25 Julho 2024 | Redação
Cinemateca Brasileira oferece oficina gratuita sobre projeção de filmes em formatos analógicos e digitais
Evento acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto e terá carga horária de 8 horas
Compartilhe:
A Cinemateca Brasileira irá promover a 1ª Oficina de Projeção de Filmes em Película e Formatos Digitais nos dias 31 de julho e 1º de agosto. As aulas integram o projeto "Modernização dos espaços de exibição", que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Alexandre Nascimento Genaro, projetista sênior da Cinemateca, será o responsável pelas aulas.
Publicidade fechar X
As duas aulas, com público-alvo profissionais da área, serão ministradas das 16h às 20h, totalizando uma carga horária total de 8 horas, e dividirão aspectos teóricos e práticos. Serão abordados o histórico da evolução dos projetores, as características de som e imagem, e a identificação de possíveis problemas com os equipamentos.
No dia 31 de julho o enfoque será maior nos formatos analógicos e discutirá as velocidades da projeção (frame por segundo), as janelas de projeção, emendas na película, o carregamento dos projetores e consertos de emergência nos materiais fílmicos. Já no dia 1º de agosto, com uma aula mais focada nos formatos digitais, os temas discutidos serão o que são arquivos digitais, o que é DCP, codecs, janelas de projeção, equipamentos necessários e players.
Alexandre Nascimento Genaro é operador cinematográfico há 30 anos e tem conhecimento em técnicas de preservação e conservação de películas cinematográficas, manutenção de projetores, criação de DCPs, legendagem eletrônica e programação Java e Python. O profissional trabalha há 15 anos na Cinemateca Brasileira, onde é responsável pela manutenção, comando técnico das salas de cinema, treinamento da equipe especializada e pela garantia da qualidade dos eventos e das projeções em 35mm, 16mm e diversos tipos de projeções digitais (DCP, .mov, mp4, ProRes entre outros), além de atualmente ser o projecionista sênior da instituição.
A oficina faz parte de uma série de ações do projeto de modernização dos espaços de exibição da Cinemateca Brasileira. O projeto adquiriu, para as sessões na área externa, um novo projetor com resolução 4K e equipamentos de acessibilidade em Libras e audiodescrição para pessoas com deficiências visual e auditiva. Além da oficina, as ações contemplam sessões gratuitas com acessibilidade, ao longo do ano, em parceria com instituições e associações para inclusão de pessoas com deficiência, além de festivais, mostras e distribuidoras.
A participação na Oficina de Projeção de Filmes em Película e Formatos Digitais é gratuita e será emitido certificado para aqueles que participarem das duas aulas. Para participar, basta se inscrever no formulário online disponível neste link.
Compartilhe:
- 0 medalha