03 Maio 2024 | Gabryella Garcia
Com forte campanha de marketing, Disney espera vender mais de 3 milhões de ingressos com "Planeta dos Macacos"
Pesquisas mostram que público da franquia é geracional, indo de pessoas de 79 até 14 anos, e expectativa é superar o público da última produção, lançada em 2017
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Após os cinemas brasileiros registrarem seus piores públicos de 2024 nos dois últimos finais de semana, o início da temporada de verão na América do Norte, acompanhada do lançamento de grandes produções, traz um horizonte de otimismo para os exibidores. Uma das grandes apostas é Planeta dos Macacos: O Reinado, que chega aos cinemas no dia 9 de maio e, se depender das expectativas da Disney, os ventos voltarão a ser favoráveis para o mercado. Em uma cabine realizada para exibidores ontem (2) em São Paulo, a distribuidora apresentou sua campanha de marketing para o filme e projetou a venda de mais de 3 milhões de ingressos no Brasil.
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Thiago Pelli, Gerente de Distribuição da Disney no Brasil, destacou que apesar de a franquia ter grande identificação com um público mais maduro, uma pesquisa recente feita pela área de consumo e insights da Disney no Brasil apontou que Planeta dos Macacos é um filme geracional, que desperta o interesse desde os boomers, que são pessoas nascidas entre os anos de 1945 e 1964, até a chamada Geração Z, que são pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010.
"Essa franquia começou com livros na década de 60, teve quatro filmes, série de TV, série animada e um filme em 2001 com Tim Burton. É uma franquia que pegou muitas gerações e por isso ela sempre chega tão forte aos cinemas. Nos últimos dois filmes, Planeta dos Macacos: O Confronto, vendeu mais de 4 milhões de ingressos, e Planeta dos Macacos: A Guerra, vendeu quase 3 milhões. É uma franquia muito forte e a gente entende que vai continuar sendo muito forte", destacou.
A alta expectativa, aliás, encontra sua base também em dados e números. Em uma pesquisa feita pela própria Disney, Planeta dos Macacos foi a franquia mais citada e com maior interesse em ser assistida pelos entrevistados. O estudo foi feito um mês atrás e o filme despertou mais interesse do que outras grandes apostas como Divertida Mente 2 e Deadpool.
"O interesse é muito alto e 40% dos entrevistados indicaram que querem assistir Planeta dos Macacos: O Reinado. Esse interesse tem muito a ver com a campanha que está sendo feita e que começou muito cedo com a pré-venda, que teve um efeito fenomenal e tem impacto no resultado da pesquisa e do próprio awareness (medida em que uma marca é reconhecida por clientes potenciais) e tracking (avaliação de parâmetros de lançamento, analisando evoluções de expectativa e potencial) do filme. O tracking está em níveis altíssimos e a próxima coisa que teremos parecido com isso no calendário é Divertida Mente 2. Estamos com um tracking no nível Marvel e 74% das pessoas conhecem o filme, 19% delas falam do filme espontaneamente, o que é muito alto, e 12% dessas pessoas dizem que Planeta dos Macacos: O Reinado é o filme que elas mais querem ver", explicou o executivo.
Antes de entrar nos detalhes da campanha, que teve seu pontapé inicial durante o Big Brother Brasil, programa de maior audiência da TV brasileira, Pelli ainda falou sobre a expectativa de público para a nova produção. "Os números apontam para a gente que estes são resultados de grandes blockbusters e de filmes gigantes que a gente já lançou. Estamos muito confiantes nesse filme e na campanha dele. Trabalhamos muito e acreditamos que o filme vai superar a marca de 3 milhões de ingressos e vai bater o anterior, que vendeu 2,7 milhões. Com certeza vai ser um grande sucesso", finalizou.
O novo filme é ambientado após o reinado de César, em um mundo em que os macacos são a espécie dominante e vivem harmoniosamente enquanto os humanos foram reduzidos às sombras. Mas, à medida que um novo líder vai construindo seu império, um jovem macaco que perdeu seu pai inicia uma jornada angustiante que o levará a questionar tudo o que sabia sobre o passado e a fazer escolhas que definirão um novo futuro para humanos, e também para os macacos.
Em sete semanas de divulgação massiva do novo filme, a Disney destacou que o resultado foi de 450 milhões de impactos, tanto em divulgações digitais, quanto em investimento em mídias OOH. Além do lançamento da campanha de marketing durante o Big Brother Brasil, o programa também contou com uma festa temática e exclusiva de Planeta dos Macacos: O Reinado, que teve a cobertura ao vivo de influenciadores que somam quase 20 milhões de seguidores. Além disso, uma campanha digital feita no portal globo.com teve um impacto de 14 milhões.
Ainda na campanha de marketing digital, a presença nas redes sociais dos exibidores gerou um impacto de 17 milhões, e foram feitas parcerias com grandes influenciadores, como Foquinha, que possui 1,2 milhão de seguidores, durante a cobertura da CCXP México, que acontece entre hoje e domingo (5). Além disso, o elenco do filme também estará presente no evento, que contará com a cobertura de diversos veículos brasileiros como Omelete, Jovem Nerd, AdoroCinema e CinePop.
Por fim, a Disney também promoveu uma sessão de pré-estreia que contou com diversos influenciadores e veículos de imprensa e, saindo da campanha digital, o investimento em mídias OOH esteve presente em mobiliários urbanos de grandes capitais, em diversos formatos, inclusive digitais e, no Rio de Janeiro, por exemplo, foi instalado um painel exclusivo do filme na Gávea. Em relação aos exibidores, além das campanhas de pré-venda, foram feitas parcerias que disponibilizaram painéis digitais de O Planeta dos Macacos durante o lançamento de Godzilla e Kong: O Novo Império (Warner), e também photo opp e baldes de pipoca com assets do filme.
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