23 Julho 2024 | Redação
Festival de Veneza anuncia filmes concorrentes ao Leão de Ouro com brasileiro "Ainda Estou Aqui" na competição
"Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa, também representará o Brasil fora das competições
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O Festival Internacional de Veneza anunciou na manhã desta terça-feira (23) a seleção dos filmes que integram tanto a competição principal, quanto os de fora da competição. A 81ª edição do evento acontecerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro e, entre os filmes que disputam o cobiçado Leão de Ouro, está Ainda Estou Aqui, produção brasileira dirigida por Walter Salles e que conta com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco. O Brasil, inclusive, volta à principal competição de Veneza depois de mais de uma década.
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O filme será a terceira participação de Salles em Veneza, onde esteve em 2001 acompanhando a estreia de Abril Despedaçado e em 2009 recebeu o prêmio Robert Bresson, pelo conjunto da sua obra. Assim como Central do Brasil (1998), uma das maiores obras da história do cinema brasileiro, o filme é uma coprodução entre Brasil e França. Ainda Estou Aqui é o primeiro filme original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.
A trama se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, quando o país enfrenta o acirramento da ditadura militar e acompanha a família Paiva. Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos vivem em uma casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país, até o dia que sofrem um ato violento que muda a história dos Paiva e Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos. A história é baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva.
"Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil", destacou Walter Salles.
Mas, além do filme brasileiro, muitas outras grandes estrelas estão prontas para desembarcar em Veneza, no festival que cada vez se consolida mais como o principal destino para estúdios e streamers criarem campanhas do Oscar e uma plataforma de lançamento privilegiada. Alguns nomes como Lady Gaga, Joaquin Phoenix, Julianne Moore, Angelina Jolie, Daniel Craig, Cate Blanchett, George Clooney, Brad Pitt, Michael Keaton e Jenna Ortega estão entre as grandes celebridades que estrearão produções no festival.
Quase nove meses após o fim da greve dos atores em Hollywood, Veneza não enfrentará o mesmo problema do último ano, quando o festival se viu obrigado a retirar Rivais (Warner) de sua abertura devido ao adiamento do lançamento. Neste ano, o evento será aberto por Os Fantasmas Ainda Se Divertem (Warner), de Tim Burton, e terá L'orto Americano, do italiano Pupi Avati, como filme de encerramento.
Além de Ainda Estou Aqui, concorrendo ao Leão de Ouro há outros destaques entre os 21 selecionados, como The Room Next Door, filme em inglês de Pedro Almodóvar; Coringa: Delírio a Dois (Warner), sequência musical de Coringa (2019), que deu o Leão de Ouro para Todd Phillips em 2019; Queer, novo filme de Luca Guadagnino; Babygirl, que conta com Nicole Kidman e Antônio Banderas no elenco; e a cinebiografia de Maria Callas, Maria, com Angelina Jolie no papel principal.
A edição deste ano, é importante destacar, está bastante diversa, repetindo algo que tem se tornado uma marca de Veneza. Além do filme brasileiro, a América do Sul estará representada pela Argentina com Kill the Jockey, de Luis Ortega, e também estarão presentes filmes franceses, italianos e de outros países, como Harvest, da diretora grega Athina Rachel Tsangari, Love, do norueguês Dag Johan Haugerud, o gerorgiano April, de Dea Kulumbegashvili, e o documentário chinês Youth - Homecoming, de Yeo Siew Hua.
O júri principal do Festival Internacional de Veneza será presidido por Isabelle Huppert e ainda contará com cineastas e artistas de diversas nacionalidades: Kleber Mendonça Filho (Brasil), James Gray (Estados Unidos), Andrew Haigh (Reino Unido), Agnieszka Holland (Polônia), Abderrahmane Sissako (Mauritânia), Giuseppe Tornator (Itália), Julia von Heinz (Alemanha) e Zhang Ziyi (China). Além disso, a atriz, diretora e produtora brasileira Bárbara Paz integrará o júri que escolherá o melhor filme estreante na 81ª edição do festival italiano.
Por fim, fora da competição, outros destaques, além de Os Fantasmas Ainda Se Divertem, que são bastante aguardados nos cinemas são Wolfs, da Apple Original Films com Jon Watts na direção e George Clooney e Brad Pitt no elenco, e Baby Invasion, de Harmony Korine, além do brasileiro Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem.
Por fim, os destaques da mostra competitiva Horizontes incluem Aïcha, do diretor tunisiano Mehdi M. Barsaoui, sobre uma mulher que foge de sua vida em uma pequena cidade após sobreviver milagrosamente a um acidente de ônibus; Happy Holidays, do diretor palestino Scandar Copti; Seeking Haven for Mr. Rambo, do egípcio Khaled Mansour; e o drama italiano Nonostante, do ator e diretor Valerio Mastandrea; e o drama das Olimpíadas de Munique de 1972, September 5, de Tim Fehlbaum, que são as aberturas previamente definidas das seções Horizontes e Horizontes Extra, respectivamente.
