17 Outubro 2024 | Redação
Gullane+ e Cinemateca Brasileira irão restaurar e relançar clássicos do cinema nacional
Os primeiros projetos incluem obras de diretores como Tata Amaral, Cao Hamburger e Jorge Bodanzky
Compartilhe:
A distribuidora Gullane+, em parceria com a Cinemateca Brasileira, anunciou um novo projeto dedicado à remasterização e recuperação de clássicos do cinema nacional. Entre as obras selecionadas estão Um Céu de Estrelas (1996), Através da Janela (2000) e Antônia (2006), todos da diretora Tata Amaral. O filme Castelo Rá-Tim-Bum do diretor Cao Hamburguer, que completará 25 anos no ano que vem, também será digitalizado para novas exibições.
Publicidade fechar X
Para marcar o início das comemorações desse clássico infantil, uma sessão única e gratuita será realizada no sábado (19) às 16h, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, como parte da programação da Mostrinha, dedicada ao público infantil. A exibição contará com a presença do diretor e do elenco original, incluindo Paschoal da Conceição, e será projetada no formato original de 35mm.
Outro filme que faz parte do projeto, e já passou pelo processo de remasterização, é Iracema - Uma Transa Amazônica (1975), do diretor Jorge Bodanzky. A produção foi restaurada na Alemanha, com a coordenação técnica de Alice de Andrade e com o apoio do CTAV, Mnemosine, do IMS, Puc Rio, Instituto Guimarães Rosa e da Cinemateca Brasileira. Iracema segue um circuito de exibições no Brasil para resgatar a memória de um filme e sua contemporaneidade tão importante para a cinematografia nacional.
A Gullane+ afirma que a parceria com a Cinemateca Brasileira é uma reafirmação de seu compromisso com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro e a promoção de suas obras mais emblemáticas. Os relançamentos de filmes, além de homenagearem o legado de grandes cineastas, também proporcionam a novas gerações a oportunidade de vivenciar e se reconectar com a cultura brasileira. Além disso, a distribuidora também planeja expandir seu catálogo e adquirir novos filmes em 2025.
Compartilhe:
- 0 medalha