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06 Setembro 2024 | Janaina Pereira, de Veneza

Venice Production Bridge cresce e amplia seu espaço

Com aumento de 8% dos credenciados, evento de mercado do Festival de Veneza reúne profissionais de cinema, audiovisual e VR

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(Foto: Divulgação)

Um dos maiores eventos do mercado de cinema, a Venice Production Bridge (VPB) chegou a sua 13ª edição dentro do 81º Festival de Veneza, realizado no Lido, desde 28 de agosto. Como um ponto de encontro essencial entre os profissionais do cinema, audiovisual e VR e com 8% a mais de credenciamentos, a VPB disponibilizou serviços, projetos e eventos de networking. Isso permitiu aos produtores conhecer financiadores, coprodutores, fundos e instituições privadas e públicas, além de distribuidores, agentes de vendas, editores, emissoras, plataformas de streaming, empresas de efeitos visuais e de pós-produção. Representantes dos principais festivais de cinema, como Cannes, Berlim, Locarno, Rotterdan, Berlim, Mar del Plata e outros, também estiveram presentes.

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"O evento desse ano estava mais focado e direcionado aos produtores,  e isso foi muito importante para viabilizarmos novos negócios", disse Joe Mercy, representante da Film Fund Luxembourg, que levou uma grande equipe para Veneza.

A VPB funciona como uma cadeia produtiva completa e oferece aos produtores desde a ideia e I.P. [Book Adaptation Rights Market (BARM)] até a conclusão financeira de seus projetos [Venice Gap Financing Market (VGFM) e Venice Immersive Market (VIM)], a partir de exibições de trabalhos em andamento com apoio financeiro ou em espécie [Final Cut em Veneza (FCV)] às vendas e distribuição [Market Screenings] ou à radiodifusão [Meet the streamers (MIT)].

"Temos todas as etapas do processo de fazer cinema, desde a compra de direitos autorais até o financiamento para o filme em si. Isso é incrível e esperamos que, no próximo ano, o evento seja ainda maior", comentou Harry Wishermann, da delegação americana, presente pela primeira vez no evento. Ele acrescentou que, com a opção de grandes estúdios americanos em fazer o lançamento de seus principais filmes em festivais europeus como Veneza, é necesário que o mercado olhe com mais atenção para o Festival. "Precisamos entender que festivais de cinema são plataformas que divulgam os filmes e suas estrelas. Então é natural vir aqui buscar novas ideias. Ou, pelo menos, devia ser natural!"

Embora as atividades sejam concebidas para aumentar o volume de negócios e realizar intercâmbios empresariais entre profissionais europeus e internacionais, ainda é visível que a maior parte do mercado presente é europeu. O Brasil, mesmo com um bom número de representantes em diversas mostras do Festival de Veneza, incluindo a Mostra Competitiva após uma ausência de mais de 20 anos, ainda não aparece de forma significativa em Veneza, como acontece em Cannes, por exemplo. Na lista oficial do evento, onde aparecem as empresas que participaram da VPB, não há representante do Brasil - apenas empresas internacionais que tem representação na América Latina, incluindo o país.

Outros números mostram o crescimento da VPB este ano: mais 14,3% de reuniões de Mercado de Direitos de Adaptação de Livros, e 320 projetos pré selecionados - ano passado foram 283 – além de um aumento de 5% no mercado de financiamento.

"O Mercado de Direitos de Adaptação de Livros oferece a 30 editoras e agências literárias selecionadas de renome internacional uma área dentro da Venice Production Bridge. O interesssante é que são organizados encontros individuais com produtores internacionais, dando uma oportunidade única de fomentar relacionamentos e de fazer acordos em torno das adaptações de romances, dramas, thrillers e crimes, contos, histórias em quadrinhos, ensaios, biografias. agiliza muito o nosso trabalho e impulsiona temas que, talvez sem esse evento, não teriam espaço para divulgação" , comentou a editora ialiana Anita Maccioni.

A Venice Production Bridge já está confirmada para o próximo ano, com expectativa de ainda mais sucesso e abertura de novos mercados, como frisou o produtor italiano Roberto Salerni. "Esperamos que tenha mais espaço,especialmente para o cinema latino e asiático em nosso evento de mercado, porque há potencial para isso", concluiu.

 

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