Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

21 Outubro 2024 | Yuri Codogno

"A Forja" ultrapassa dois milhões de espectadores no Brasil, enquanto "Sorria 2" estreia bem nos demais territórios

Brasil volta a registrar menos de um milhão de espectadores no fim de semana

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Com mais uma sustentação impressionante, A Forja - O Poder da Transformação (Paris Filmes) manteve quase 100% do público que obteve no fim de semana passado. Novamente assistido por mais de 300 mil espectadores, o longa religioso já ultrapassou a marca de dois milhões de ingressos vendidos e entrou no ranking dos dez maiores públicos no Brasil em 2024. Sorria 2 (Paramount), por sua vez, fez boa estreia global, com quase US$ 50 milhões arrecadados. As informações são da Comscore. 

Publicidade fechar X

Em sua quarta semana em cartaz, A Forja conseguiu uma ascensão meteórica, abrindo com 136 mil espectadores e, nos finais de semanas seguintes, vendendo 294 mil e 382 mil ingressos, somando mais 332 mil agora. Contabilizando toda a campanha, já são mais de dois milhões ingressos vendidos, ficando em um empate técnico com Godzilla e Kong e Aquaman 2 na oitava colocação dos maiores públicos do ano. 

Se continuar em um ritmo de crescimento semelhante, será o sexto maior público de 2024 na segunda-feira que vem, ultrapassando Kung Fu Panda 4 (2,1 milhões) e Todos Menos Você (2,13 milhões). Subir mais no ranking, entretanto, será um desafio um pouco maior: Planeta dos Macacos (2,7 milhões), É Assim que Acaba (2,9 milhões), Deadpool & Wolverine (7,3 milhões), Meu Malvado Favorito 4 (7,8 milhões) e o inalcançável Divertida Mente 2 (22 milhões).

O terror Sorria 2, por sua vez, abriu com 193 mil ingressos vendidos, um pouco a mais do que os 170 mil que seu antecessor fez em 2022. Apesar disso, essa foi apenas uma das três estreias que figuram no ranking do fim de semana: O Aprendiz (Diamond Films) abriu com 14,4 mil espectadores, enquanto Perfekta - Uma Aventura da Escola de Gênios (Imagem Filmes) foi visto por 10 mil pessoas. Perfekta, aliás, se junta a Tudo Por um Popstar 2 (Disney) como os dois representantes do cinema brasileiro no ranking.

Tanto na América do Norte quanto globalmente, Sorria 2 foi o grande destaque ao arrecadar, respectivamente, US$ 23 milhões e US$ 46 milhões. 

Apesar de não ter grandes destaques fora do Brasil, vale ressaltar que Deadpool e Wolverine (Disney) não entrou no ranking da América do Norte, mas arrecadou o suficiente para se tornar a 12ª maior bilheteria na região, com um total de US$ 636,26 milhões, ultrapassando os US$ 636,23 milhões que Barbie fez ano passado. 

Brasil

Com 985,4 mil ingressos vendidos, o Brasil voltou a registrar menos de um milhão de espectadores. A Forja foi o grande destaque, com público de 332,9 mil pessoas e acumulado de 2,08 milhões. Sorria 2 abriu com 193,4 mil espectadores, seguido de Robô Selvagem (Universal), que atraiu mais 181 mil fãs e está próximo da marca de um milhão de ingressos vendidos.

Após uma boa abertura, Coringa: Delírio a Dois (Warner) não obteve boa sustentação e agora foi visto por 129,2 mil pessoas, acumulando 1,99 milhão de espectadores. A Substância (Imagem Filmes), por sua vez, se mantém em alta e vendeu mais 39,2 mil ingressos, um crescimento de 12% (segundo a Comscore), chegando a 279,3 mil espectadores e R$ 6,6 milhões no acumulado se tornando a sexta maior arrecadação de terror do ano no Brasil. 

A comédia nacional teen Tudo Por um Pop Star 2 levou 23,9 mil pessoas às salas escuras, já totalizando 155,5 mil de público. O longa ficou à frente da estreia de O Aprendiz, que abriu com 14,4 mil ingressos vendidos, e de Meu Malvado Favorito 4 (Universal), que somou mais 11,7 mil espectadores. Com um total de 7,88 milhões de espectadores, o filme de Gru é o segundo maior público do ano no Brasil e o maior da história da Universal em nosso país.

Por fim, completam o ranking: Perfekta - Uma Aventura da Escola de Gênios, que abriu com 10 mil de público, e A Garota da Vez (Diamond Films), primeira direção da atriz e agora cineasta Anna Kendrick, com 9,8 mil e acumulado de 74,5 mil ingressos vendidos. 

América do Norte 

Os exibidores da América do Norte sofreram um outro baque neste fim de semana. Apesar da boa estreia de Sorria 2, que abriu dentro das expectativas ao arrecadar US$ 23 milhões, a região somou apenas US$ 60,7 milhões entre os dez filmes mais vistos. É o pior resultado desde a virada de maio para junho, quando os cinemas arrecadaram apenas US$ 60,03 milhões.

Robô Selvagem fez US$ 10,1 milhões, superando US$ 100 milhões no acumulado, enquanto Terrifier 3 (Diamond Films) arrecadou US$ 9,3 milhões e já soma US$ 36,2 milhões.

Os Fantasmas Ainda se Divertem (Warner) (e ainda arrecadam) ocupa a quarta posição, lucrando US$ 5 milhões e se aproximando cada vez mais de fazer US$ 300 milhões na região. Todo Tempo que Temos (Imagem Filmes), que estreia no Brasil no final do mês, arrecadou US$ 4,1 milhões. Vale citar que o filme, em sua segunda semana em cartaz, adicionou quase 1000 salas de cinema ao seu circuito, chegando a US$ 4,5 milhões no acumulado.

Coringa: Delírio a Dois decepcionou novamente com apenas US$ 2,18 milhões, um pouco a mais do que o documentário Peça por Peça (Universal), que fez US$ 2,10 milhões, e a animação Transformers: O Início (Paramount), com US$ 1,9 milhão. Saturday Night, que arrecadou US$ 1,8 milhão, e a reexibição de O Estranho Mundo de Jack, com US$ 1,1 milhão, completam o ranking. 

Global

Sem grandes novidades ou destaques, o ranking global ficou assim: 

  • - Sorria 2 | Abriu com US$ 46 milhões;
  • - Robô Selvagem | Arrecadou US$ 33,2 milhões e acumula US$ 196 milhões;
  • - Coringa 2 | US$ 16,8 milhões e US$ 191,9 milhões;
  • - Terrifier 3 | US$ 12,3 milhões e US$ 44,8 milhões;
  • - Beetlejuice Beetlejuice | US$ 8,7 milhões e US$ 434,5 milhões;
  • - The Volunteers: To The War 2 (China) | US$ 8,4 milhões e US$ 154,5 milhões;
  • - L’ Amour ouf (França) | abriu com US$ 5,3 milhões;
  • - A Substância | US$ 5,2 milhões e US$ 42 milhões;
  • - Transformers | US$ 4,5 milhões e US$ 119 milhões;
  • - Todo Tempo que Temos| US$ 4,3 milhões e US$ 4,8 milhões.

Compartilhe:

  • 1 medalha