Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Dificuldades

23 Outubro 2024 | Redação

Produção audiovisual cai 5% em Los Angeles apesar do aumento das filmagens de longas-metragens

Projetos com incentivo fiscal foram responsáveis por 1/4 dos dias de filmagens de séries para TV

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Após um tímido movimento de recuperação das produções cinematográficas e de televisão em Los Angeles, toda a produção de entretenimento da região caiu 5% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, quando setores do audiovisual ainda estavam em greve em Hollywood. Dados divulgados pela FilmLA apontam que o total de dias de filmagens em Los Angeles, somando todos os tipos de produções, caiu de 5.311 dias em 2023 para 5.048 dias neste ano. As informações são dos portais Variety e Screen Daily.

Publicidade fechar X

A FilmLA é uma agência que emite licenças para filmagens em toda a área de Los Angeles e seus números são considerados um indicador confiável das tendências gerais da produção local. Os dados abrangem todos os tipos de produção, incluindo comerciais, reality shows, séries, programas com roteiro, longas-metragens, documentários e videoclipes.

Apesar da queda nos índices gerais, chama a atenção o aumento na produção de longas-metragens, que subiu para 476 dias no trimestre. Esse número representa um aumento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as greves desaceleraram drasticamente a produção. No entanto, o número é inferior aos 634 dias registrados no primeiro trimestre deste ano e aos 704 dias do segundo trimestre.

As filmagens dos longas, inclusive, foram uma das únicas que aumentaram. Filmagens de programas de TV com roteiro, reality shows, comerciais, documentários e vídeos musicais, por exemplo, caíram. Programas de TV com roteiro incluem algumas das categorias mais importantes para Hollywood como dramas e comédias para TV e o segmento registrou "apenas" 758 dias de filmagens no último trimestre.

A maior queda, como já havia acontecido no trimestre anterior, foi nos dias de filmagens para reality shows, que caíram 56,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Enquanto em 2023 foram 1.220 dias de filmagens na produção de reality shows, neste ano foram apenas 946 dias.

"Há apenas alguns meses, a indústria esperava que veríamos um ganho geral no terceiro trimestre, devido ao efeito da greve. Em vez disso, vimos uma retração e perda de impulso para a frente, indo para a temporada de outono (no quarto trimestre) que fará o ano ser bom ou destruirá o ano" disse Paul Audley, presidente da FilmLA, após a divulgação dos números.

Fotografia, filmes estudantis, documentários e vídeos musicais também apresentaram uma pequena queda de 0,6%, registrando um total de 1.941 dias de filmagens no trimestre, enquanto comerciais para televisão e web registraram o primeiro aumento no segmento desde o ano de 2022. Foram 814 dias de filmagens no terceiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 7,4%, e Adobe, Amazon, Google, L'Oréal e Microsoft foram algumas das empresas que filmaram comerciais em Los Angeles e ajudaram no primeiro crescimento em três anos.

Diante da queda nos números, e da preocupação demonstrada nas palavras de Audley, recentemente a FilmLA expressou apoio à expansão do Programa de Crédito Tributário para Cinema e Televisão na Califórnia, que é um incentivo fiscal estadual que visa estimular as produções. Neste trimestre, inclusive, a primeira temporada de diversas sériescomo High Potential, da ABC, e Matlock, da Prime Vídeo, foram filmadas na Grande Los Angeles graças ao incentivo. Séries mais longevas como Paradise City e SWAT também se beneficiaram do apoio e o relatório apontou que 24,4% de todos os dias de filmagens registrados para séries de TV vieram de projetos vinculados ao incentivo.

"O incentivo cinematográfico da Califórnia é um criador de empregos comprovado que estudos mostram que fornece um retorno líquido positivo em cada dólar alocado. O que falta ao programa são critérios de financiamento e elegibilidade que reflitam os resultados da indústria em 2024. A estrutura e a gestão do programa por meio da California Film Commission — são excelentes. Mas assim como nossos concorrentes continuam a inovar, a Califórnia deve fazer o mesmo", finalizou Audley.

Compartilhe:

  • 0 medalha