Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Film Commission

18 Junho 2024 | Redação

Rio de Janeiro é a terceira cidade no mundo mais buscada por cineastas para locações

Capital carioca se aproxima do número de 8 mil diárias em 2023 e supera Paris, perdendo apenas para Angeles e Madrid

Compartilhe:

(Foto: RioFilme)

A Rio Film Commission, departamento da RioFilme – órgão da Secretaria Municipal de Cultura que atende às produções que filmam no município - divulgou um relatório que apontou o Rio de Janeiro como a terceira cidade do mundo mais buscada para locações de filmes, superando, por exemplo, Paris. No total foram 7.885 diárias em 2023 contra 7,4 mil da capital francesa. As cidades líderes do ranking são Los Angeles e Madrid. As informações são do Estadão, Folha de São Paulo e Tela Viva.



De acordo com o relatório, a cada dia pelo menos 21 sets de filmagem estavam trabalhando no Rio de Janeiro. Os pontos favoritos para filmagens são as praias de Copacabana e Ipanema, seguidas de Leme e Grumari e, além disso, entre as produções internacionais, 26 solicitaram locação na cidade no último ano, rendendo 258 diárias no total.

A capital carioca ficou à frente de São Paulo, que é a maior cidade da América Latina, e ainda foi cenário para algumas das produções paulistas. No último ano foram 88 produções do estado de São Paulo realizadas em locações cariocas, divididas entre séries, longas, novelas, publicidades e realities. Na América Latina a cidade que mais se aproximou do Rio de Janeiro foi a Cidade do México, com 7.876 diárias.

O relatório ainda apontou que o cash rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro) foi um grande incentivo para que a cidade se destacasse no ranking de filmagens mundiais. A política garante que as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.

Como dito anteriormente, foram 26 produções internacionais atendidas pela Rio Film Commission no último ano e, os países que mais filmaram no município foram, por ordem: Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália. Já os endereços mais buscados pelas produções internacionais ficam todos na orla carioca: Avenida Atlântica, com sete produções; Avenida Francisco Bhering (Ipanema), com quatro produções; e Praia do Flamengo, com três.

Entre as diversas produções que tiveram o Rio de Janeiro como destaque estão alguns sucessos internacionais como Godzilla e Kong: O Novo Império (Warner) e Rob Peace, um drama biográfico que conta com Camila Cabello no elenco e estreia nos cinemas dos Estados Unidos em agosto, depois de ter feito sucesso no Festival de Sundance 2024. O cinema nacional obviamente também marcou presença e Minha Irmã e Eu (Paris Filmes), a maior bilheteria nacional pós-pandemia, e o aguardado O Auto da Compadecida 2 (H2O Films), rodaram algumas de suas cenas na cidade carioca.

Em 2022, a título de comparação, foram feitas cerca de 7,5 mil diárias no Rio de Janeiro, mais de três centenas a menos do que o número alcançado em 2023. Neste ano até o momento, a cidade abrigou cerca de 3,5 mil diárias de filmagens.

Após a divulgação dos números, em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes celebrou o fato. “Não é por acaso: fruto de muita política pública e investimento no audiovisual pela Prefeitura através da Rio Filme e da reorganização da Rio Film Comission”, escreveu.

Confira o número de diárias em algumas das principais cidades do mundo em 2023:

  • Los Angeles - 24.873 diárias
  • Madrid - 11.133 diárias
  • Rio de Janeiro - 7.885 diárias
  • Cidade do México - 7.876 diárias
  • Paris - 7.400 diárias
  • São Paulo - 4.895 diárias
  • Lisboa - 1.309 diárias

Compartilhe:

  • 0 medalha