12 Junho 2024 | Renata Vomero
Relatório europeu aborda o impacto cultural e econômico do cinema na região
Estudo foi realizado pela UNIC, CICAE e Europa Cinemas
Compartilhe:
Nesta semana foi divulgado o estudo Box Office and Beyond: The Cultural, Social and Economic Impact of Cinema, realizado pela International Union of Cinemas (UNIC), International Confederation of Arthouse Cinemas (CICAE) e Europa Cinemas. O relatório tem como objetivo apresentar a importância do cinema para a sociedade como um todo. As informações são do próprio relatório e da UNIC.
Publicidade fechar X
O estudo explora o papel fundamental dos cinemas na promoção de diversos filmes e perspectivas, no apoio às comunidades locais e no reforço das conexões sociais, enfatizando a experiência única e insubstituível da tela grande.
Para além disso, a análise serve como um parâmetro e carta de boas-vindas ao novo Parlamento Europeu, para terem um olhar cuidadoso com a indústria cinematográfica, que soma mais de 40 mil salas em 12,3 mil cinemas nos principais países da região, bem como emprega mais de 100 mil pessoas.
Apenas em 2023, houve uma venda de quase 1 bilhão de ingressos, ainda abaixo dos 1,36 bilhão do fenomenal ano de 2019. No entanto, 2023 foi o maior sucesso de público desde a pandemia, com os anos anteriores não chegando nem a 800 milhões de ingressos. Também cresceu o número de ingressos voltados a filmes locais e não estrangeiros.
“Este relatório conjunto destaca o que torna os cinemas europeus tão especiais e únicos. Num cenário incrivelmente diversificado, dos multiplexes às salas individuais, dos cinemas municipais aos independentes, todos se esforçam constantemente para inovar e levar o melhor ao público. Queridos centros comunitários e culturais, os cinemas europeus também impulsionam as economias locais e proporcionam empregos locais. Queremos dar as boas-vindas aos novos membros do Parlamento Europeu e esperamos que apoiem os cinemas para continuarem a fazer o que fazem de melhor – trazer grandes histórias para a tela grande e criar memórias fantásticas às audiências”, disse Laura Houlgatte , CEO da UNIC, no comunicado oficial.
Outro dado interessante é a convergência entre o cinema e o VOD ou outros tipos de entretenimento doméstico, inclusive, incluindo a pirataria. Na análise, constatou-se que o frequentador de cinema também é maior consumidor destes tipos de entretenimento em casa, ao contrário do não-frequentador. No caso do streaming, por exemplo (SVOD), a porcentagem de consumidores que são frequentadores de cinema chega a 90%, enquanto a de não-frequentadores fica abaixo de 80%.
O relatório completo (em inglês) pode ser acessado pelo link.
Compartilhe:
- 0 medalha