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29 Abril 2024 | Redação

Com folga, "Guerra Civil" mantém liderança na bilheteria nacional, mas Brasil registra o pior público desde 2022

Público nos cinemas brasileiros ficou abaixo dos 700 mil espectadores pela primeira vez desde agosto de 2022, quando o público total foi de apenas 556 mil

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(Foto: Divulgação)

O final de semana, sem dúvidas, não vai deixar saudades para os exibidores brasileiros. Apesar de Guerra Civil (Diamond Films), estrelado por Wagner Moura, ter garantido com certa folga o topo da bilheteria nacional, o público total de 699,27 mil espectadores foi o pior registrado nos cinemas brasileiros desde 2022, quando entre os dias 25 e 28 de agosto, apenas 556,86 mil pessoas compareceram às salas escuras do país. Agora, os exibidores tentam olhar para o futuro e vislumbrar dias melhores com o início da temporada de verão na América do Norte na próxima semana, e o lançamento de grandes produções. Os dados são da Comscore.

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Após se tornar a maior estreia da A24 no Brasil no último final de semana, Guerra Civil novamente fez a sua parte e conseguiu um público de 198,04 mil espectadores, mas o desempenho não foi suficiente para evitar que o Brasil registrasse seu pior público no ano pelo segundo final de semana consecutivo. Para efeito de comparação, o pior público em todo o ano de 2023 foi no final de semana entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, quando um total de 710,5 mil ingressos foram vendidos.

Neste ano, os piores públicos registrados até então foram no último final de semana, quando 878,3 mil ingressos foram vendidos e no final de semana do carnaval, ainda no mês de fevereiro, quando foram vendidos 864 mil ingressos se desconsiderarmos o feriado cheio e foram levados em consideração apenas os ingressos vendidos durante o final de semana.

Além de Guerra Civil, apenas Godzilla e Kong: O Novo Império (Warner) conseguiu superar a barreira dos 100 mil ingressos vendidos. Outro destaque, apesar dos números abaixo das expectativas em um contexto geral, foi novamente a presença de um filme brasileiro entre os mais assistidos, com Os Farofeiros 2 (Downtown/Paris) e também Evidências do Amor (Warner), que, apesar de ser brasileiro, não é considerado um filme nacional pela Ancine. Vale destacar que apenas um final de semana de 2024 não teve nenhuma produção brasileira entre as dez mais assistidas.

E, se no Brasil, o final de semana não deu muitos motivos para os exibidores comemorarem, na América do Norte o cenário não foi diferente. Apesar de Rivais (Warner) atingir as expectativas ao arrecadar US$ 15,01 milhões para liderar as bilheterias, o último final de semana de abril se mostrou sombrio para os donos de cinema com mais um final de semana abaixo de US$ 70 milhões, arrecadando "apenas" US$ 65 milhões no total.

No cenário global tivemos uma surpresa, trazendo um filme diferente no topo das bilheterias em cada um dos cenários analisados. Direto da Coréia do Sul, The Roundup: Punishment desbancou os favoritos hollywoodianos para ficar na liderança com US$ 24,36 milhões. Outros destaques no cenário global foram duas produções da Warner: Godzilla e Kong: O Novo Império e Duna: Parte Dois, que ultrapassaram a marca de US$ 500 milhões e US$ 700 milhões, respectivamente. Outro destaque ficou por conta de Kung Fu Panda 4 (Universal), que também superou a marca de US$ 500 milhões nas bilheterias globais e se tornou apenas apenas a quarta animação a romper essa barreira desde de 2020, atrás Super Mario Bros - O Filme (Universal) (US$ 1,4 bilhão), Minions 2: A Origem de Gru (Universal) (US$ 943 milhões), e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony) (US$ 691 milhões).

Brasil

No Brasil, como dito anteriormente, este foi o final de semana que registrou o pior público do ano, com um total de 699,27 mil ingressos vendidos para uma renda de R$ 15,61 milhões. Os 198,04 mil espectadores de Guerra Civil foram suficientes para fazer o filme chegar a um acumulado de 585,25 mil e ficar bem à frente dos outros dois filmes que completam o pódio, que nem se tiverem seus públicos somados alcançam o filme que conta com Wagner Moura, Kirsten Dunst e Cailee Spaeny no elenco. Godzilla e Kong e Kung Fu Panda 4 levaram respectivamente 100,24 mil e 90,41 mil pessoas aos cinemas e ambas as produções ultrapassaram a marca de 2 milhões de espectadores no acumulado nos cinemas brasileiros.

