Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

23 Julho 2024 | Entrevista: Renata Vomero | Texto: Yuri Codogno

Music Solution disponibiliza no mercado a "Re-Sono", ferramenta voltada para substituição de trilhas sonoras

Ideia surgiu a partir de uma demanda da indústria, que observava muitas produções não lançadas pela ausência de licenciamento musical

Compartilhe:

(Foto: Divulgação/Vini Martins)

Primeira ferramenta do mercado com foco em filtrar e substituir trilhas sonoras, a Re-Sono é lançada com o objetivo de resolver uma grande dor da indústria: a falta de acesso a obras por licenciamento musical. A tecnologia é da Music Solution, empresa especializada em soluções de produção musical com mais de 20 anos de experiência. A nova técnica permite a inserção de novas trilhas sonoras, respeitando a integridade artística dos projetos e atendendo às exigências legais contemporâneas.

Publicidade fechar X

O Portal Exibidor conversou com Luiz Helenio, Julio Cesar e Daniel Figueiredo, sócios e diretores da Music Solution. Um vídeo de demonstração pode ser conferido ao final da matéria. 

“Temos 20 anos de mercado e atendemos hoje as principais produtoras e emissoras aqui do país e até de outros países. E, com frequência, esbarramos na questão de licenciamento musical. Percebemos que os nossos clientes estavam com um acervo detido por não ter autorização de uma determinada obra musical — muito comum antigamente — e, às vezes, esse acordo de liberação lá atrás era feito até de forma verbal”, disse Luiz Heleno, explicando a origem da ideia. 

No passado, o produtor audiovisual ligava para o artista, perguntava se podia usar a música e muitas vezes era verbalmente concedido, algo comum para a época, ou por escrito, que poderia ser perdido ou estragado se mal armazenado. Desta forma, ocasionava que os estúdios tinham uma obra e não conseguiam seguir adiante, visto que esses licenciamentos não tinham validade legal - que supostamente foi concedida anos antes. 

“A gente já viu até casos, por exemplo, de clientes que receberam propostas para licenciamento e venda internacional e eles estavam limitados porque não tinham direitos das obras musicais. A partir disso, vendo esse cenário de carência, iniciamos um processo árduo de encontrar uma solução que resolvesse essa dor dos clientes. Essa foi a nossa principal motivação e de onde surgiu a ideia de Re-Sono”, completou Luiz Helenio

Na prática, a Re-Sono consegue: 

  • - Substituir a trilha incidental de um produto audiovisual por outra nova, respeitando o espírito da obra em si; 
  • - Substituir músicas específicas de uma obra por outras mais recentes, por músicas criadas pela Music Solution ou de seu catálogo de trilhas; 
  • - Substituir músicas ambientes captadas em documentários, realities e demais formatos por outras das quais detenham direitos autorais; 
  • - Atualizar a qualidade do som original da obra, lapidar ruídos e emitir novos cue sheets (documentos que registram todas as obras musicais executadas dentro de um material audiovisual); 
  • - e liberar a banda de voz para que seja aplicada uma nova banda de dublagem em outra língua.

“O nosso principal cuidado é não destoar sonoramente do material pré-existente, mantendo seu estilo musical e suas características sonoras. Por exemplo: onde tem um samba, colocaremos um samba. Onde tem um funk, colocaremos um funk. Geralmente são composições musicais feitas para o projeto. Após essa etapa de produção musical, precisamos, com todo o cuidado, retirar o fonograma existente com ajuda de recursos diversos disponíveis no mercado, sem perder a qualidade dos diálogos e sonoras. Após essa etapa, geralmente teremos que compor a nova estrutura sonora, sempre mantendo suas características, com novos ruídos e sons de cena. Finalmente, partiremos para a pós-produção do material audiovisual, juntando todos os elementos em um arquivo novo, que pode ser um L e R ou um arquivo de áudio imersivo”, ressaltou Julio Cesar.

Desde o início do ano, a Music Solution vem realizando projetos com a Re-Sono para canais de TV aberta e pagos do Brasil, mas ainda sem divulgá-los. Reconhecida pelos principais players do mercado pela qualidade técnica de seus estúdios e de suas soluções, e pela criatividade de suas trilhas sonoras, a empresa tem como clientes regulares o grupo Globo, TV Record, SBT, Canal Off e produtoras importantes. 

“A receptividade tem sido muito positiva em todos os aspectos. Do ponto de vista financeiro, o que a gente tem percebido é que os clientes falam que, com um licenciamento ou com uma reexibição, muitas vezes eles conseguem cobrir o custo desse processo com a ‘Re-Sono’. Então acaba que temos um ROI garantido e muito rápido para o cliente. Do ponto de vista artístico também, nossa preocupação é manter a identidade artística da obra original. Além disso, do ponto de vista técnico, acabamos melhorando a qualidade do áudio, da versão original”, disse Daniel Figueiredo.

Assim, a empresa espera levar para o mercado uma solução ativa que venha para aumentar o ciclo de vida dos projetos e dos produtos audiovisuais das produtoras e emissoras, agregando qualidade, receita e também levando as obras a outros países do mundo. Dessa forma, mais projetos tendem a ser lançados, auxiliando toda a indústria audiovisual e também na exportação de nossos produtos. 

Os desafios do processo são muitos, visto que, além das dificuldades técnicas, é preciso pensar também na originalidade sem que abandone a ideia anterior das faixas musicais. 

“Geralmente temos um ganho de qualidade pois os recursos novos são, em sua maioria, de melhor qualidade do que os existentes anteriormente. A parte musical precisa estar no ‘clima’, mas não pode ser exatamente igual por questões de direitos autorais. A parte de documentação também é muito importante, pois com esse novo material sonoro as emissoras e produtoras tem mais condições de evoluir com os trabalhos de vendas e licenciamentos”, finalizou Julio Cesar.

Vídeo de demonstração:

Compartilhe:

  • 0 medalha