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12 Julho 2024 | Redação

"Divertida Mente 2" se torna maior bilheteria da Pixar, fica entre maiores públicos da história no Brasil e eleva faturamento dos shoppings

Animação também está muito próxima de entrar para o ranking das 10 maiores bilheterias da história do cinema mundial

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(Foto: Divulgação)

Divertida Mente 2 (Disney) definitivamente conquistou o posto de filme número um de 2024. Semana após semana, a animação acumula novos recordes e, entre os feitos já alcançados, a produção já se tornou a maior bilheteria da história da Pixar e também se colocou como o quarto filme que mais vendeu ingressos na história do cinema brasileiro. Além disso, os primeiros dias de exibição de Divertida Mente 2 alavancou o faturamento dos shoppings brasileiros em mais de 10%. As informações referentes ao faturamento dos shoppings são da Veja e Monitor Mercantil.

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No final do mês de junho, o filme já se tornou a segunda maior abertura da história dos cinemas brasileiros ao levar 4,5 milhões de espectadores para a frente das telonas, ficando atrás apenas de Vingadores: Ultimato (2019), que vendeu 5,5 milhões de ingressos no mesmo período em cartaz. Hoje, após quatro semanas de exibição, a animação já atingiu outros feitos notáveis no mercado brasileiro.

Quando falamos em público total, Divertida Mente 2 se tornou o quarto longa que mais vendeu ingressos na história do país, atrás apenas de Titanic (1997), com 17 milhões de espectadores, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), com 17,8 milhões, e Vingadores: Ultimato (2019), com 19,7 milhões. Até o momento a animação já foi vista por 16,6 milhões de pessoas e não dá sinais de que irá perder força nos próximos dias. A expectativa, portanto, é que o filme ultrapasse ao menos Titanic durante este final de semana para conquistar seu lugar no pódio histórico.

Falando em pódio, aliás, Divertida Mente 2 já conquistou seu lugar quando usamos a métrica de renda ao invés de público. Até o momento, o filme já superou a marca de R$ 300 milhões de arrecadação nos cinemas brasileiros e fica atrás somente de dois filmes da Marvel em faturamento total: Vingadores: Ultimato, de 2019, e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, de 2021. Falando especificamente do mercado brasileiro Divertida Mente 2, aliás, já superou o maior fenômeno dos cinemas do ano passado. Em uma onda rosa que parecia não ter fim, Barbie (Warner) faturou "apenas" R$ 207,35 milhões no mercado brasileiro.

O filme, que já arrecadou US$ 1,26 bilhão em todo o mundo, sendo com folga a maior bilheteria do ano, também atingiu importantes marcas globais. Na última semana, o filme se tornou a maior bilheteria da história da Pixar ao superar Os Incríveis, de 2018, que havia faturado US$ 1,24 bilhão. Até o momento o longa ocupa o posto de quarta maior bilheteria para uma animação da história, atrás apenas de Frozen 2 (2019), com US$ 1,45 bilhão, Super Mario Bros: O Filme (2023), com US$ 1,36 bilhão, e Frozen: Uma Aventura Congelante (2013), com US$ 1,28 bilhão. Levando-se em consideração que Divertida Mente 2 ainda não fez sua estreia em alguns mercados importantes, como o Japão, por exemplo, a expectativa é que o filme suba ainda mais no ranking histórico das animações.

Em um contexto mais amplo, quando pensamos não apenas em animações, o filme em breve também deverá figurar entre as 10 maiores bilheterias da história mundial. Atualmente o 10º filme com maior bilheteria na história dos cinemas é Os Vingadores, de 2012, que arrecadou US$ 1,52 bilhão. Divertida Mente 2, portanto, pode conseguir superar essa marca em um futuro próximo.

E voltando ao mercado brasileiro, o filme também trouxe números importantes para o entorno de alguns cinemas: estamos falando dos shoppings. Ainda nos primeiros dias de exibição da animação, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indicou que o faturamento do varejo em shoppings no Brasil cresceu 10,3% após o lançamento da animação. A comparação ocorreu entre os dias 20 a 23 de junho em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os setores, o principal destaque foi alimentação (bares e restaurantes), com alta de 22,2%, e na sequência, estão varejo alimentício especializado (+16,9%) e recreação e lazer (+16,6%). Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, inclusive, destacou como algo natural esse crescimento de faturamento dos shoppings atrelado a um grande sucesso dos cinemas.

"Como a maioria dos cinemas do país está em shoppings, é natural supor que o sucesso do filme contribua para o aquecimento de segmentos relacionados, como alimentação e lazer", disse.

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