21 Maio 2024 | Redação
Cinépolis terá novo presidente no Brasil após quase dez anos
Luiz Gonzaga de Luca deixará a presidência da rede de cinemas no Brasil e cargo deverá ser ocupado por Pablo Billard à partir de julho
Compartilhe:
Após nove anos à frente da presidência da Cinépolis no Brasil, Luiz Gonzaga de Luca deixará de ocupar o cargo na rede de cinemas multinacional no dia 30 de junho. Em seu lugar, deverá assumir Pablo Billard, que atualmente é presidente da Cinépolis Indonésia. De acordo com a própria Cinépolis, as mudanças “ocorrerão nos próximos dias”.
Publicidade fechar X
O anúncio de Gonzaga como presidente da Cinépolis Brasil foi feito em abril de 2015 e, agora, o executivo chegou a um acordo para se aposentar no final do próximo mês. Com cerca de 50 anos de experiência no mercado, sendo os últimos 14 dedicados à Cinépolis, Gonzaga também já atuou em empresas como Embrafilme e Grupo Severiano Ribeiro. Dentro da exibidora mexicana, o executivo começou sua trajetória em 2010, quando foi contratado para fazer parte da diretoria da organização.
Na presidência da Cinépolis Brasil, ele, que é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, possui um Doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes - ECA da Universidade de São Paulo - USP, e um Doutorado em Cinema Digital, levou a empresa ao segundo lugar no ranking de exibição brasileira.
“É com grande emoção que anunciamos a aposentadoria de Luiz Gonzaga Assis De Luca, que está conosco como Diretor Estatutário desde 2010 e que lidera a filial brasileira desde 2015. Reconhecido pelo mercado cinematográfico como um dos principais nomes da exibição cinematográfica, Luiz Gonzaga foi crucial no desenvolvimento, expansão e construção dos cinemas da Cinépolis Brasil, sendo um partícipe fundamental do crescimento da empresa, que hoje é a segunda maior operadora de cinemas no país. Também desejamos que Luiz Gonzaga Assis de Luca aproveite sua aposentadoria e, aproveitamos a oportunidade para dar as boas-vindas a Pablo Billard como novo Country Manager Brasil, desejando-lhe todo o sucesso nesta nova fase de sua carreira”, destacou a empresa em comunicado oficial.
Pablo Billard, que deverá assumir o cargo, foi diretor de operações da Cinépolis Brasil desde 2013 e, em 2022, tomou a decisão de encarar o desafio de assumir a presidência da Cinépolis Indonésia. Sua trajetória dentro da empresa, entretanto, começou ainda em 2004, quando foi convidado pela Cinépolis para ser o gerente do primeiro cinema que abriram no Panamá.
Sua trajetória no mercado de trabalho começou em 1998, ainda com 18 anos, quando passou a atuar como atendente de uma loja da Blockbuster. A partir daí passou pelas funções de gerente da loja, depois gerente de operações, marketing e compras para as 22 lojas do país. Depois de sua experiência na Cinépolis em 2004, Billard teve experiências em outros mercados, como gerente de operações da Nike na América Central, até voltar à Cinépolis em 2010, desta vez para ajudar a rede a iniciar suas operações no Brasil.
"Foi bem desafiador, ainda lembro do primeiro ano, indo de uma cidade a outra abrir cinemas e montando os processos e bases que até hoje nos ajudam a chegar onde a empresa está no Brasil", relembrou o executivo em entrevista ao Portal Exibidor no ano de 2019.
Agora, o novo desafio do executivo já tem data marcada e será (novamente) à frente da segunda maior operadora de cinemas do Brasil, com mais de 50 salas, incluindo o Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, que já foi eleito sete vezes o melhor cinema da capital paulista pelo Guia da Folha de S.Paulo. Por fim, a Cinépolis também confirmou em comunicado que a nova gestão terá início em 1º de julho de 2024.
“Pablo Billard participou da gestão da Cinépolis Brasil como Diretor de Operações desde a constituição da empresa no país e, desde 2022, como Country Manager da Cinépolis na Indonésia. Sua carreira inclui contribuições significativas como Gerente de Operações da Blockbuster no Panamá. Ingressou na Cinépolis como Gerente de Operações na América Central e foi convidado para o ousado projeto de estabelecimento da Cinépolis no Brasil, onde assumiu a posição de Gerente de Operações desde o início da empresa. Seu sucesso nas operações levou-o a ser promovido à posição de Country Manager na Indonésia em 2022. A posse do novo Country Manager ocorrerá em 1º de julho de 2024”, afirmou em nota enviada ao Portal Exibidor.
Compartilhe:
- 0 medalha