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03 Setembro 2024 | Yuri Codogno

Festival do Rio 2024 anuncia os longas selecionados para a Première Brasil

Entre 3 e 13 de outubro, 51 longas nacionais inéditos concorrem ao troféu Redentor em diversas categorias

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(Foto: Divulgação)

O 26° Festival do Rio anunciou hoje (3) os longas selecionados para as mostras da Première Brasil. A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de diretores consagrados e novos expoentes nas mostras competitivas Competição Oficial e Novos Rumos - que concorrem ao Troféu Redentor -, além das seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.

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A Première Brasil promove a formação de público com a realização de sessões e debates abertos ao público com elenco e equipe dos filmes, com ingressos a preços populares, além de sessões de gala para convidados. As sessões populares com debates são realizadas no clássico Cine Odeon - CCLSR, localizado na Cinelândia, e proporcionam uma troca para além das telas dos cinemas. As cinco mostras dedicadas ao cinema nacional também reúnem coproduções com outros países, clássicos restaurados e curtas em competição, que ainda serão anunciados.

Em sua 26ª edição, o Festival do Rio ocupará diversos espaços na cidade. Este ano, a sede do festival volta a ser no Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados. A sede do Festival também abrigará o RioMarket, área de mercado e negócios do Festival.

O Cinema Circulação traz uma novidade: agora fazem parte da programação as salas recém- reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), e Ponto Cine Guadalupe. 

Conheça a seleção completa de filmes da PREMIERE BRASIL 2024, ficção e documentário:

Competição Longas de Ficção

  • - Baby, de Marcelo Caetano (SP)
  • - Betânia, de Marcelo Botta (SP)
  • - Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)
  • - Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) – estreia mundial
  • - Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) - estreia mundial
  • - Malu, de Pedro Freire (RJ)
  • - Manas, de Marianna Brennand (RJ)
  • - Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
  • - O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) – estreia mundial
  • - Retrato de Um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
  • - Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) – estreia mundial

 

Competição Longas Documentários

  • - 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) – estreia mundial
  • - Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flavio Frederico (SP) – estreia mundial
  • - Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (SP)
  • - A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
  • - Mambembe, de Fabio Meira (GO) – estreia mundial
  • - Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar (RJ) – estreia mundial
  • - Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)

 

Competição Novos Rumos Longas

  • - Ainda Não é Amanhã, de Milena Times (PE) - estreia mundial
  • - A Procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) - estreia mundial
  • - Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
  • - Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) - estreia mundial
  • - Continente, de Davi Pretto (RS)
  • - Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) - estreia mundial
  • - O Deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) - estreia mundial
  • - Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) - estreia mundial

 

Hors Concours

  • - A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) – estreia mundial
  • - Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman (RJ) – estreia mundial
  • - Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
  • - Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) – estreia mundial
  • - Malês, de Antônio Pitanga (RJ) – estreia mundial
  • - Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) – estreia mundial
  • - Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) – estreia mundial
  • - Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)

 

Mostra Retratos

  • - Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) – estreia mundial
  • - Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ) - estreia mundial
  • - Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)
  • - Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) - estreia mundial
  • - Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
  • - Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR) - estreia mundial
  • - O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) - estreia mundial

 

O Estado das Coisas

  • - Alarme Silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) – estreia mundial
  • - Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda (RJ) – estreia mundial
  • - Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) – estreia mundial
  • - Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) - estreia mundial
  • - Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) – estreia mundial
  • - No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut (RJ)

 

Midnight Movies

  • - Abraço de Mãe, de Cristian Ponce (RJ) – estreia mundial
  • - A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)

 

Coproduções com o Brasil

Premiere Latina

  • - Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)

Panorama do Cinema Mundial

  • - Transamazonia, de Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil)

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