Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Dia do Cinema Brasileiro

19 Junho 2024 | Renata Vomero

Players do mercado preparam programação especial para o Dia do Cinema Brasileiro

Telecine, Max e Netflix exaltam a produção nacional em seus catálogos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Hoje é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro, em homenagem às primeiras gravações cinematográficas no país em cerca de 1898. Mais de um século depois e entre uma infinidade de histórias contadas e talentos em tela e por trás delas, o dia merece (e pede!) a exaltação de nossa cinematografia. E, pensando nisso, o Telecine, a Netflix e o Max anunciaram seleções especiais do cinema nacional para comemorar a data. Para além disso, são diversas as opções de títulos em cartaz no circuito exibidor.

Publicidade fechar X

Telecine

O Telecine, que vem sendo um grande apoiador de nossa produção, fará uma maratona especial em todos os canais da casa. O Telecine Premium traz três cinebiografias que estiveram nos cinemas recentemente e apresentam histórias de grandes ídolos da cultura brasileira: Nosso Sonho, sobre a dupla Claudinho e Buchecha; Mussum - O Filmis, sobre o humorista; e Meu Nome é Gal, sobre a cantora. O Telecine Cult, por sua vez, aposta nos filmes clássicos e exibe, em sequência: Macunaíma, Como era Gostoso o Meu Francês, Cabra Marcado para Morrer, Deus e o Diabo na Terra do Sol e À Meia-Noite Levarei Sua Alma. O Telecine Action entrega muita adrenalina com os filmes: Alemão, Alemão 2, Tropa de Elite, Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro e Cidade de Deus. No Telecine Pipoca vai ter muita diversão com as comédias Minha Irmã e Eu, Os Farofeiros, Tire 5 Cartas e Bem-Vinda à Quixeramobim. O clima é de alegria e saudosismo no Telecine Fun, que apresenta um especial com todos os títulos da franquia, protagonizada por Paulo Gustavo, Minha Mãe é uma Peça. O Telecine Touch homenageia Lázaro Ramos com dois filmes estrelados pelo ator, As Verdades e Ó Paí, Ó 2, e um dirigido por ele, Medida Provisória

Além disso, o player também divulgou como o cinema nacional performa dentro do streaming, disponível no Globoplay, no Prime Video Channels e nas plataformas de streaming das operadoras de TV Paga. 

Adicionado ao catálogo em abril, Minha Irmã e Eu já se consagrou como um dos títulos mais vistos do acervo, sendo o de maior audiência entre os títulos nacionais disponíveis no catálogo, no período que vai de janeiro a maio de 2024. Também figuram na lista dos mais assistidos Os Farofeiros, Minha Mãe É Uma Peça 3, O Auto Da Compadecida, Tô Ryca! 2 e Minha Vida em Marte, além de Nosso Sonho, Mussum – O Films, Tropa de Elite 2 e Alemão 2. No final da matéria, você poderá conferir o ranking do top 10.

Netflix

Em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, a Netflix lançou a coleção de filmes intitulada Simplesmente Cinema Brasileiro. Parte de campanha homônima, a seleção é dedicada a celebrar a rica e diversificada cinematografia do Brasil. A oferta vai de produções contemporâneas aclamadas pela crítica, a filmes populares em diversos gêneros até documentários renomados, e inclui títulos icônicos como Central do Brasil, Terra Estrangeira, Rio, 40 Graus, Jogo de Cena e São Paulo, Sociedade Anônima. Ao final da matéria, será possível ver alguns dos títulos que integram a coleção.

Como parte da celebração, a Netflix também anunciou parceria com Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico, para o desenvolvimento do filme Vicentina Pede Desculpas

“Gabriel é um cineasta visionário cujo trabalho reflete profundamente a autenticidade e a diversidade da cultura brasileira. Esta colaboração representa mais um passo significativo no nosso compromisso contínuo em apoiar o cinema local e levar histórias brasileiras autênticas para uma audiência tão ampla", disse o Diretor de Filmes da Netflix no Brasil, Gabriel Gurman.

Como parte desse compromisso, a Netflix também anunciou recentemente o desenvolvimento de dois novos filmes: Caramelo, que tem como estrela um dos maiores ícones da cultura brasileira, o vira-lata caramelo; e uma adaptação literária de O Diário de Um Mago, clássico de Paulo Coelho. 

