07 Novembro 2024 | Redação
Cine Ceará exibirá 15 longas e 32 curtas durante os seis dias de evento
Festival acontecerá entre 9 e 15 de novembro em Fortaleza
Compartilhe:
De 9 a 15 de novembro, de forma inteiramente gratuita, vai ocorrer o 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em Fortaleza. Entre os 15 longas-metragens e 32 curtas selecionados, os destaques vão para: a première mundial do documentário Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo, de Joel Zito Araújo, no dia 9, e do longa de ficção Um Lobo Entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, no dia 10, com a presença do ator argentino Dario Grandinetti e do protagonista Matheus Abreu, que dá vida ao renomado bailarino Thiago Soares; as exibições especiais do premiado Baby, de Marcelo Caetano, no encerramento (15), e do documentário Lampião, Governador do Sertão, de Wolney Oliveira, no dia 10; e as homenagens aos atores Gero Camilo (Mussum, o Filmis), Rodger Rogerio (Bacurau) e à Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de Dario como convidado internacional, o ator uruguaio César Troncoso estará no festival para a première brasileira de Milonga, de Laura González, no dia 11. Mussum, o Filmis, de Silvio Guindane, será o filme da Mostra Melhor Idade. Publicidade fechar X
Entre os prêmios do Cine Ceará, os curtas-metragens em competição também disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que tem o objetivo de estimular a nova geração de cineastas. O vencedor é escolhido por um júri composto por críticos e jornalistas especializados em cinema. Além de receber o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$15 mil, o curta ganhador vai para a grade do canal, que exibe curtas-metragens todos os dias. Há 26 anos no ar, o Canal Brasil está presente nos mais representativos festivais de cinema do país desde a sua fundação, respirando e existindo através do cinema brasileiro.
As exibições de longas e curtas em competição vão ocorrer no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Realizado anualmente, de forma ininterrupta desde 1991, o Cine Ceará é um dos mais longevos e principais festivais de cinema do Brasil. A programação conta com Mostras Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem, Olhar do Ceará, com longas e curtas, além de mostras sociais, debates, homenagens, entre outras atividades. A programação completa pode ser consultada no site do festival www.cineceara.com.
Première Mundial
O público do 34º Cine Ceará poderá assistir, em primeira mão, os aguardados longas-metragens Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo, de Joel Zito Araújo, no dia 9, e Um Lobo Entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, no dia 10. Os dois filmes foram selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do festival.
O documentário Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo, do premiado diretor Joel Zito Araújo, resgata a trajetória da companhia de teatro de revista Brasiliana que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de atividade. Referência em cinema negro, Joel Zito destaca a história do primeiro musical negro do país.
Baseado na vida do bailarino carioca Thiago Soares, interpretado por Matheus Abreu, Um Lobo entre os Cisnes traz Dario Grandinetti como Dino Carrera, mentor de Thiago. Os dois estarão em Fortaleza para a exibição do filme. A trama acompanha o garoto do subúrbio carioca que deixa para trás o hip hop e embarca no mundo do balé clássico. Sua história ganha rumos inesperados através da conturbada relação com seu mentor, o cubano Dino Carrera, que aprimora o talento de Thiago até ele atingir o estrelato ao se tornar o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres. A produção é da TvZERO, em coprodução com a Globo Filmes, além de distribuição da Vitrine Filmes.
Em 2022, Dario Grandinetti ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio por Bem-Vinda, Violeta!, longa estrelado por Débora Falabella e dirigido por Fernando Fraiha.
Compartilhe:
- 0 medalha