05 Julho 2024 | Renata Vomero
Fórum Spcine cresce 75% em público e se consagra na agenda audiovisual da cidade
Evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho na Cinemateca Brasileira, em São Paulo
Compartilhe:
Com o tema “Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira”, o 3º Fórum Spcine aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, na Cinemateca Brasileira, já se consagrando na agenda audiovisual da cidade, com um crescimento de público de 75% com relação ao ano anterior.
Publicidade fechar X
Com mais de 3,5 mil espectadores presenciais, foram desenvolvidas mais de 30 atividades, entre painéis, debates, mentorias, entre outros. Com destaque para os painéis: “Fortalecimento de narrativas negras: Parcerias do Sul Global”; “Fomentando o audiovisual mundo afora”; “Mapeamento do Audiovisual Indígena”;“Descentralização das narrativas: O Audiovisual nas Periferias”; “Quem são os novos contadores de histórias?”, além da sessão de debate da Rede Afirmativa, o lançamento da Cinemateca Negra e as cerimônias de abertura e encerramento, que alcançaram a lotação máxima do espaço.
Além dos números, a organização do evento também celebra a diversidade, que esteve no tema central do Fórum, passando pelos debates e conversas, mas também no público presente nesta edição.
“Também devemos destacar o fato de que o tema central desta edição foi ‘Fomentando a diversidade e a excelência do setor audiovisual brasileiro’ e que isto foi traduzido não somente nos assuntos e convidados dos painéis, mas principalmente no público que foi bastante diversificado com a presença de pessoas pretas, LGBTQUIAPN+, pessoas com deficiência e pessoas indígenas e também em diferentes momentos de suas carreiras: desde grandes produtores consolidados e autoridades até profissionais iniciantes, estudantes e professores”, destacou Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Entre os destaques dessa edição, estão os lançamentos da Cinemateca Negra, do Guia de Sustentabilidade da SPFilm Commission e do Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo. Além disso, o 3º Fórum Spcine foi o pontapé inicial do Mapeamento do Audiovisual Indígenas e do apoio institucional da Spcine ao Mapeamento Acessa Mais.
Por fim, o Fórum Spcine foi palco da comemoração de um ano do lançamento da Rede Afirmativa Spcine representada pelo Encontro da Rede Afirmativa, no dia 26, e a sessão de debate da Rede Afirmativa, no dia 28.
FÓRUM SPCINE
Criado ainda no período de pandemia, como forma de dar vazão aos questionamentos e angústias da indústria naquele momento de incertezas, o Fórum Spcine se consolida na agenda cultural da cidade e do Brasil como ponto de encontro entre agentes públicos, autoridades, profissionais da indústria e representantes de associações e entidades para juntos encontrarem um norte para o setor.
“Desde o primeiro Fórum Spcine nós publicamos a Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual, um documento que resume os principais pontos discutidos durante o evento e os categoriza de acordo com as responsabilidades dos agentes atuantes: o Setor Público, das esferas federal, estadual e municipal; o Setor Privado, empresas atuantes em todas as áreas da cadeia do audiovisual; o Setor Acadêmico, desde universidades, passando por cursos técnicos e incluindo instituições e empresas que oferecem cursos livres; e as Entidades Representativas, sejam associações, sindicatos e coletivos. O Fórum tem como principal objetivo unir esforços de todos os agentes, do público ao privado, do grande empresário ao autônomo iniciante, com o foco em desenvolver o setor audiovisual brasileiro de forma diversa e inclusiva”, concluiu Lyara.
Compartilhe:
- 2 medalha