20 Setembro 2024 | Redação
Prime Video se torna segunda empresa de streaming a entrar para a MPA
Última entrada na associação, que agora soma sete membros, havia sido da Netflix em 2019
Compartilhe:
As empresas de streaming não param de ganhar força no mercado cinematográfico e agora, terão ainda mais poder de decisão. A Motion Pictures Association (MPA), associação mais forte de Hollywood e que representa os principais estúdios de cinema, anunciou nesta quinta-feira (19) que o Prime Video/Amazon MGM Studios se tornará o mais novo membro da associação. As informações são dos portais The Hollywood Reporter e IndieWire.
Publicidade fechar X
As empresas da Amazon se juntarão formalmente à MPA no dia 1º de outubro e se tornarão o sétimo membro da associação que já conta com Paramount Pictures, Sony Pictures, Universal Studios, The Walt Disney Studios, Warner Bros. Discovery e Netflix, que havia sido o último membro a ingressar no ano de 2019.
No último mês a Amazon já havia anunciado que colocaria 16 novos filmes nos cinemas até 2027, e a relação com a MPA já vinha sendo construída há algum tempo. Desde 2017 a empresa atua como membro do conselho de administração do grupo antipirataria da MPA, a Alliance for Creativity and Entertainment (ACE). Além disso, a MGM já foi membro do MPA de 1928 até 2005.
Embora as empresas de streaming sejam constantemente questionadas em relação ao seu compromisso com o cinema e principalmente ao lançamentos de filmes no cinema, um dado recente joga a favor - e muito - do Prime Video. Neste ano, por exemplo, a Amazon MGM Studios colocou nove novos filmes nos cinemas, enquanto a Paramount lançou "apenas" seis.
Atualmente a MPA se autodenomina como "a voz da indústria cinematográfica e televisiva", não sendo exatamente a verdadeira associação dos proprietários de cinemas, apesar de uma grande apoiadora. Esse papel, na verdade, fica à cargo da NATO (Associação Nacional dos Proprietários de Cinemas). Nos últimos anos a principal missão da MPA tem sido combater a pirataria e, mais amplamente, trabalha para "avançar a indústria, proteger o conteúdo dos membros, defender as liberdades criativas e artísticas dos contadores de histórias e apoiar modelos de distribuição inovadores que expandam as escolhas de visualização para públicos em todos os lugares", de acordo com sua declaração de missão.
Após o anúncio, Charles Rivkin, presidente e CEO da MPA, afirmou em um comunicado para a imprensa que a adição do Prime Video ao grupo aumenta ainda mais a voz e alcance da associação. "A MPA é a voz global para uma indústria crescente e em evolução, e receber a Prime Video e a Amazon MGM Studios em nossas fileiras ampliará nossos esforços coletivos de formulação de políticas e proteção de conteúdo em nome de nossas empresas mais inovadoras e criativas. Os estúdios da MPA alimentam economias locais, impulsionam a criação de empregos, enriquecem culturas e fortalecem comunidades em todos os lugares em que trabalham. Com a Prime Video e a Amazon MGM Studios entre nossa lista de membros extraordinários, a MPA terá uma voz ainda maior para os maiores contadores de histórias do mundo", disse.
Mike Hopkins, chefe do Prime Video/Amazon MGM Studios, por sua vez, destacou que a entrada para a MPA dará mais suporte para proteger seus criadores na indústria. "A missão da Amazon é entreter clientes em todo o mundo com filmes e programas de televisão atraentes. Para fazer isso, precisamos dar suporte aos contadores de histórias, ao mesmo tempo em que ajudamos a sustentar uma indústria de entretenimento robusta que funcione tanto para os estúdios quanto para nossos parceiros criativos. Estamos orgulhosos de nos juntar à MPA e seus estúdios membros em seus esforços coletivos para proteger criadores, conteúdo e consumidores em todo o mundo", comemorou.
Compartilhe:
- 0 medalha