Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Hábitos de consumo

16 Agosto 2024 | Redação

7 em cada 10 brasileiros reduziram idas ao cinemas após crescimento dos streamings, revela pesquisa

Principal motivo apontado foi a possibilidade de assistir a filmes e séries no conforto de casa, além do alto custo da experiência cinematográfica

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa revelou que 7 em cada 10 brasileiros admitem estar reduzindo a frequência às salas de cinema, trocando a despesa em frente às telonas pela assinatura de serviços de streaming. Além disso, o estudo também apontou que esses serviços já fazem parte do orçamento de 79% dos brasileiros.

Publicidade fechar X

Diante do cenário em que filmes e séries assumiram um protagonismo diferenciado no orçamento brasileiro, a pesquisa que faz parte da ação “Agosto Infinito, mas o Salário Não” também mostrou que o brasileiro, em média, assina duas plataformas de streaming e suas despesas chegam a até R$ 100 por mês.

O levantamento foi produzido pelo Instituto Opinion Box e ainda apontou que 63% dos consumidores dos serviços de streaming estão preocupados com os constantes aumentos nos valores das assinaturas e, talvez por isso, 51% dos entrevistados admitiram que compartilham assinaturas com amigos e familiares a fim de economizar.

Além de evidenciar as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, a pesquisa também mostrou o impacto causado aos cinemas. Como dito anteriormente, 7 em cada 10 brasileiros admitem estar reduzindo de forma ainda mais veloz a frequência às salas de cinema, trocando uma despesa pela outra. Os motivos apontados são variados, mas o principal deles, indicado por 39% dos entrevistados, é a facilidade de ver os filmes em casa por meio dos streamings. Além disso, 37% apontaram o aumento dos custos para a experiência de ir a uma sessão no cinema, que costuma envolver o ingresso, deslocamento, alimentação e outras despesas.

Outros fatores referidos como responsáveis pela diminuição da ida aos cinemas foram: não sentir necessidade de sair de casa para assistir a um filme (16%), indisponibilidade dos conteúdos desejados nas salas de cinema (13%), e outros motivos variados (5%).

A pesquisa ainda mostrou que 60% dos entrevistados concordam que o crescimento das plataformas de streaming impacta na diminuição das idas aos cinemas, e que 68% dos brasileiros preferem assinaturas mensais, deixando os planos anuais de lado. Com a preocupação com o constante aumento nos valores das assinaturas, apontada no início do texto, 40% dos brasileiros revelaram que têm medo de se endividar em função das várias assinaturas de streaming.

A pesquisa da Serasa ouviu 2 mil pessoas em julho de 2024, sendo 52% mulheres e 48% mulheres, de todas as regiões do Brasil. A maior parte dos entrevistados moram no Sudeste (45%), Nordeste (25%) e Sul (15%). Moradores do Norte e Centro-Oeste representam 9% e 8% dos entrevistados, respectivamente. A idade varia entre 18 anos e 50 anos ou mais.

Compartilhe:

  • 0 medalha