Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

23 Setembro 2024 | Yuri Codogno

"Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice": Tim Burton salva as bilheterias pelo terceiro final de semana consecutivo

Brasil teve o segundo pior fim de semana do ano, com pouco mais de 700 mil ingressos vendidos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Não foi o pior fim de semana no Brasil em 2024, mas os menos de 730 mil ingressos vendidos chegaram perto do recorde negativo obtido no final de abril, quando o público foi um pouco inferior a 700 mil pessoas. Os cenários global e na América do Norte foram muito parecidos: não chegaram a ser as piores arrecadações, mas ficaram bem abaixo de números considerados bons pela indústria. E novamente o filme responsável por “salvar” o fim de semana em todo o mundo foi Os Fantasmas Ainda Se Divertem (Warner). Confira nossa análise!

Publicidade fechar X

A verdade, entretanto, é que as expectativas para setembro não eram boas. Enquanto os exibidores comemoravam os ótimos meses de junho, julho e agosto, já estavam vislumbrando um mês de setembro fraco para seus cinemas. Enquanto os meses passados se beneficiaram das férias de verão no hemisfério norte, que historicamente trazem uma boa variedade de filmes para as telonas - esse  ano encabeçados por Divertida Mente 2 (Disney), Deadpool & Wolverine (Disney) e Meu Malvado Favorito 4 (Universal), ainda em final de campanha em todo mundo -, as últimas semanas não tiveram nenhum grande blockbuster além de Beetlejuice 2, um filme que demonstra mais força nos Estados Unidos. 

No Brasil, foram mais de 150 mil ingressos vendidos no último fim de semana destinados ao filme de Tim Burton, ajudando-o a ultrapassar o acumulado de um milhão de espectadores. 

Por aqui, o k-pop também se destacou, com o documentário musical Jung Kook: I Am Still (Trafalgar), sobre um dos membros da banda sul-coreana BTS. Foram quase 80 mil ingressos vendidos, para uma impressionante renda de R$ 3,28 milhões, mais do que Beetlejuice 2 arrecadou neste fim de semana. 

Além disso, Transformers: O Início (Paramount) ocupou um espaço interessante no Brasil, visto que, em semana de pré-estreia, a animação conseguiu vender um pouco mais de 50 mil ingressos. O destaque negativo, entretanto, fica pelo fato de não ter nenhum filme nacional entre os dez mais vistos no último final de semana.

Na América do Norte, internacionalmente (mundo todo, menos EUA e Canadá) e globalmente, Os Fantasmas Ainda Se Divertem também chegou a marcos importantes: ultrapassou, respectivamente, a US$ 200 milhões, US$ 100 milhões e US$ 300 milhões arrecadados nesses cenários. Mas o lado negativo ficou com Transformers, que estreou na semana passada e sua abertura não chegou a US$ 30 milhões na América do Norte e a US$ 50 milhões globais. 

Brasil 

Dos 728,8 mil ingressos vendidos no fim de semana, 158,3 mil foram para Os Fantasmas Ainda se Divertem. Apesar de nenhum outro filme ter chegado aos 100 mil de público, vale novamente destacar a arrecadação de Jung Kook: I Am Still, que fez R$ 3,28 milhões nos seus 79,4 mil espectadores. O valor alto se justifica pelo preço de ingresso mais elevado e por exibição em salas premium. 

O terror Não Fale o Mal (Universal) vem na sequência, com 55,4 mil de público e acumulado de 262,2 mil. Um pouco atrás, tem Transformers: O Início (Paramount), que abriu com 53,1 mil. Deadpool & Wolverine (Disney), terceiro maior público no Brasil em 2024, foi visto por mais 45,1 mil pessoas e chegou a 7,3 milhões de espectadores no total.

Três estreias vêm na sequência: A Menina e o Dragão (Imagem Filmes), É Assim Que Acaba (Sony) e A Substância (Imagem Filmes), que abriram com respectivos 44,1 mil, 40,1 mil e 38 mil espectadores. Por fim, dois filmes fecham o ranking: o terror Longlegs - Vínculo Mortal (Diamond Films), com 35,5 mil de público e acumulado de 515,5 mil, e Golpe de Sorte em Paris (O2 Play), que abriu com 28,1 mil.

América do Norte 

Na América do Norte, os dez filmes mais vistos renderam US$ 75,3 milhões, sendo que um terço foi para Beetlejuice (US$ 26 milhões) e outro para Transformers (US$ 25 milhões). Enquanto o filme da Paramount fez sua estreia, o da Warner chegou a US$ 226,8 milhões no acumulado.

Uma dobradinha de terror vem a seguir: Não Fale o Mal lucrou mais US$ 5,9 milhões e Não Solte! (Paris Filmes), que entrou em cartaz no Brasil apenas em outubro, abriu com US$ 4,5 milhões. Deadpool & Wolverine, por sua vez, continua em uma escalada e agora é a 13ª maior bilheteria na região, ultrapassando Os Vingadores (2012). D&W fez mais US$ 3,9 milhões e chegou US$ 627,2 milhões, superando os US$ 623,3 de seu colega de estúdio.

Completam o ranking: 

  • - A Substância | abriu com US$ 3,1 milhões;
  • - Am I Racist? | US$ 2,5 milhões e US$ 9 milhões no acumulado;
  • - Reagan | US$ 1,6 milhão e US$ 26,5 milhões;
  • - Jung Kook: I Am Still | US$ 1,4 milhão e US$ 2,5 milhões;
  • - Alien: Romulus (Disney) | US$ 1,3 milhão e US$ 103,6 milhões.

Global

Beetlejuice arrecadou mais US$ 43,2 milhões e chegou a US$ 329,8 milhões  mundialmente, seguido de perto por Transformers, que abriu apenas com US$ 39 milhões. Globalmente, D&W fez mais US$ 7,3 milhões e chegou a US$ 1,316 bilhão, subindo duas posições e chegando a 21ª posição de maiores arrecadações da história. 

Sem nenhum outro destaque, o ranking ficou:

  • - Não Fale o Mal | US$ 13,2 milhões e US$ 42,3 milhões no acumulado;
  • - Veteran 2: I, The Executioner (Coreia do Sul) | US$ 8,5 milhões e US$ 23,7 milhões;
  • - Robô Selvagem (Universal) | abriu com US$ 6,8 milhões;
  • - A Substância | abriu com US$ 5,7 milhões;
  • - É Assim que Acaba (Sony) | US$ 5,5 milhões e US$ 334,8 milhões;
  • - Stand By Me (China) | US$ 5,2 milhões e US$ 28,9 milhões;
  • - Meu Malvado Favorito 4 (Universal) | US$ 4,8 milhões e US$ 948,1 milhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha