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08 Novembro 2024 | Yuri Codogno

Diamond Films exibe "Conclave" e "Herege" e enaltece crescimento de 123% de ingressos vendidos em um ano

Evento aconteceu ontem (7) na Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo

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(Foto: Divulgação)

Durante roadshow que aconteceu ontem (7) na cidade de São Paulo, na Cinépolis JK Iguatemi, a Diamond Films apresentou aos exibidores duas de suas próximas apostas, Conclave e Herege, além de parte de suas campanhas de lançamento. Além disso, a distribuidora fez um balanço positivo de seus últimos 12 meses, demonstrando um crescimento de 123% nas vendas de ingressos, se comparado ao mesmo período anterior. 

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Antes, porém, Vinicius Pagin, diretor geral da Diamond Films, recapitulou os últimos encontros da distribuidora com os exibidores: “Hoje marca nosso quarto encontro em eventos exibidores no ano. Na última vez que nos encontramos, a gente estava falando de um projeto bastante desafiador que tinha feito muito sucesso nos Estados Unidos, com ‘Longlegs’, e conseguimos fazer um grande resultado por aqui também. ‘Longlegs’ foi o quarto filme no mês de setembro, contribuindo muito para um mês difícil para a indústria, mas contribuímos bastante mesmo estreando o filme em agosto. Ele é o nosso segundo filme do ano [com mais ingressos vendidos] e o quarto filme de terror do ano no geral”. 

O executivo também lembrou dos eventos anteriores, como o de agosto em que apresentou Imaculada, filme da distribuidora com o melhor desempenho no dia de estreia em 2024 e o quinto maior público de terror no Brasil neste ano. Assim, a Diamond Films tem dois dos cinco principais longas do gênero de terror de 2024, quando o quesito é a quantidade de ingressos vendidos. E logo no início do ano, a empresa também apresentou aquele que foi o principal investimento de sua história: Guerra Civil. O longa é o principal título da companhia em 2024, com quase um milhão de ingressos vendidos, e o segundo maior da história da distribuidora. 

“Eu fiz um pequeno recap, porque quando nos encontramos no evento de ‘Beekeeper’ e ‘Ferrari’, eu tinha prometido que teríamos cinco dos dez maiores investimentos [de nossa história] em filmes em 2024 e já cumprimos isso. Mas não só isso. Temos um volume constante de lançamentos, uma diversidade muito grande e soubemos aproveitar muito o gap que o mercado abriu em função das greves. O que conseguimos de ano contra ano, daquele momento que conversamos no final do ano passado para agora, que são os dados até segunda-feira (4), a Diamond teve um crescimento de 123% em venda de ingressos e 133% em receita. É um crescimento que dá muito orgulho, que muda muito o patamar da empresa. Mas quando colocamos em perspectiva de mercado é o mais importante e relevante: deixamos de participar com apenas 1,8% [de market share] para 4%. Ou podemos falar de outra forma: nesse mesmo período, o mercado caiu 1% e nós crescemos 123%”, explicou Pagin.

Em 2024, considerando os dados de 1 de janeiro até 4 de novembro, a Diamond Films vendeu 4,2 milhões de ingressos, sendo o principal ano da história da distribuidora. Em um recorte recente, outros números são: 1,95 milhão em 2017; 1,41 milhão em 2018; 1,61 milhão em 2019; e 1,88 milhão em 2023.

Enquanto 2020 e 2021 não entraram para o levantamento, por causa da pandemia, o ano de 2022 teve 3,55 milhões de ingressos vendidos, mas 2,15 milhões foram somente para Órfã 2: A Origem, principal lançamento da história da Diamond Films e que se beneficiou da primeira Semana do Cinema, sendo até hoje o longa que mais vendeu ingressos nesse movimento do mercado. Dessa forma, retirando Órfã 2 da conta, foram 1,4 milhão de ingressos vendidos em 2022 - nada mal, mas dentro da média de 2017 até 2023.

“O que a gente quer dizer com esses resultados? O patamar da Diamond mudou. Agora é uma empresa de 4+ milhões todos os anos e queremos que esse patamar continue crescendo para contribuirmos com o resultado de vocês com os projetos que nós temos, que estão disponíveis no mercado independente, que são os projetos não-óbvios”, explicou Pagin.

