25 Abril 2024 | Yuri Codogno
Oscar anuncia que filmes deverão estrear em mais territórios para estarem aptos à elegibilidade
Quem sai perdendo são os streamings, que agora precisarão estender a janela de exibição
Compartilhe:
A 97ª edição do Oscar já tem data marcada e acontecerá no dia 2 de março de 2025, mas pouco tempo após a cerimônia de 2024 encerrar, o conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novas regras de premiação. A maior delas está em quantos territórios os filmes elegíveis precisarão ser exibidos. As informações são dos portais Hollywood Reporter, Deadline e IndieWire.
Publicidade fechar X
As mudanças visam fortalecer a exibição cinematográfica, uma vez que a cada ano estamos mais afastados da pandemia. Assim como nas edições anteriores, os filmes elegíveis para concorrer ao Oscar precisarão ser lançados em 2024.
A primeira grande mudança é que os filmes só podem se eleger para concorrer à categoria principal se forem exibidos por uma semana em um cinema tradicional de Los Angeles, Nova York, São Francisco, Chicago, Atlanta ou na recém adicionada Dallas-Fort Worth. Agora, os cinemas drive-in não são mais um meio de qualificação para a elegibilidade ao Oscar.
Adicionam-se à medida anterior, outras cinco importantes regras:
- Exibição nos cinemas de pelo menos sete dias, consecutivos ou não consecutivos. Essa exibição deve acontecer em pelo menos dez dos 50 principais mercados dos EUA, no máximo 45 dias após o lançamento inicial em 2024;
- Os planos de lançamento de filmes no final do ano devem incluir uma janela de exibição ampliada planejada, conforme descrito acima, a ser concluída até 24 de janeiro de 2025;
- Para filmes do final do ano que serão exibidos até janeiro, a medida passará a valer somente no ano que vem. A partir de 10 de outubro de 2025, os distribuidores deverão enviar planos de lançamento à Academia para verificação;
- Lançamentos em territórios não estadunidenses podem contar para dois dos dez mercados qualificativos. Isso significa que, ao avaliar o desempenho de um filme em diferentes mercados, os lançamentos fora dos Estados Unidos podem ser considerados em dois dos dez critérios de avaliação.
- Mercados qualificados fora dos EUA incluem os 15 principais mercados internacionais de cinema, além do território de origem do filme, definindo os mercados não americanos que são elegíveis para a contagem mencionada no item anterior. Isso significa que os lançamentos em determinados mercados internacionais e no país de origem do filme são considerados importantes para avaliar o desempenho global do filme.
Além disso, desde já os longas-metragens de animação apresentados por um país fora dos EUA para elegibilidade na corrida ao Oscar de Melhor Filme Internacional também serão elegíveis para consideração na categoria de Melhor Animação, desde que os requisitos de elegibilidade descritos para ambas as categorias sejam atendidos. Vale lembrar que, para concorrer a Melhor Filme Internacional, há uma nova data-limite: o filme deve ter sido lançado entre 1 de novembro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
Como ficou evidente, quem mais saiu perdendo foram as produções originais de streamings, que agora precisarão ser exibidas em mais territórios. Claro que a regra vale para todos os filmes, mas os que já foram planejados para os cinemas encontram mais facilidade para se adequar às novas regras, visto que teoricamente já faria parte da campanha ter um lançamento mais amplo.
Outras mudanças técnicas também foram abordadas. Uma delas é para os compositores de Melhor Trilha Original, visto que a categoria contará com 20 filmes na lista inicial, cinco a mais do que os 15 que eram válidos até a edição passada. Além disso, até três compositores poderão agora receber estatuetas individuais para esse prêmio, se for demonstrado que todos contribuíram totalmente para a composição. Antes, três compositores eram obrigados a se inscrever como um só.
Algo que deve impactar é a mudança nas categorias de roteiro. Agora, para serem considerados para o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado/Melhor Roteiro Original, os roteiristas serão obrigados a fornecer um roteiro final de filmagem - não mais o roteiro após modificações realizadas pela produção e diretores.
Compartilhe:
- 1 medalha