27 Junho 2024 | Yuri Codogno
Segunda edição do Claro Festival Curta! Documentários disponibiliza quase 300 conteúdos ao público
Filmes e episódios de série podem ser assistidos e votados através do site do evento
Compartilhe:
Com exibições gratuitas de filmes e episódios de séries nas temáticas de Artes e Humanidades, a segunda edição do Claro Festival Curta! Documentários já está acontecendo e ocorre até o dia 10 de julho. Este ano, o Festival disponibiliza ao público 291 conteúdos em três mostras e vai distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios.
Publicidade fechar X
Com o objetivo de ampliar a difusão audiovisual, filmes e séries serão disponibilizados gratuitamente por 30 dias para audiência e votação pelo público via Internet. As cinco produções mais votadas em cada categoria da Mostra Competitiva serão as indicadas para apreciação pelo júri oficial, que decidirá os premiados. Para assistir e votar, o público deverá acessar o site www.festivalcurtadocs.com.br. Os jurados são o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, o psicanalista Christian Dunker, a atriz Marieta Severo, a diretora Viviane Ferreira e a diretora do grupo Estação de Cinema, Adriana S. Rattes.
As duas outras mostras, Internacional e a Brasileiros do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), terão sua premiação indicada diretamente pelo voto popular. No total, são 124 conteúdos para a Mostra Competitiva, 57 para a Internacional e 110 para Brasileiros do FSA.
Além disso, estão programados uma masterclass com a multipremiada documentarista Susana Lira e quatro sessões "Salas de Montagem", nas quais filmes inéditos, ainda em fase de finalização, serão apresentados por seus diretores e montadores que, na sequência, conversarão com o público formado por estudantes de cinema, cinéfilos e profissionais interessados, simulando as "cabines" de cinema fechadas para imprensa e exibidores.
Os filmes que servirão para o exercício são: Cazuza, Boas Novas, de Nilo Romero; Paraíso, da diretora Ana Rieper; Canecão - Tantas Emoções, de Bruno Levinson com montagem de Tuco (João Lourenço); e O Brasil que não houve - As aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, de Renato Terra e Arnaldo Branco.
O Festival promoverá também três painéis de debates sobre política do audiovisual, coordenados por Alfredo Manevy. Os painéis são:
- - Atualização sobre a tramitação no Congresso do Projeto de Lei de regulação do streaming, possivelmente com a presença do próprio deputado Andre Figueiredo, relator do PL;
- - A relevância e a sustentabilidade dos canais super brasileiros previstos no sistema de fomento e difusão estruturado pela Lei 12.485 (Lei da TV Paga) - seus dilemas atuais;
- - Possibilidades atuais e demandas de setores da indústria para intensificação das oportunidades de coprodução internacional (também para projetos de televisão).
Por fim, dois prêmios adicionais serão oferecidos pelo site CurtaEdu, na forma de prêmios aquisição, aos dois conteúdos brasileiros que apresentem maior potencial para uso em projetos pedagógicos com alunos do ensino médio, no valor de R$ 10 mil cada. Os vencedores serão escolhidos por um comitê pedagógico vinculado ao projeto Claro Documentários para o Enem, que oferecerá acesso a um catálogo de documentários para até 200 escolas e 250 mil alunos da rede pública inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024, ação de difusão audiovisual também patrocinada pela Claro.
O encerramento do 2º Claro Festival Curta! Documentários reunirá o júri, profissionais dos conteúdos e convidados em uma cerimônia de premiação no complexo de cinemas Estação Net Gávea, na primeira semana de agosto, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O patrocínio é da Claro através da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura. Mais informações através do site do Festival.
Compartilhe:
- 0 medalha