Aliás, a apresentação trouxe um dado curioso: dos 50 principais filmes de 2024, se deixar apenas os projetos originais (ou seja, exclui-se tudo que for franquia, remake, biografias e semelhantes), um terço dos lançamentos, até o momento, são da Diamond Films, exemplificando essa força por trazer conteúdo original ao Brasil. Soma-se a isso o alto investimento que a empresa está fazendo em marketing, aumentando em 97% ano contra ano, o que ajuda a explicar o motivo da distribuidora ter crescido 123% na venda de ingressos. 

Para 2025, a distribuidora tem algumas importantes apostas, com 32 filmes garantidos para o ano que vem. São eles: 

  • - Janeiro: Babygirl, Conclave e Covil de Ladrões 2;
  • - Fevereiro: Better Man, Maria Callas e Sing Sing;
  • - Março: Presence, June and John, Goodrich e Marked Men;
  • - Abril: The Surfers, Night of the Zoopocalypse, In the Lost Lands e Bad Genius;
  • - Maio: Guns Up, Here Now, Na Zona Cinzenta e Dust Bunny;
  • - Junho: The Penguin Lessons e Locked;
  • - Julho: Keeper;
  • - Agosto: The Life of Chuck, The QB Bad Boy and Me, Deep Water e Power Ballad;
  • - Setembro: Tin Soldier e In The Hand of Dante
  • - Outubro: Roofman e Huntington;
  • - Novembro: Greenland: Migration;
  • - Dezembro: Afterburn e The Smashing Machine

CONCLAVE

“[Nosso] maior investimento para a temporada de premiações de 2025. ‘Conclave’ tem todos os predicados possíveis para qualquer campanha de Oscar, todas as listas de absolutamente todos os veículos especializados contam com ‘Conclave’ em diversas categorias, porque o filme tem a cara de premiação, ele foi feito para isso. Temos o filme marcado para o dia 23 de janeiro, mas vamos disponibilizá-lo já a partir da semana anterior, porque as indicações saem no dia 17, que é uma sexta-feira”, disse Pagin.

Dirigido por Edward Berger (mesmo diretor de Nada de Novo no Front, vencedor de 4 estatuetas no Oscar 2023), Conclave é inspirado no best-seller homônimo e trata sobre a eleição de um novo papa. Entretanto, o que chama mais atenção são suas grandes atuações, especialmente do protagonista Ralph Fiennes (o Voldemort da franquia Harry Potter). Como o filme estreia daqui a mais de dois meses, pouco da campanha foi detalhado.

Cassiano Quirino, diretor de marketing da Diamond Films, aproveitou o momento para dizer que, a partir de agora, com os exibidores encaminhando os dados solicitados, o trabalho de marketing tende a ficar ainda melhor: “Eu queria agradecer especificamente a Cinemark e tenho uma mensagem positiva para todos vocês. Com ‘Terrifier 3’, pela primeira vez estou recebendo os benditos pixels. A Cinemark me deu quatro pontos de coleta e vários parâmetros da experiência de compra, assim nos permite saber e conseguir atribuir o valor dos canais baseado em compra. Então pela primeira vez desde que eu estou da Diamond consigo olhar efetivamente quantos ingressos foram vendidos vindo da onde, como TikTok, Meta, etc”. 

 

HEREGE

Dos mesmos roteiristas e produtores de Um Lugar Silencioso, Herege é o novo projeto da A24. Assim, como Conclave, também explora muito toda a religião e a questão da religiosidade e da fé, mas por perspectiva diferente. 

“‘Herege’ é um filme que me sinto jogando em casa, porque é A24, um grande terror. Estamos falando de um filme com investimento maior do que ‘Longlegs’. Esse é um filme que gera muitas conversas, temos alguns predicados no filme que nos fazem escolher muitos influenciadores capazes de reverberar a mensagem desse filme. Hoje escolhemos os nossos influenciadores muito baseados também em performance. Hoje conseguimos ver, por exemplo, uma ação de influenciador  que gera movie tickets, que é o botão de compra. Fizemos com o Defante agora em ‘Terrifier 3’ e foi a segunda maior fonte de acesso e compras para ‘Terrifier’. Não escolhemos os influenciadores baseado em rostos”, explicou Cassiano.

Para Herege, os influencers são Ju Cassini, Anaterra, Giuliana Mafra, Ana Woycick e Peewee, que juntos somam mais de 30 milhões de seguidores. Além disso, outros 50 influencers que somam 40+ milhões de seguidores estão recebendo os media kit do filme. 

Em mídia online (Google Ads, Meta Ads e TikTok ads), por fim, são 34,3 milhões de usuários alcançados e 130 milhões de impactos.

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