasil e correspondeu ao hype criado em torno de seu lançamento. Em seus primeiros quatro dias em cartaz, foram 358,5 mil ingressos vendidos, liderando a bilheteria do fim de semana e se fixando como a terceira maior abertura de um filme nacional em 2024. Os dados são da Comscore.
Publicidade fechar X
Na frente de Ainda Estou Aqui no ranking anual, apenas Os Farofeiros 2 e Nosso Lar 2: Os Mensageiros, que foram vistos por, respectivamente, 546,8 mil e 439,9 mil espectadores nos fins de semana em que estrearam. Diferentemente desses longas, porém, o filme de Walter Salles é algo mais próximo de uma produção independente - direcionado para um público mais nichado - e deve prestigiar de um ótimo boca a boca nas próximas semanas para se sustentar entre os mais vistos.
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, Ainda Estou Aqui é tido como a principal aposta nacional para uma eventual indicação ao Oscar. Tirando documentários (Lixo Extraordinário, em 2011; O Sal da Terra, em 2015; Democracia em Vertigem, em 2020) e animação (O Menino e o Mundo, em 2016), a última nomeação de um filme brasileiro foi com Cidade de Deus, em 2004 (Direção, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia), enquanto a última participação na categoria Melhor FIlme Internacional foi Central do Brasil, em 1999, também do Walter Salles.
A Sony, aliás, teve um fim de semana memorável em nosso país. Além de Ainda Estou Aqui, Venom: A Última Rodada foi o segundo filme mais visto no período, com quase 300 mil ingressos vendidos. Desta forma, a produção da Marvel está muito próxima de chegar a 2 milhões de espectadores no acumulado, algo que deve acontecer nos próximos dias - se não nas próximas horas.
Ainda no Brasil, outras três estreias figuram entre os dez filmes mais assistidos: Operação Natal (Warner), Arca de Noé (Imagem Filmes) e Não Solte! (Paris Filmes).
Na América do Norte, o cenário melhorou um pouco em relação ao desastroso fim de semana anterior. Somando as dez maiores arrecadações do período, foram US$ 62,6 milhões em ingressos vendidos, um crescimento superior a 20%. O principal destaque segue com Venom 3, que fez US$ 16,2 milhões, além de outros dois longas que chegaram aos dois dígitos: a comédia The Best Christmas Pageant Ever e Herege (Diamond Filmes), ambos abrindo com pelo menos US$ 11 milhões.
Mundialmente, a despedida da trilogia do simbionte continua seu reinado, com quase US$ 50 milhões arrecadados para Venom 3 no período. Ainda entraram no ranking duas produções indianas e uma chinesa.
Brasil
Com 1,4 milhão de ingressos vendidos nos últimos quatro dias, o Brasil teve como grande destaque Ainda Estou Aqui, que abriu com 358,5 mil espectadores, seguido de perto por Venom: A Última Rodada, que foi visto por 298,4 mil pessoas e já soma 1,97 milhão de público no acumulado. Fechando o pódio, a comédia de ação Operação Natal abriu com 247,5 mil ingressos vendidos.
Tido como a maior animação nacional de todos os tempos, Arca de Noé estreou com 122,7 mil espectadores, com Todo Tempo que Temos (Imagem Filmes) ficando apenas um pouco para trás: 112,7 mil. Aliás, o romance protagonizado por Florence Pugh e Andrew Garfield já soma um público de 352 mil pessoas.
O terror/gore Terrifier 3 (Diamond Films) continua atraindo pessoas para o cinema com o intuito de perturbar a mente dos fãs do gênero. Foram 82,1 mil pessoas traumatizadas, que se juntam ao grande grupo de quase 350 mil pessoas que agora têm medo de palhaços.
Para tentar salvar a alma dessas pessoas, A Forja - O Poder da Transformação (Paris Filmes) foi visto por mais 46,2 mil espectadores e já soma 2,9 milhões de ingressos vendidos no Brasil, dividindo o quarto lugar com É Assim que Acaba como o filme mais popular do ano. A tendência, porém, é que o longa cristão se isole nessa colocação nos próximos dias.
Fechando o ranking, a animação Robô Selvagem (Universal) vendeu mais 33,3 mil ingressos, um pouco à frente de Não Solte!, que abriu com 29,2 mil espectadores. Por fim, A Substância (Imagem Filmes) completa oito semanas em cartaz, se fazendo presente em todos os rankings desde então. Dessa vez, foi visto por 10,4 mil pessoas, o suficiente para superar os 400 mil de público no acumulado.
América do Norte
Sem grandes novidades, o ranking da América do Norte ficou:
- - Venom 3 | US$ 16,2 milhões e US$ 114,8 milhões no acumulado;
- - The Best Christmas Pageant Ever | abriu com US$ 11,1 milhões;
- - Herege | abriu com US$ 11 milhões;
- - Robô Selvagem | US$ 6,6 milhões e US$ 130,8 milhões;
- - Sorria 2 (Paramount) | US$ 5 milhões e US$ 60,5 milhões;
- - Conclave (Diamond Films) | US$ 4,1 milhões e US$ 21,5 milhões;
- - Anora (Universal) | US$ 2,45 milhões e US$ 7,2 milhões;
- - Aqui (Imagem Filmes) | US$ 2,42 milhões e US$ 9,5 milhões;
- - Todo Tempo que Temos | US$ 2,2 milhões e US$ 21,8 milhões;
- - Terrifier 3 | US$ 1,4 milhão e US$ 53,3 milhões.
Global
Não muito diferente do cenário norte-americano quando o assunto são mudanças, o ranking global também teve poucas alterações em comparação com o fim de semana anterior.
Venom 3 segue líder e fez US$ 49,2 milhões, somando US$ 394,2 milhões no acumulado. Operação Natal abriu com US$ 26,6 milhões, enquanto Robô Selvagem arrecadou mais US$ 15,6 milhões, ficando muito próximo de chegar aos US$ 300 milhões.
Herege abriu com US$ 12,6 milhões, quase empatado com os US$ 12,3 milhões que Paddington: Uma Aventura na Floresta (Sony) fez em sua estreia. Enquanto o suspense entra em cartaz no Brasil no final deste mês, a continuação do melhor filme da história chega por aqui apenas em janeiro.
Os indianos Bhool Bhulaiyaa 3 e Singham Again vêm na sequência, com respectivos US$ 11,7 milhões e US$ 11,6 milhões arrecadados. Na turma dos US$ 11 milhões, ainda temos The Best Christmas Pageant Ever (abriu com US$ 11,1 milhões) e o chinês The Untold Story (estreou com US$ 11 milhões).
Por fim, Sorria 2 continua sua ótima campanha: foram mais US$ 8,7 milhões arrecadados, ajudando o terror protagonizado por Naomi Scott a chegar a US$ 123,6 milhões globais.
Compartilhe:
- 0 medalha