Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

16 Setembro 2024 | Yuri Codogno

Semana do Cinema eleva venda de ingressos, mas é o pior público em um fim de semana desde o começo da campanha no Brasil

Apenas 1,3 milhão de ingressos foram vendidos nos quatro primeiros dias da Semana do Cinema

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A 5ª edição da Semana do Cinema começou na última quinta-feira (12) e, até o seu fim, no próximo dia 18, objetivava levar 3 milhões de pessoas às salas escuras. Acontece que o final de semana, apesar de ter registrado um bom número, com 1,3 milhão de ingressos vendidos, ficou abaixo da expectativa, basicamente afastando de vez a possibilidade de chegar à meta estabelecida previamente. As informações são da Comscore. 

Publicidade fechar X

O Brasil estava há dois finais de semana consecutivos registrando menos de um milhão de espectadores, então a Semana do Cinema, de certa forma, conseguiu alcançar sua meta principal de fazer os exibidores recuperarem seus bons resultados. O maior destaque ficou para Os Fantasmas Ainda se Divertem (Warner), com 352,6 mil ingressos vendidos. 

Outros quatro filmes também tiveram pelo menos 100 mil espectadores, sendo eles: Não Fale o Mal (Universal), Deadpool & Wolverine (Disney), É Assim que Acaba (Sony) e Longlegs - Vínculo Mortal (Diamond Films). Além desses, um destaque também para o nacional Silvio (Imagem Filmes), que abriu com 51,3 mil espectadores, sendo o único longa brasileiro no ranking dos dez mais vistos. 

Apesar de voltar a atingir um milhão de público, é necessário comparar os espectadores da Semana do Cinema com as suas quatro edições anteriores. Levando em consideração apenas o público obtido no final de semana (entre quinta-feira e domingo), a atual edição foi a que teve menos ingressos vendidos. 

Nas edições anteriores, os exibidores nacionais registraram públicos de 1,84 milhão (set/2022), 2,29 milhões (fev/2023), 1,95 milhão (outubro/2023) e 2,19 milhões (fev/2024). Em renda, o 1,3 milhão de ingressos vendidos gerou uma receita de apenas R$ 16,74 milhões, valor bastante inferior ao obtido há, por exemplo, duas semanas, quando foram vendidos menos de 900 mil ingressos que renderam R$ 19 milhões naquela ocasião. No entanto, a renda mais baixa era algo esperado, tendo em vista que os ingressos custavam R$12.

Na América do Norte, os números voltaram a cair, com apenas US$ 86,5 milhões arrecadados entre os dez filmes mais vistos no final de semana. O principal destaque foi Os Fantasmas Ainda Se Divertem, com US$ 51,6 milhões de renda. Além deste, apenas Não Fale o Mal fez mais do que US$ 10 milhões no período. 

Apesar disso, vale menções a mais dois filmes: Alien: Romulus (Disney), que somou US$ 2,4 milhões e, desta forma, ultrapassou US$ 100 milhões arrecadados na região; e D&W, que chegou a US$ 621,4 milhões e passou a ser o 14º longa com a maior arrecadação na América do Norte, ultrapassando Star Wars: Os Últimos Jedi (2017). 

Mundialmente, não há nenhum grande destaque, com Beetlejuice Beetlejuice liderando. Filmes da China, Coreia do Sul e Índia também ficaram entre os dez que mais arrecadaram no último final de semana. 

Brasil

Os Fantasmas Ainda se Divertem foi visto por mais 352,6 mil pessoas e chegou ao acumulado de 776,5 mil espectadores. Fechando o pódio, dois filmes quase empataram: Não Fale o Mal abriu com 140,8 mil, enquanto Deadpool & Wolverine fez mais 140,5 mil e chegou a um total de 7,2 milhões.

É Assim que Acaba e Longlegs - Vínculo Mortal também conseguiram bons números, com respectivos 119,9 mil e 101,3 mil ingressos vendidos. No total, o romance de Blake Lively tem 2,8 milhões de espectadores e o terror de Nicolas Cage soma 437,4 mil.

Segundo maior público do ano no Brasil, com 7,6 milhões de ingressos vendidos, Meu Malvado Favorito 4 (Universal) foi visto por mais 97,2 mil pessoas. Na sequência, outra animação: Robô Selvagem (Universal), em sessões antecipadas a quase um mês da estreia, vendeu 84,1 mil bilhetes. 

O nacional Silvio abriu com 51,3 mil espectadores, seguido bem de perto por Hellboy e o Homem Torto (Imagem Filmes), com 48 mil e total de 154,5 mil de público, e as 43,5 mil pessoas que assistiram Divertida Mente 2 (Disney), maior público da história do Brasil com 22,3 milhões de ingressos vendidos no acumulado.

América do Norte 

O pódio é igual ao brasileiro: Beetlejuice Beetlejuice, Não Fale o Mal e Deadpool 3, que respectivamente arrecadaram US$ 51,6 milhões, US$ 11,5 milhões e US$ 5,2 milhões.

Três filmes que ainda não possuem previsão de estreia no Brasil vêm na sequência, sendo eles: o documentário Am I Racist? (abriu com US$ 4,7 milhões), Reagan (US$ 2,9 milhões) e The Killer’s Game (abriu com US$ 2,6 milhões). Mais conhecidos por nós, a seguir tem Alien: Romulus, com US$ 2,4 milhões e US$ 101,2 milhões no acumulado, e É Assim que Acaba, que somou mais US$ 2,02 milhões e chegou a US$ 144,8 milhões.

Por fim, temos The Forge (Paris FIlmes), com US$ 2,01 milhões, e God’s Not Dead: In God We Trust, também sem previsão de estreia nacional, com US$ 1,4 milhão.

Global

Sem nenhum importante destaque, o ranking global ficou:

  • - Beetlejuice Beetlejuice | US$ 80,3 milhões e US$ 264,3 milhões no acumulado;
  • - Não Fale o Mal | abriu com US$ 20,8 milhões;
  • - Veteran 2: I, The Executioner (Coreia do Sul) | abriu com US$ 15 milhões;
  • - D&W | US$ 10,9 milhões e US$ 1,304 bilhão;
  • - Stand By Me (China) | abriu com US$ 9,8 milhões;
  • - É Assim que Acaba | US$ 9,3 milhões e US$ 325,4 milhões;
  • - Alien: Romulus | US$ 8,7 milhões e US$ 330,6 milhões;
  • - MMF4 | US$ 6,7 milhões e US$ 940 milhões;
  • - The Greatest of All Time (Índia) | US$ 5,9 milhões e US$ 46,7 milhões;
  • - Am I Racist? | abriu com US$ 4,7 milhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha