31 Julho 2024 | Yuri Codogno
Produções brasileiras se destacam no mais importante evento global de animação voltado à indústria
Sete animações foram levadas através de uma iniciativa da Spcine
Compartilhe:
O Brasil tem surpreendido alguns territórios internacionais com a qualidade de nossas animações, ganhando espaço em grandes festivais internacionais, como o Palm Springs, San Sebastian, Quirino Award e até mesmo o Annecy, o principal voltado para o gênero. Com isso, tal notoriedade pode ser um importante passo para a internacionalização de nossos conteúdos. Importante indício disso é que essas informações foram retiradas da Variety, que destacou sete animações brasileiras.
Publicidade fechar X
No International Animated Film Market (MIFA) de 2024, principal evento mundial de animação voltado à indústria e que acontece concomitantemente ao Festival de Annecy, que aconteceu entre os dias 9 e 15 de junho, o São Paulo Animation Showcase - delegação enviada pela Spcine em parceria com BrC (Brazilian Content) - destacou uma série de projetos dos principais estúdios de animação da capital paulista.
As sete produções destacadas, e suas respectivas produtoras, foram The Little Monkey Monk (Châtrone e Motim Criativo), Arlindo (Birdo, em parceria com a canadense Verité Entertainment), Handwriting (Circo Onírico), Among the Stars (Split Studio), Metal Quest (44 Toons), Nemito (Estúdio Loberoso) e Pompom Power (Estúdio Z). Ainda não há definição dos títulos em português.
As animações, segundo a Variety, exigem um trabalho em conjunto de talentos e muitos estúdios, com participação de diversos produtores, animadores e a expertise de profissionais com mais de 15 anos de experiência. E é através desta miscigenação de talentos que a indústria brasileira - em especial a de São Paulo - vem ocupando cada vez mais espaço nos festivais.
CONFIRA MAIS SOBRE CADA ANIMAÇÃO:
- - The Little Monkey Monk: Criado por Fe Brandão e Gui Oller e anunciado pela primeira vez no Rio2C 2023, a animação se destaca pela paleta de cores tranquilas e pelos designs de personagens aconchegantes. Em contraste, há iluminação quente, criando uma atmosfera calma. Ainda está em desenvolvimento.
- - Arlindo: Longa-metragem sobre amadurecimento que entrelaça a vida adolescente com nostalgia e representação queer. O projeto está em estado avançado de desenvolvimento e é de autoria de Luiza Souza (que escreveu uma história em quadrinho que inspirou o filme) e Rafael Gomes. Deve ser concluído no final de 2026.
- - Handwriting: Batizado no Brasil como “Letra de Mou”, é de autoria de Radhi Merron. É um curta-metragem sobre uma professora do ensino médio que perde misteriosamente a capacidade de ler e escrever. O projeto 2D está em desenvolvimento e busca parceiros para maiores avanços.
- - Among the Stars: A história segue as irmãs Tai e Ari lutando pela sobrevivência enquanto combatem incêndios criminosos no Pantanal. O projeto inclui um longa-metragem em desenvolvimento ainda inicial e um jogo em pré-produção, com o game previsto para estrear em 2026 e o filme em 2028. Dirigido por Guille Hiertz e Graciela Guarani e criado por Renan Reixach e Guille Hiertz, a produção retrata as lutas indígenas, contemplando vozes indígenas em todas as etapas da produção.
- - Metal Quest: Uma comédia de fantasia infantil cheia de aventura, o filme segue Ian, um adolescente rebelde que forma uma banda de Heavy Metal e descobre uma guitarra mágica que o transporta para Metal Land. Atualmente em desenvolvimento, o projeto tem lançamento previsto para o final de 2026 e foi criado por Ale McHaddo.
- - Nemito: Ambientado em uma São Paulo do futuro, é uma aventura introspectiva de ficção científica tropical. Atualmente em produção, o filme tem entrega prevista para fevereiro de 2025 e é codirigido e escrito por Eryk Souza e Ivanildo Soares, enquanto a produção fica à cargo de Gabriel Arruda. Na trama, quando Nemito encontra um dispositivo que revela os sons ocultos dos objetos, ele entra em estado hipnótico, explorando esse novo mundo.
- - Pompom Power: Série animada voltada para um público pré-escolar, combina entretenimento com aventuras divertidas e educativas. Ainda em desenvolvimento, os primeiros dez clipes musicais do programa estão previstos para lançamento em agosto de 2024, com a série completa prevista para 2025. É de autoria de J.R. Braz.
Compartilhe:
- 0 medalha