Na sequência aparece Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (Sony) que conseguiu levar 62,89 mil espectadores para as salas escuras e foi seguido por duas estreias, Rivais, que conseguiu um público de 45,97 mil, e a animação Spy X Family Código: Branco (Sony), que fechou o final de semana com 38,85 mil.

Fechando o ranking dos filmes mais assistidos, aparecem Evidências do Amor, com 25,59 mil ingressos vendidos, a abertura do terror Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2 (Imagem Filmes), que conseguiu um público de 24,18 mil, Abigail (Universal), que foi mais um terror que se colocou entre os mais assistidos com 20,35 mil, e Os Farofeiros 2, que com os 17,57 mil ingressos vendidos durante o final de semana em sua oitava semana de exibição se consolida cada vez mais como um dos grandes sucessos nacionais do ano e se aproxima da marca de 2 milhões de público, com um total acumulado de 1,86 milhão até o momento.

América do Norte

Zendaya bem que tentou salvar o final de semana dos exibidores na América do Norte e cumpriu as expectativas com uma arrecadação de US$ 15,01 milhões para Rivais em sua estreia. O filme, inclusive, se tornou a segunda maior abertura doméstica de um filme com classificação indicativa a partir de 18 anos, ficando apenas atrás de Não Se Preocupe, Querida (Warner), que conseguiu uma estreia de US$ 19 milhões em 2022. Esse resultado, inclusive, fez o filme ter uma abertura melhor do que Casa Gucci (Universal) e AIR: A História Por Trás do Logo (Warner) que conseguiram fazer algo em torno de US$ 14 milhões.

O filme que foi majoritariamente assistido por um público jovem, em que  76% dos espectadores tinham menos de 35 anos, e feminino, com as mulheres sendo responsáveis por 58% dos ingressos vendidos, também rendeu ao diretor Luca Guadagnino sua segunda maior abertura no mercado doméstica, ficando atrás apenas de Me Chame pelo seu Nome (Sony), que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2018.

O segundo lugar ficou com Unsung Hero (Lionsgate), que ainda não tem distribuidora no Brasil, e arrecadou US$ 7,75 milhões com a trama que narra a história de uma família de músicos cristãos. Fechando o pódio aparece Godzilla e Kong, que com uma boa sustentação conseguiu US$ 7,2 milhões e ficou pouco à frente de Guerra Civil, que arrecadou US$ 7 milhões.

Sem grandes surpresas ou destaques, aparecem na sequência das maiores bilheterias da América do Norte no final de semana Abigail (US$ 5,25 milhões), The Ministry of Ungentlemanly Warfare (US$ 3,86 milhões), que é protagonizado por Henry Cavill e ainda não tem data para chegar aos cinemas brasileiros, Kung Fu Panda 4 (US$ 3,55 milhões), Ghostbusters (US$ 3,25 milhões), Duna: Parte Dois (US$ 1,98 milhão) e a estreia de Contra o Mundo (Downtown/Paris).

Global

Na bilheteria global o sul coreano The Roundup: Punishment foi o grande campeão com uma arrecadação total de US$ 24,36 milhões que foi suficiente para superar Rivais, por muito pouco, com o filme protagonizado por Zendaya conseguindo US$ 24,01 milhões. O filme, coreano, inclusive, é o quarto de uma franquia de ação policial e, apenas no mercado interno, arrecadou US$ 20,9 milhões. Completando o ranking está o confronto entre kaijus Godzilla e Kong, que fez US$ 22,1 milhões em bilheterias.

Na sequência aparecem Kung Fu Panda 4 (US$ 15,23 milhões), Guerra Civil (US$ 15,1 milhões) e O Dublê (Universal), que fez sua estreia em 38 mercados e conseguiu arrecadar US$ 8,65 milhões, sendo a Austrália o país com a maior bilheteria para o filme estrelado por Ryan Gosling, com US$ 2,9 milhões.

Por fim, e fechando o ranking temos Ghostbusters (US$ 8,25 milhões), Abigail (US$ 7,87 milhões), o japonês Detective Conan: The Million Dollar Pentagram (US$ 7,87 milhões) e Unsung Hero (US$ 7,75 milhões).

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