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25 Outubro 2024 | Redação

EBC e Ancine lançam edital de R$ 110 milhões para audiovisual independente

Investimento para produção e finalização de longas-metragens pode chegar a até R$ 10 milhões

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(Foto: Agência Brasil)

A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) anunciou ontem (24) durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a nova linha de financiamento voltada à TV pública, com investimento recorde de R$ 110 milhões para produção de conteúdo audiovisual independente. As informações são da Agência Brasil.

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Os recursos são do Fundo Nacional do Audiovisual e serão disponibilizados pelo edital Seleção TV Brasil, fazendo parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), do Fundo Setorial do Audiovisual. Ele é dividido em sete linhas temáticas: infantil, infanto-juvenil, meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, financiamento, produção e finalização de longas-metragens, e coprodução de uma novela.

De acordo com a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, esse investimento é fruto de um trabalho desenvolvido em parceria com a Ancine nos últimos dois anos. "Esse valor recorde que estamos lançando é resultado do crescimento da parceria institucional entre a Ancine e a EBC, que já passou por diversas fases. São quase dois anos trabalhando juntos, estreitando laços, e nessa parceria conseguimos oferecer R$ 110 milhões para o campo público", destacou.

Cada uma das sete linhas temáticas tem um formato específico, sendo série, telefilme ou longa-metragem, e também um valor máximo de investimento por obra. Ainda de acordo com o edital, cada linha temática tem uma quantidade mínima de propostas que serão contempladas, totalizando até 33 produções. Do valor total, o investimento em longas-metragens pode chegar a R$ 10 milhões e mais R$ 15 milhões em telefilmes sobre futebol feminino.

Para o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, esse é mais um marco da empresa que converge com as diretrizes do governo federal. "Estamos muito felizes em firmar essa parceria com a Ancine e por lançar essa linha inédita. É mais um marco da EBC que demonstra o investimento na comunicação pública e no reposicionamento estratégico da empresa, com o objetivo de fortalecer a marca, ampliar a audiência da TV Brasil, da RNCP e consolidar ainda mais nosso papel", concluiu.

O processo seletivo será composto pelas etapas de habilitação, avaliação preliminar e avaliação final de investimento. As informações completas estão disponíveis no site selecao.tvbrasil.ebc.com.br.

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