Confira a lista completa:
COMPETIÇÃO PRINCIPAL
- - The Room Next Door, de Pedro Almodóvar (Espanha)
- - Campo di Battaglia,de Gianni Amélio (Itália)
- - Leurs Enfants Après Eux, de Ludovic Bouckherma e Zoran Boukherma (França)
- - The Brutalist, de Brady Corbet (Reino Unido)
- - The Quiet Son, de Delphine Coulin e Muriel Coulin (França)
- - Vermiglio, de Maura Delpero (Itália, França e Bélgica)
- - Sicilian Letters, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza (Itália e França)
- - Queer, de Luca Guadagnino (Itália e Estados Unidos)
- - Love, de Dag Johan Haugerud (Noruega)
- - April, de Dea Kulumbegashvili (Georgia, França e Itália)
- - The Order, de Justin Kurzel (Canadá)
- - Maria, de Pablo Larrain (Itália e Alemanha)
- - Trois Amies, de Emmanuel Mouret (França)
- - Kill the Jockey, de Luis Ortega (Argentina e Espanha)
- - Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips (Estados Unidos)
- - Babygirl, de Halina Reijn (Estados Unidos)
- - Ainda Estou Aqui, de Walter Salles (Brasil e França)
- - Diva Futura, de Giulia Louise Steigerwalt (Itália)
- - Harvest, de Athina Rachel Tsangari (Reino Unido, Alemanha, Grécia, França e Estados Unidos)
- - Youth – Homecoming, de Wang Bing (França, Luxemburgo e Holanda)
- - Stranger Eyes, de Yeo Siew Hua (Singapura, Taiwan, França e Estados Unidos)
HORIZONTES
- - Nonostante, de Valerio Mastandrea (Iália)
- - Quiet Life, de Alexandros Avranas (França, Alemanha, Suécia, Grécia, Estônia e Finlândia)
- - Mon Inséparable, de Anne-Sophie Bailly (França)
- - Aïcha, de Mehdi Barsaoui (Tunísia, França, Itália, Arábia Saudita e Catar)
- - Happy Holidays, de Scandar Copti (Alemanha, Itália e Catar)
- - Familia, de Francesco Costabile (Itália)
- - One of Those Days When Hemme Dies, de Murat Firatoglu (Turquia)
- - Familiar Touch, de Sarah Friedland (Estados Unidos)
- - Marco, de Jon Garraño e Aitor Arregi (Espanha)
- - Carissa, de Jason Jacobs, Devon Delmar (África do Sul)
- - Wishing on a Star, de Péter Kerekes – Documentário - (Itália, Croácia, Áustria, Eslováquia e República Tcheca)
- - Mistress Dispeller, de Elizabeth Lo - Documentário - (China)
- - The New Year That Never Came, de Bogdan Muresanu (Romênia e Sérvia)
- - Pooja, Sir, de Deepak Rauniyar (Nepal, Estados Unidos e Noruega)
- - Of Dogs and Men, de Dani Rosenberg (Israel e Itália)
- - Pavements, de Alex Ross Perry (Estados Unidos)
- - Happyend, de Neo Sora (Japão e Estados Unidos)
- - L’Attachement, de Carine Tardieu (França e Bélgica)
- - Diciannove, de Giovanni Tortorici (Itália e Reino Unido)
HORIZONTES EXTRA
- - September 5, de Tim Fehlbaum (Alemanha)
- - Vittoria, de Alessandro Cassignoli e Casey Kauffman (Itália)
- - Le Mohican, de Frédéric Farrucci (França)
- - Seeking Haven for Mr. Rambo, de Khaled Mansour (Egito Arábia Saudita)
- - La Storia Del Frank e Della Nina, de Paola Randi (Itália e Suíça)
- - The Witness, de Nader Saeivar (Alemanha e Áustria)
- - After Party, de Vojtech Strakaty (República Tcheca)
- - Edge of Night, de Türker Süer (Alemanha e Turquia)
- - King Ivory, de John Swab (Estados Unidos)
FORA DE COMPETIÇÃO (SÉRIES)
- - Disclaimer, de Alfonso Cuaron (Reino Unidos e Estados Unidos)
- - The New Years, de Rodrigo Sorogoyen Del Amo, Sandra Romero e David Martín De Los Santos (Espanha)
- - Families Like Ours, de Thomas Vinterberg (Dinamarca, França, Suécia, República Tcheca, Noruega e Alemanha)
- - M: Son of the Century, de Joe Wright (Itália e França)
FORA DE COMPETIÇÃO (DOCUMENTÁRIO)
- - Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (Brasil)
- - Bestiari, Erbari, Lapidari, de Massimo D’Anolfi e Martina Parenti (Itália e Suíça)
- - Why War, de Amos Gitai (Israel e França)
- - 2073, de Asif Kapadia (Reino Unido)
- - One to One: John & Yoko, de Kevin Macdonald e Sam Rice Edwards (Reino Unido)
- - Separated, de Errol Morris (Estados Unidos e México)
- - Israel Palestine on Swedish TV 1958-1989, de Göran Hugo Olsson (Suécia, Finlândia e Dinamarca)
- - Russians at War, de Anastasia Trofimova (França e Canadá)
- - Twst/Things We Said Today, de Andrei Ujica (França e Romênia)
- - Songs of Slow Burning Earth, de Olha Zhurba (Ucrânia, Dinamarca e Suécia)
- - Riefenstahl, de Andres Veiel (Alemanha)
FORA DE COMPETIÇÃO (FICÇÃO)
- - Leopardi. Il Poeta Dell’Infinito (Partes 1 e 2), de Sergio Rubini (Iália)
- - Master and Commander: The Far Side of the World, de Peter Weir (Estados Unidos)
- - Beauty Is Not a Sin, de Nicolas Winding Refn (Itália e Dinamarca)
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