Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema nacional

17 Junho 2024 | Redação

Após premiação em Cannes, longa brasileiro "Baby" será distribuído em mais de 10 países

Filme que levou prêmio de Melhor Ator Revelação em Cannes anunciará distribuição em pelo menos mais três países

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O cinema brasileiro quer conquistar o mundo e o filme Baby (Vitrine Filmes) pode provar. Após sua estreia mundial durante a 63ª Semana da Crítica de Cannes, a produção já tem distribuição confirmada em mais de 10 países, além de convites para participar de 15 festivais de cinema. O sucesso do longa, inclusive, acontece em um momento em que o cinema nacional está em alta. Durante o 15º Show de Inverno, no início deste mês, Rodrigo Saturnino Braga, sócio e diretor do Filme B, revelou que em 2024 os filmes nacionais tiveram um aumento de mais de 1000% no público em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade fechar X

Baby, que conta com direção de Marcelo Caetano e traz nomes como João Pedro Mariano, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer e Cleo Coelho no elenco, também levou o prêmio de Melhor Ator Revelação em Cannes com o ator Ricardo Teodoro. Todo esse sucesso, inclusive, fez o filme ser exaltado na imprensa internacional. O portal The Hollywood Reporter, por exemplo, destacou que o filme explora as complexidades tortuosas e dolorosas do relacionamento entre dois homens "conferindo à história um imediatismo documental especialmente no dinâmico trabalho de câmera nas ruas do centro de São Paulo".

Baby narra a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros. Quando o jovem Wellington (Baby), interpretado por João Pedro Mariano, deixa o Centro de Detenções sem o apoio da família biológica, é acolhido por um garoto de programa, Ronaldo, vivido por Ricardo Teodoro. Priscila (Ana Flavia Cavalcanti), a ex-mulher de Ronaldo e mãe de seu filho, e sua parceira Janaína (Bruna Linzmeyer) abrem as portas de sua casa para que Baby possa se encontrar em uma nova família.

Além da distribuição pela Vitrine Filmes no Brasil, internacionalmente o longa já conta com distribuição nas salas de cinema dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Áustria, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e Holanda. Todos esses acordos foram firmados durante o Marché du Film no Festival de Cannes e, além disso, o Portal Exibidor obteve a informação da distribuição em mais três países, que serão anunciados em breve.

O filme é uma coprodução oficial Brasil-França-Holanda e contou com recursos públicos geridos pela Ancine e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Baby foi produzido com o apoio do Hubert Bals Fund (HBF) do Festival de Roterdã e do Netherlands Film Fund (NFF) e conta com produção da Cup Filmes, Desbun e Plateau Filmes, além de coprodução da Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes.

Compartilhe:

  • 0 medalha