Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Acessibilidade

18 Setembro 2024 | Redação

Nova sala de cinema em São Paulo contará com sessões adaptadas para pessoas com autismo

Parte do Circuito Spcine, novo espaço na Freguesia do Ó será inaugurado amanhã (19) e terá exibições gratuitas de filmes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em breve, a cidade de São Paulo ganhará uma nova sala de cinema dedicada exclusivamente às pessoas com autismo. Amanhã (19), como parte do Circuito Spcine, a sala será inaugurada no Centro Educacional Unificado (CEU) Freguesia do Ó, que fica na Zona Norte da cidade. O debute do novo espaço contará com uma exibição gratuita do filme O Bom Dinossauro (Disney).

Publicidade fechar X

Atualmente o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e um dos principais desafios no Brasil é garantir acesso à cultura, com as adaptações necessárias, para esse público. Perto da inauguração da sala, Emiliano Zapata, diretor de inovação e políticas audiovisuais da Spcine, comemorou a possibilidade de atender o público autista da região.

"Criar sessões de cinema gratuitas para crianças no espectro autista em territórios periféricos é mais do que oferecer entretenimento, é garantir inclusão, representatividade e acesso a uma cultura que muitas vezes lhes é negada. Essas iniciativas proporcionam um espaço acolhedor e adaptado, onde cada criança pode se sentir parte da magia do cinema, sem barreiras ou julgamentos", destacou.

O Circuito Spcine conta atualmente com mais de 20 espaços na cidade de São Paulo que estão presentes, sobretudo, em bairros que não são atendidos pelas salas comerciais. A iniciativa visa fomentar uma programação ampla e diversa de filmes nacionais e internacionais e, inclusive, em algumas sessões conta com debates com diretores, produtores e elenco para que o público possa compartilhar suas experiências para além das telas. Além dos CEUs, o projeto também está presente no Centro de Formação Cultura da Cidade Tiradentes, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e na Biblioteca Roberto Santos.

A sala do CEU Freguesia do Ó, especificamente, contará com as chamadas sessões azuis, que são sessões adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Alguns pacientes com essa característica possuem sensibilidade sensorial em um ou mais dos cinco sentidos, fazendo com que a luz apagada e o som alto das sessões convencionais causem desconforto, deixando esses pacientes irritados e sem aproveitar o momento que deveria ser de lazer. Nas sessões adaptadas, o ambiente fica à meia luz, o filme é exibido com som mais baixo e as pessoas são livres para circular pela sala.

Compartilhe:

  • 2 medalha