23 Agosto 2024 | Redação
Canal Brasil prepara esquenta para o Prêmio Grande Otelo, que será exibido pelo canal
23ª edição do Prêmio Grande Otelo acontecerá em 28 de agosto, no Rio de Janeiro
Compartilhe:
O 23º Prêmio Grande Otelo (antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), maior premiação do audiovisual nacional, acontecerá no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A cerimônia terá transmissão ao vivo do Canal Brasil, que também preparou uma mostra com os filmes finalistas nesta edição para esquentar o público. A programação tem início no sábado (24), a partir das 13h45 até 22h15, e no domingo (25), no mesmo horário.
Publicidade fechar X
O primeiro dia da maratona tem como destaque um dos filmes com mais indicações este ano: Pérola, dirigido por Murilo Benício. A coprodução do Canal Brasil é baseada no livro de mesmo nome do autor Mauro Rasi e conta a história da mãe de Mauro, Pérola (Drica Moraes), por suas lentes e memórias. Após o falecimento da matriarca, Mauro volta para sua antiga casa em Bauru e revive momentos passados com sua família. O longa-metragem de drama é finalista nas categorias Melhor Longa-Metragem de Comédia; Melhor Atriz de Longa-Metragem (Drica Moraes); Melhor Direção de Fotografia (Kika Cunha); Melhor Roteiro Adaptado (Adriano Falcão, Marcelo Saback e Jô Abdu) e Melhor Figurino (Bia Salgado). O filme vai ao ar no sábado, dia 24, às 19h.
Também compõem a programação especial neste dia o documentário Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho (concorre a Melhor Longa-Metragem Documentário); o longa de ficção científica Mato Seco em Chamas (Melhor Roteiro Original); os curtas-metragens Lapso (Melhor Curta-Metragem Animação) e “As Marias” (Melhor Curta-Metragem Documentário) e o longa-metragem O Rio do Desejo (Melhor Ator Coadjuvante de Longa-Metragem com Gabriel Leone, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora). Os quatro episódios da série documental O Caso Escola Base, indicada à Melhor Série Brasileira de Documentário de Produção Independente para TV aberta, paga ou streaming, encerram a maratona do dia 24 de agosto.
No domingo, dia 25 de agosto, o longa-metragem Tia Virgínia, de Fabio Meira, que recebeu sete indicações ao 23º Prêmio Grande Otelo (Melhor Atriz com Vera Holtz; Melhor Atriz Coadjuvante de Longa-Metragem com Arlete Salles; Melhor Ator Coadjuvante de Longa-Metragem com Antônio Pitanga; Melhor Roteiro Original; Melhor Direção de Arte; Melhor Maquiagem e Melhor Montagem) será exibido na mostra especial. O filme conta a história de Virgínia (Vera Holtz), 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos, e foi convencida pelas irmãs, Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso), a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais.
Também integram o segundo dia da mostra Prêmio Grande Otelo no Canal Brasil o documentário Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina (Melhor Longa-Metragem Documentário); o longa premiado Noites Alienígenas com seis indicações (Melhor Longa-Metragem de Ficção; Melhor Ator de Longa-Metragem com Chico Diaz; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Maquiagem, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora); o curta-metragem Yãmî Yah-Pá - Fim da Noite (Melhor Curta-Metragem Ficção); os longas Medusa (Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora) e Três Tigres Tristes (Melhor Longa-Metragem Comédia). A programação encerra com a exibição dos três episódios da série João sem Deus - A Queda de Abadiânia (que concorre aos troféus de Melhor Atriz Série de Ficção para TV aberta, paga ou streaming com Bianca Comparato e Melhor Ator Série de Ficção para TV aberta, paga ou streaming com Marco Nanini).
Compartilhe:
- 0 medalha