Ainda este ano, chega também ao serviço o filme Saudade Fez Morada Aqui Dentro, do diretor Haroldo Borges, filme ganhador do Prêmio Netflix na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2023. 

"Aspiramos ser o lar de uma variedade de filmes brasileiros de qualidade para as mais diversas audiências. Nossa oferta deve representar todo o potencial criativo, riqueza e diversidade do cinema nacional e contribuir para a formação de um público apreciador de filmes feitos no Brasil.", reforçou Gabriel.

Max

Também participa da festa a Max, que selecionou conceituadas produções nacionais para o público maratonar essa semana. Já está no ar na plataforma a coleção Feitos No Brasil que destaca algumas das histórias mais fascinantes já realizadas localmente e reúne 28 filmes brasileiros.

Entre eles estão, Bingo: O Rei das Manhãs, Através da Sombra, Ninguém é de Ninguém, Capitães de Areia, Deserto Particular e Jean Charles.

Também integram a coleção,  #partiufama: Cancelados no Amor; 2 Coelhos; A Casa Da Mãe Joana 1; A Casa Da Mãe Joana 2; A Comédia Divina; A Estrada 47; Beira-Mar; Ela Disse, Ele Disse; Eu Não Faço A Menor Ideia Do Que Eu Tô Fazendo Com A Minha Vida; Evidências Do Amor; Gosto Se Discute, Júpiter, Loucas E Santas, Me Tira Da Mira, O Amor Dá Voltas, O Faixa Preta: A Verdadeira História De Fernando Tererê, O Menino Da Porteira, O Novelo, Procura-Se, S.O.S Mulheres Ao Mar 2, Sai De Baixo: O Filme e Bruna Surfistinha.

Cinemas

Também nos cinemas se destacam os filmes nacionais que estão em cartaz, alguns deles são Mallandro - O Errado que Deu Certo (Downtown/Paris), Avassaladoras 2.0 (Disney), Grande Sertão (Downtown/Paris), 13 Sentimentos (Vitrine), A Hora da Estrela (Vitrine), A Metade de Nós (Pandora), entre outros. 

E também estreiam a partir desta quinta-feira (20), Bandida - A Número Um (Downtown/Paris), Tudo O Que Você Podia Ser (Vitrine), Porto Príncipe (O2 Play) e Salamandra (Pandora).

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Top10 filmes brasileiros no Telecine

  1. Minha Irmã E Eu

  2. Nosso Sonho
  3. Mussum, O Filmis
  4. Tropa De Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro
  5. Os Farofeiros
  6. Minha Mãe É Uma Peça 3
  7. O Auto Da Compadecida
  8. Tô Ryca! 2
  9. Alemão 2
  10. Minha Vida Em Marte

 

Confira abaixo alguns dos filmes que fazem parte da seleção da Netflix:

Sem Coração (2023, dir. Nara Normande, Tião)

Diálogos com Ruth de Souza (2024, dir. Juliana Vicente)

Apaixonada (2023, dir. Natalia Warth)

Central do Brasil (1998, dir. Walter Salles)

São Paulo, Sociedade Anônima (1965, dir. Luís Sérgio Person)

Rio, 40 Graus (1955, dir. Nelson Pereira dos Santos)

Vidas Secas (1963, dir. Nelson Pereira dos Santos)

Jogo de Cena (2007, dir. Eduardo Coutinho)

Terra Estrangeira (1995, dir. Daniela Thomas, Walter Salles)

Mutum (2007, dir. Sandra Kogut)

Santo Forte (1999, dir. Eduardo Coutinho)

A Luz do Tom (2013, dir. Nelson Pereira dos Santos)

Uma Noite em 67 (2010, dir. Renato Terra, Ricardo Calil)

A Ostra e o Vento (1997, dir. Walter Lima Jr.)

As Canções (2011, dir. Eduardo Coutinho)

Últimas Conversas (2015, dir. Eduardo Coutinho)

Pacarrete (2020, dir. Allan Deberton)

Filhos de João: O Admirável Mundo Novo Baiano (2009, dir. Henrique Dantas)

Mamonas Pra Sempre (2009, dir. Cláudio Kahns)

No Intenso Agora (2017, dir. João Moreira Salles

Aquarius (2016, dir. Kleber Mendonça Filho)

A Dama do Lotação (1978, dir. Neville d'Almeida) - disponível em 20 de junho

 

Compartilhe:

  • 1 medalha