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04 Novembro 2024 | Yuri Codogno

Distribuidoras associadas à ANDAI publicam carta solicitando melhorias para o cinema nacional

Carta foi apresentada no Fórum de Ideias da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

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(Foto: Divulgação)

Em pesquisa apresentada no Fórum de Ideias da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, as distribuidoras vinculadas à ANDAI (Associação das Distribuidoras Audiovisuais Independentes) publicaram uma carta com pontos a serem melhorados na distribuição nacional. As solicitações foram divididas em fomento; dados e indicadores; e formação de público, fortalecimento e exibição.

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As empresas vinculadas à Associação lançaram mais de 400 títulos nos últimos dez anos, atingindo em 2023 a marca de 45% dos filmes brasileiros lançados, sendo 35% dirigidos por  mulheres e com filmes de todas as regiões do país. No total, 19 distribuidoras são representadas pela ANDAI. 

Segundo a carta, “a distribuição de filmes no Brasil - especialmente da produção nacional - enfrenta  obstáculos para sua valorização e para a democratização do acesso à cultura. O  mercado, dominado por grandes empresas internacionais e pela concentração, dificulta a inserção de filmes independentes e autorais, que representam a  diversidade cultural brasileira e a inovação estética e narrativa”.

São três eixos principais com demandas que visam uma indústria  audiovisual mais integrada, incluindo políticas públicas e ações de mercado mais eficientes, agregando a pluralidade do cinema no Brasil. São eles: 

  • - Fomento: Garantir a regularidade e previsibilidade dos fomentos à distribuição, incluindo linhas  com fluxo contínuo e o apoio automático para produções que já foram financiadas  pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA); Garantir a modulação por faixas de investimento na chamada pública de  comercialização, contemplando projetos de diferentes tamanhos de lançamento, com  um investimento mínimo de R$ 250 mil reais; e Dobrar o valor nominal de investimento do FSA para comercialização e difusão  audiovisual.

  • - Dados e indicadores: Ampliar o acesso ao Sistema de Controle de Bilheterias, garantindo informação em  tempo real para distribuidoras brasileiras independentes; Mensurar oficialmente o público, além das exibições comerciais de salas de cinema,  incluindo público de sessões gratuitas e de outras janelas de exibição; Fortalecer o Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA- ANCINE), com mais  dados do setor de distribuição, incluindo análises dos orçamentos de distribuição de  obras brasileiras e o mapeamento da diversidade.

  • Formação de público, fortalecimento e exibição: Recuperar, fortalecer e aperfeiçoar o PAR Exibição, incluindo subsídios de ingressos  a obras brasileiras e revendo a regra de limitação de duas salas máximas por projeto. - Estimular programas de formação de público que fortaleçam a presença do  audiovisual brasileiro nas salas de cinema e, também, em outras janelas de exibição.

Desta forma, a ANDAI solicita aos agentes do setor audiovisual uma união na construção de um mercado mais justo, democrático e representativo, valorizando a diversidade, promovendo a relevância do cinema brasileiro e impulsionando sua internacionalização.

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