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17 Abril 2024 | Redação

Embalada pelo crescimento das bilheterias globais em 2023, Ingresso.com registra aumento de 25% em vendas na plataforma

Empresa aposta na utilização de dados com inteligência para antecipar tendências em 2024 e aumentar ainda mais a venda de ingressos para os cinemas brasileiros

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(Foto: Divulgação)

Em 2023 os cinemas de todo o mundo, inclusive do Brasil, lutaram para recuperar os bons números que apresentavam antes da pandemia e, mesmo diante das greves de Hollywood, o resultado foi positivo. Se compararmos os números do último ano com o ano anterior, a bilheteria global atingiu a marca de US$ 33,9 bilhões no ano passado, o que representa um aumento de 30,5% de acordo com dados do Gower Street Analytics. No Brasil, houve um aumento de 19,7% no número de ingressos vendidos, além da melhora na renda em 17,5% e 1,6% a mais de salas abertas. As informações são do anuário da Ancine, através do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA). E, nesse cenário, a Ingresso.com, maior tiqueteira de cinema do país, registrou um crescimento de 25% em vendas na plataforma.

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Para Mauro Gonzalez, Diretor de Negócios da empresa, o último ano foi bastante positivo e o público mostrou uma certa preferência por produções originais. O executivo destacou que Barbie (Warner) e todo o buzz gerado em torno do filme também mostraram aos estúdios de cinema que movimentações que acontecem fora das salas também podem refletir em números positivos nas bilheterias.

"A leitura da expectativa do público e a participação ativa nas redes sociais levou à inusitada união de Barbie e Oppenheimer, e temos números robustos para comprovar que a 'brincadeira' Barbieheimmer acabou por alavancar as bilheterias de ambos os filmes. As avaliações do público começam muito antes das estreias, e este ano pudemos perceber que os estúdios estiveram mais atentos às movimentações nas redes", disse em entrevista ao Portal Exibidor.

Essa atenção aos movimentos, inclusive, levou a Ingresso.com a fazer uma campanha classificada como "assertiva" por Gonzalez na exibição do filme Som da Liberdade (Paris Filmes). Na ocasião, a empresa ofereceu um Vale Promocional no valor de até R$ 100 que dava direito a um par de ingressos para assistir exclusivamente ao filme.

Diante do crescimento de 25% nas vendas na plataforma no último ano, o Diretor de Negócios da empresa afirmou que o objetivo é sempre proporcionar a melhor experiência possível ao cliente e, com essa meta em mente, foram implementados alguns serviços e benefícios para também fidelizar o público.

"Este foi um ano de grandes bilheterias e para que o sucesso das estreias fosse garantido, investimos na atualização da nossa plataforma tecnológica, que suportou volumes recordes de acesso e venda, além de, de quebra, melhorar a experiência dos nossos clientes. Também focamos ainda mais em informações de qualidade para nos tornarmos o espaço mais completo na internet para quem gosta de cinema e acompanha todas as novidades relacionadas ao segmento. O objetivo é ter conteúdo em múltiplas plataformas e estar presente em todo o ciclo de vida dos filmes, impactando o consumidor desde a descoberta até os pontos de contato na jornada de compra", destacou.

Atualmente a Ingresso.com possui 70% de participação no mercado cinematográfico e, para garantir essa fidelização de clientes e empresas, também investe em ações promocionais. "Uma de nossas estratégias para impulsionar esse crescimento é o uso de soluções personalizadas para estabelecer parcerias com marcas, o que chamamos de Vale Promocional. Exemplificando, o voucher proporciona às marcas a capacidade de oferecer descontos ou ingressos como prêmios, permitindo uma ação personalizável de acordo com as preferências de formato, seja fisicamente junto ao produto ou de maneira digital", explicou Gonzalez.

Uma das ações, inclusive, foi feita durante a Semana do Cinema, quando o público total nas salas escuras do país superou a marca de dois milhões de espectadores em um único final de semana. "As parcerias exclusivas com marcas como o PagBank e o próprio Clube UOL fizeram com que tivéssemos uma penetração impressionante durante a Semana do Cinema, já que a junção das promoções fez com que o preço do ingresso na Ingresso.com ficasse imbatível, chegando a custar somente R$2 no período", destacou o executivo.

Ainda na entrevista ao Portal Exibidor, o Diretor de Negócios da Ingresso.com afirmou que o objetivo da empresa em 2024 é ampliar a rede de vantagens que já é oferecida para trazer o público para ainda mais perto do cinema. Além disso, ele também revelou que serão oferecidas novas formas de pagamento, visando ampliar ainda mais as opções de aquisição de ingressos pelo público.

"Nossos objetivos são perceber a expectativa do público e abraçar iniciativas que incentivem a ida ao cinema como as promoções com entrega de prêmios, campanhas de Vale Promocional, vantagens exclusivas com a assinatura do Clube UOL e promoções de preço agressivas com divulgação ampla como a Semana do Cinema são iniciativas fundamentais para que as bilheterias de 2024 continuem a surpreender", disse.

Por fim, Gonzalez também apontou como grande desafio para o ano de 2024 a necessidade de fazer uma análise de dados qualificada, com o uso de inteligência, para conseguir expandir uma visão do mercado cinematográfico brasileiro e antecipar as necessidades e vontades do público. "Assim, vamos fornecer informações mais assertivas sobre as expectativas para as estreias para os exibidores e distribuidores, que fazem o nosso negócio girar", encerrou

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