05 Abril 2024 | Yuri Codogno
Cinemark apresenta novo Cinemark Club: "Essa é a beleza de um plano de fidelidade"
Portal Exibidor também conversou com Vinicius Porto, diretor de marketing da rede
Compartilhe:
A Cinemark, uma das principais redes de exibição que atua no Brasil, com 627 salas distribuídas em 86 complexos, lançou a reformulação do Cinemark Club, seu plano de fidelidade, trazendo novos benefícios para os assinantes. O Portal Exibidor compareceu ontem (4) ao evento, no shopping Iguatemi, em São Paulo, que apresentou as novidades e também exibiu com antecedência Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (Sony), que estreia oficialmente em 11 de abril.
Publicidade fechar X
Além disso, conversamos com Vinicius Porto, diretor de marketing da Cinemark, que contou mais sobre o histórico do plano de fidelidade e as novidades da reformulação.
“O novo Cinemark Club mostra que a Cinemark está pronta para se conectar aos diferentes perfis de clientes e é capaz de oferecer a melhor versão do seu programa, seja do ponto de vista de comportamento e hábito de consumo, como também financeiro, com uma solução que caiba em todos os bolsos. O novo momento do Club ainda atualiza a oferta de descontos, prêmios e oferece ainda mais benefícios”, explicou.
São três opções disponíveis:
- - Plano Fan funciona mediante a um pagamento anual, resultando em um ingresso para ser usado nos próximos 12 meses em sessões 2D, 3D e salas XD. O valor do plano varia entre R$ 16,90 (para utilizar o ingresso de segunda-feira a quinta-feira) e R$ 26,90 (para usar em qualquer dia da semana). Esse último pode ser adquirido por R$ 23,90 para quem assinar até 4 de maio;
- - Plano Plus dá direito a dois ingressos 2D por mês para qualquer dia da semana, com validade de 90 dias para cada ticket. Além disso, o cliente tem direito a 20% de desconto em snacks selecionados, combo pequeno de pipoca e refri grátis no mês de aniversário e, para cada ingresso adicional comprado de segunda a quinta, tem 50% de desconto. O valor é de R$ 33,90 mensais;
- - Plano Black garante dois ingressos 2D, 3D ou XD por mês, em qualquer dia da semana, também com 90 dias de validade. Dá direito a 25% de desconto em snacks selecionados, combo médio de pipoca e refri grátis no mês de aniversário e, para ingressos adicionais a qualquer dia da semana, 50% de desconto. Custa R$ 38,90 por mês.
Vale citar que assinantes dos três planos ganham pontos que podem ser trocados por produtos. A cada R$ 1 gasto em compras na Cinemark (online ou dentro dos complexos), o cliente ganha dois pontos. Para as compras presenciais, é necessário informar o CPF, e as mensalidades do Club também rendem pontos.
“Com este novo momento do Club, conseguimos nos debruçar nos diferentes perfis de consumo e experiência do nosso público. O desejo é que cada vez mais, pautados na nossa inteligência de dados, possamos oferecer experiências personalizadas, ao ponto de entender, por exemplo, a sugestão do filme que possivelmente aquele cliente mais gosta, o horário mais conveniente de sessão e com a sugestão de acompanhamentos do snack bar que farão suas sessões ainda mais especiais”, disse Vinicius.
Apesar de ter estreado no Brasil em 2022, os planos de lançar o Cinemark Club no país começaram antes da pandemia, quando Vingadores: Ultimato (Disney) ainda estava em cartaz, em 2019. Nesse momento, a rede Cinemark já possuía programas de fidelidade similares com números expressivos em outros países, como nos Estados Unidos, onde existe há mais de 10 anos e tem mais de um milhão de membros ativos, e também na Argentina
“O Cinemark Club já nasceu como o primeiro programa de fidelidade de cinema do país e o único no formato apresentado (em que, mediante o pagamento de um valor mensal, o espectador tem direito a entradas de cinema, desconto na pipoca e acúmulo de pontos). É uma iniciativa inovadora que também atende a um desejo antigo dos nossos clientes. Este primeiro formato já surgiu baseado no estudo do nosso público, dos desejos e análise de mercado”, explicou.
No início do programa, em 2022, o programa de fidelidade já oferecia dois ingressos 2D por mês e outras ofertas (semelhante ao Plano Plus), enquanto em maio de 2023 chegou o Plano Black. Além desses, havia também o Meu Cinemark (que foi descontinuado), com oferta parecida ao Plano Fan - que agora é o serviço de entrada do Club. A reformulação do plano de fidelidade, então, uniu todos os programas em um só, fortalecendo a marca Cinemark Club no mercado e atualizando os benefícios de cada opção.
A motivação para reformular se conecta com aprofundamento em dados de consumo e do comportamento dos clientes que a Cinemark faz, possibilitando trabalhar com um mindset “sempre beta”, como o próprio Vinicius definiu. Assim, ao colocar a versão inicial (conhecida pelo termo MVP) em funcionamento ainda em 2022, foi possível entender melhor a própria audiência, possibilitando buscar melhorias e entregar um produto mais alinhado à clientela.
“Realizamos diversos estudos com assinantes do programa e clientes em geral para entender os possíveis pontos de melhoria. Isto nos auxiliou no processo de entender as necessidades do público, colocando-o no centro das decisões para que todos possam viver o cinema do jeito que mais gostam e, desses estudos, nasce a reformulação do Cinemark Club”, detalhou.
Em um cenário mercadológico geral, a empresa entende a importância de fidelizar os clientes - independente do momento em que a indústria se encontra -, criando uma relação de longo prazo. Em 2022, quando o mercado estava em fase inicial de recuperação, planos de fidelidade foram importantes para ajudar nessa retomada e agora, com a exibição nacional cada vez mais próxima dos índices pré-pandêmicos, é um momento de consolidação. Em ambas as situações, é um ganha-ganha para os dois lados.
“A Cinemark, como rede líder de mercado no país, ao trazer o Club no momento de retomada do público aos cinemas, também fez um movimento para contribuir com essa atração de público, afinal apenas com a mensalidade de valor fixo, o assinante já garante ingressos que podem ser usados em qualquer complexo da Cinemark no país. Mais gente no cinema é igual a mais gente com acesso à cultura, arte e entretenimento, que gera mais estímulo para a produção de novos filmes e, com isso, o mercado volta a aquecer”, disse.
Não mais na entrevista exclusiva, mas durante a apresentação ontem ao público, Vinicius resumiu os benefícios do Cinemark Club. “Essa é a beleza de um plano de fidelidade”, em um declaração que serve tanto para os clientes e empresa, mas também para o mercado.
Compartilhe:
- 0 medalha