09 Agosto 2024 | Redação
Receitas da Warner caem no trimestre, mas divisão de cinema apresenta bom desempenho
"Duna: Parte Dois" e "Godzilla e Kong: O Novo Império" foram os principais responsáveis pelo aumento de 19% nas receitas da divisão de cinema
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A Warner Bros. Discovery divulgou o balanço financeiro de seu último trimestre fiscal, de abril a junho, e embora a receita dos cinemas tenha aumentado 19%, o desempenho geral do conglomerado não foi satisfatório. Os números da empresa acabaram ficando abaixo das previsões de Wall Street e a Warner registrou um prejuízo líquido de US$ 10 bilhões no segundo trimestre de 2024. As informações são do Deadline e IndieWire.
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Na divisão de cinemas, Furiosa: Uma Saga Mad Max ficou abaixo das expectativas, com uma bilheteria de apenas US$ 172,77 milhões, mas os bons desempenhos de Duna: Parte Dois e Godzilla e Kong: O Novo Império, que fizeram US$ 711,84 milhões e US$ 567,65 milhões respectivamente, garantiram um aumento de 19% nessas receitas. Para o próximo semestre as expectativas da Warner também estão altas com os lançamentos de Os Fantasmas Ainda Se Divertem e Coringa: Delírio a Dois.
Um outro motivo de comemoração para a Warner foi o aumento do número de assinantes em seus serviços de streaming e televisão (HBO). As marcas HBO, Max e Discovery+ ganharam 3,6 milhões de novos clientes no período e pela primeira vez os serviços superaram a barreira de 100 milhões de assinantes globais, chegando a um total de 103,3 milhões. Também vale ressaltar que a receita de anúncios de streaming aumentou em quase 100% mas, apesar dos números positivos, o segmento registrou um prejuízo de US$ 107 milhões entre abril e junho.
Ainda sobre serviços de streaming, Warner, Disney e Fox estudam uma parceria para lançar nos próximos meses uma plataforma focada em esportes chamada Venu. O novo negócio, entretanto, ainda busca permissões para que efetivamente possa entrar em funcionamento.
No trimestre a receita total da Warner Bros. Discovery foi de US$ 9,7 bilhões, um número que representa uma queda de 6% e, sem dúvidas, um dos principais fatores para isso foi a desvalorização das redes de TV. Hoje esse segmento tem um valor contábil de mercado que reduziu em US$ 9,1 bilhões desde 2022, quando Warner e Discovery se fundiram. A Warner culpou um "mercado publicitário fraco nos Estados Unidos" como responsável pela desvalorização mas, sem dúvidas, um fato que contribuiu bastante foi a Warner perder os direitos de transmissão da NBA, o maior campeonato de basquete do mundo, para a Amazon.
Diante desses cenários e problemas com a TV, a receita de distribuição do segmento caiu 8%, impulsionada principalmente por uma redução de 9% nos assinantes de TV paga, e a receita de publicidade caiu 9%, impulsionada principalmente por quedas de 13% na audiência dos canais.
Aliás, falando em fusão entre Warner e Discovery, também vale destacar que as ações da Warner Bros. Discovery caíram cerca de 70% após a fusão e diversos investidores pedem que a empresa seja novamente dividida. Após a divulgação dos resultados trimestrais na quarta-feira (7) as ações também caíram cerca de 6,5% uma vez que a maioria dos números ficou aquém das previsões de Wall Street.
Por fim, apesar do aumento da receita dos cinemas, os estúdios da Warner, de uma maneira geral, apresentaram resultados aquém dos números registrados no mesmo trimestre de 2023, sobretudo pelo segmento de jogos. O ano passado, vale destacar, foi impulsionado por um game extremamente popular, o "Hogwarts Legacy". No geral, o lucro dos estúdios caiu 24% entre abril e junho de 2024.
Mas, apesar da queda nos principais segmentos do conglomerado, o CEO David Zaslav preferiu destacar o aumento no número de assinantes nos serviços de streaming em comunidade divulgado para a imprensa e acionistas.
"Na Warner Bros. Discovery, nossa principal prioridade é nosso negócio global direto ao consumidor e estamos extremamente satisfeitos com o crescente ímpeto que estamos vendo, conforme demonstrado por outro forte trimestre de crescimento com 3,6 milhões de adições líquidas, alimentado por nossa expansão internacional contínua e investimento em conteúdo diversificado e de alta qualidade. À luz dos ventos contrários da indústria, tomamos e continuaremos tomando medidas ousadas, como reimaginar nossas parcerias lineares existentes e buscar novas oportunidades de pacotes, com o objetivo de colocar o Max nos dispositivos de mais consumidores mais rapidamente e por uma fração do custo de aquisição, e estamos vendo evidências claras de que essas e outras ações que estamos tomando ajudarão a impulsionar a lucratividade do segmento no segundo semestre do ano e em 2025 e além", disse.
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