Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

30 Julho 2024 | Yuri Codogno

Segunda edição do Bonito Cinesur anuncia os filmes vencedores

Evento aconteceu no último sábado (27), na cidade de Bonito-MS

Compartilhe:

(Foto: Divulgação/Eduardo Medeiros)

Na noite do último sábado (27) aconteceu o encerramento da segunda edição do Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, com o anúncio dos vencedores. No total, foram dez prêmios divididos entre nove filmes. As informações são do portal Tela Viva.

Publicidade fechar X

O evento ocorreu no Auditório Kadiwéu – Centro de Convenções de Bonito e exibiu o filme Terceiro Milênio (1981), de Jorge Bodanzky, cineasta homenageado pelo Festival, que recebeu o Troféu Pantanal das mãos de Nilson Rodrigues e da atriz Dira Paes. Durante todo o evento, foram mais de cinco mil pessoas envolvidas nas atividades, como oficinas, sessões de cinema, mesas e debates.

As mostras competitivas do Bonito Cinesur foram divididas em diversas categorias, totalizando R$ 50 mil em prêmios, com participação dos júris oficiais e também votação popular. 

Através do júri oficial, os longas escolhidos foram: os brasileiros Neirud, de Fernanda Faya, e Ninguém lhe estenderá a mão, de Deivison Pedro; e o boliviano Los de Abajo, de Alejandro Quiroga. Já os curta selecionados foram o chileno Cuarto de Hora, de Nemo Arancibia, e o boliviano Warmis: Guardianas del Agua, de Paola Gabriela Quispe Quispe. 

Já pelo júri popular, entre curtas e longas, os vencedores foram: os brasileiros Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, e As Quatro Estações da Juventude, de Essi Rafael; o chileno La Asistente, de Pierre Llanos; o colombiano La Ilusión de La Abundancia, de Erika Gonzalez Ramirez e Matthieu Lietart; e o boliviano Warmis: Guardianas del Agua, único filme lembrado duas vezes.

O festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o MinC, patrocínio do Banco do Brasil, Ancine, Correios e Caixa Econômica Federal. Conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) – Governo do Mato Grosso do Sul.

Confira todos os vencedores em detalhes:

JÚRI OFICIAL 

  • - Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: Neirud (Brasil), de Fernanda Faya; 
  • - Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: Cuarto de Hora (Chile), de Nemo Arancibia. 
  • - Melhor Longa-Metragem Ambiental: Los de Abajo (Bolivia), de Alejandro Quiroga; 
  • - Melhor Curta-Metragem Ambiental: Warmis: Guardianas del Agua (Bolivia), de Paola Gabriela Quispe Quispe. 
  • - Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: Ninguém lhe estenderá a mão (Brasil), de Deivison Pedro. 

JÚRI POPULAR

  • - Melhor Longa-Metragem Sul-Americano: Luiz Melodia – No Coração do Brasil (Brasil), de Alessandra Dorgan; 
  • - Melhor Curta-Metragem Sul-Americano: La Asistente (Chile), de Pierre Llanos; 
  • - Melhor Longa-Metragem Ambiental: La Ilusión de La Abundancia, (Colômbia), de Erika Gonzalez Ramirez e Matthieu Lietart; 
  • - Melhor Curta-Metragem Ambiental: Warmis: Guardianas del Agua (Bolivia), de Paola Gabriela Quispe Quispe; 
  • - Melhor Filme Sul-Mato-Grossense: As Quatro Estações da Juventude (Brasil), de Essi Rafael. 

Compartilhe:

  • 1 medalha