02 Outubro 2024 | Yuri Codogno
Com US$ 13,6 milhões arrecadados até o momento, "A Substância" se torna a maior bilheteria global da MUBI
Filme superou a arrecadação que "Priscilla" fez na virada do ano
Compartilhe:
Estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley, A Substância se tornou a maior arrecadação global de um filme distribuído pela MUBI. Após dez dias em cartaz, o longa faturou US$ 14,8 milhões, dos quais US$ 13,6 milhões são oriundos dos países em que a MUBI é a distribuidora ou parceira de distribuição. No Brasil, o filme é distribuído através de uma parceria da Imagem Filmes com a própria MUBI e, até o momento, soma 105 mil espectadores e R$ 2,5 milhões de renda. As informações são da Variety e da Comscore.
Publicidade fechar X
Fundada por Efe Cakarel em 2007, a MUBI tenta se firmar não apenas como streaming e produtora, mas como distribuidora independente nos Estados Unidos. No caso de A Substância, a empresa comprou os direitos de distribuição, não sendo produtora do longa.
Levando em consideração apenas a arrecadação da MUBI (US$ 13,6 milhões), A Substância superou com certa folga os US$ 10 milhões que a empresa fez com Priscilla entre o final de 2023 e início de 2024. Na ocasião, o filme sobre a ex de Elvis Presley teve distribuição da A24 na América do Norte, com a MUBI atuando nos demais territórios.
Embora não seja comum a empresa divulgar números de bilheteria, A Substância atingiu US$ 7 milhões na América do Norte e US$ 6,6 milhões em outros territórios, incluindo US$ 3,4 milhão na América Latina, US$ 1,9 milhão do Reino Unido e Irlanda, além de quase US$ 1,3 milhão da Holanda, Alemanha e Áustria combinadas.
Apesar de estarmos acostumados com números mais megalomaníacos vindos de fora do Brasil, é preciso considerar que A Substância é um filme de baixo orçamento e que não teve uma campanha milionária através das majors ou de uma distribuidora independente com mais dinheiro e experiência no mercado. Então alcançar US$ 13,6 milhões globais é algo notório para o tamanho do lançamento do filme.
“Tem sido extraordinário ver, não apenas as críticas incríveis deste filme, mas a forma como o público reagiu a ele – e até mesmo a forma como as pessoas que podem não gostar ainda falam sobre ele. É sempre um risco quando você está trabalhando com um novo distribuidor e isso não é exceção, mas acho que a MUBI fez um trabalho maravilhoso ao divulgar o filme, e é ótimo ver como eles estão empurrando o longa para além da primeira semana, e é por isso que estamos vendo números tão incríveis na segunda semana”, disse Eric Fellner, um dos produtores do filme.
Compartilhe:
- 1 medalha