Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Redes sociais

05 Setembro 2024 | Yuri Codogno

TikTok influencia a ida de seus usuários aos cinemas, aponta estudo

Levantamento da própria plataforma indicou que quase metade dos entrevistados tendem a ir mais vezes às salas escuras

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Diferentemente do que acostumamos a ouvir e também a dizer nos últimos anos sobre as redes sociais serem um concorrente dos cinemas, um novo estudo apontou para a direção oposta. De acordo com uma pesquisa recente feita pelo TikTok, seus usuários têm uma maior tendência a ir às salas escuras, com utilitários da plataforma tendo 44% mais de chances de assistir a um filme nas telonas. As informações são do portal Hollywood Reporter.

Publicidade fechar X

No geral, filmes e TV são a quarta categoria de conteúdo mais visualizada no TikTok, que tem cerca de 170 milhões de usuários somente nos EUA. Além disso, o estudo descobriu que os anúncios que aproveitam as tendências da plataforma têm 1,5 vez mais chances de "prender um usuário", com 39% dos frequentadores de cinema no TikTok dizendo que as tendências influenciaram sua decisão de ir ao cinema.

"Acho que os clientes do setor de entretenimento que realmente se envolvem com a plataforma e conseguem mostrar não apenas a singularidade de seus talentos, mas também a singularidade de sua propriedade intelectual - e nos levar aos bastidores do que acontece em muitos de seus filmes e nas fases de produção -, realmente geram afinidade e ressonância para os usuários de entretenimento da nossa comunidade, incentivando-os a consumir esse conteúdo em tempo real", disse Edvin Dapcevic, chefe de indústria de entretenimento do TikTok.

Dentro do recorte das pessoas que vão aos cinemas por causa da plataforma, 33% dos entrevistados afirmaram que o TikTok foi o motivo pelo qual assistiram a um novo filme nos cinemas, enquanto 47% disseram que conheceram um novo filme através do TikTok. Além disso, depois de descobrir um novo filme na plataforma, 42% procuraram horários de exibição e 36% compraram um ingresso. 

Entre os exemplos recentes, a Universal lançou um canal separado no TikTok para o filme Twisters, que soma 270 mil seguidores e 8,2 milhões de curtidas (lembrando que a Universal distribuiu o filme apenas na América do Norte, com a Warner distribuindo nos demais territórios). O canal foi lançado em fevereiro com a publicação do trailer e depois a equipe de marketing começou a postar conteúdo diário extraído do próprio trailer, visando gerar conscientização e fortalecer a página antes de apresentar conteúdo com o elenco. 

Parte da estratégia também incluía promover tendências orgânicas que surgiram na plataforma, incluindo os vídeos "Twisters em 4DX", que mostravam vídeos de antes e depois dos espectadores assistindo ao filme em 4DX, bem como vídeos sobre TikTokers reagindo ao filme. Membros do elenco também participaram de tendências em andamento no TikTok, como a dança da música "Apple", de Charli XCX, além de compartilhar bastidores e momentos da turnê de imprensa. 

"Por causa do elenco que tínhamos, da nostalgia em torno deste filme e da abordagem que adotamos, pensamos que era uma oportunidade única de iniciar um canal e investir mais em uma estratégia orgânica de longo prazo. Acho que quando os fãs sentem que é autêntico e que é algo relevante para eles, isso sempre vai converter e, para nós, resulta em levar as pessoas a irem ver um filme no cinema", disse Katie Hawkins, vice-presidente de marketing digital da Universal Pictures.

Nos Estados Unidos, que concentram mais de 70% do público do filme, Twisters abriu na metade de julho com impressionantes US$ 80,5 milhões. Desde então, o longa continua presente ininterruptamente em todos os rankings semanais dos dez filmes mais assistidos, acumulando, até o momento, mais de US$ 260 milhões arrecadados na região, em uma sustentação bastante impressionante.

A Sony também apostou no TikTok para a campanha de marketing de Bad Boys: Até o Fim, com grande parte da estratégia focada em parcerias com criadores de conteúdo. Khaby Lame, que tem cerca de 163 milhões de seguidores no TikTok, foi convidado para uma sessão especial e postou dois vídeos colaborativos. O estúdio também levou criadores do TikTok para ver o trailer e tirar fotos com as estrelas Will Smith e Martin Lawrence.

Ao trabalhar com criadores, o objetivo também era criar conteúdo que parecesse nativo da plataforma. Isso, claro, além de uma colocação de anúncio com Smith e Lawrence no TikTok e outros vídeos. Novamente em um recorte nos Estados Unidos, o filme estreou com US$ 56,5 milhões nas bilheterias no início de junho e ficou nove semanas entre os dez filmes mais vistos na região, fechando sua campanha com quase US$ 200 milhões arrecadados no território.

"Obviamente, tivemos um parceiro incrível com o Will Smith, que já é nativo das redes sociais, o que foi muito benéfico. Mas o que fizemos com isso foi usar cada momento da campanha como uma oportunidade de criação de conteúdo para a plataforma. O TikTok é uma parte importante para nós, e pensamos sobre isso de uma forma única em comparação com outras plataformas sociais", disse Rose Phillips, vice-presidente sênior de marketing digital global e redes sociais da Sony Pictures.

Compartilhe:

  • 0 medalha