13 Março 2024 | Redação
Pesquisa mostra que Millennials e Geração Z preferem conteúdos originais às franquias ou remakes
Sucessos recentes de "Barbie" e "Oppenheimer" nos cinemas já mostraram para Hollywood que o caminho é a produção de conteúdo original
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Sucessos recentes de filmes como Barbie (Warner), Super Mario Bros (Universal) e Oppenheimer (Universal) já indicavam uma predileção do público por conteúdos originais nos cinemas. Mas uma nova pesquisa de insights de streaming conduzida pela plataforma de streaming Tubi confirmou as suspeitas: Millennials e Geração Z realmente possuem essa preferência. Os números mostram que 74% desse público prefere assistir conteúdo original em vez de franquias ou remakes. As informações são do IndieWire.
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Vale destacar que Millennials e Geração Z se referem a um recorte de idade. Enquanto Millennials são aquelas pessoas que nasceram após o início da década de 1980 até, aproximadamente, a primeira metade da década de 1990, a chamada Geração Z é composta por pessoas que nasceram entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010.
No último ano, além dos filmes já citados, os sucessos de Som da Liberdade (Paris Filmes) e Five Nights At Freddy´s - O Pesadelo Sem Fim (Universal), ao mesmo tempo em que filmes da Marvel e Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Disney), por exemplo, não desempenharam como o esperado, deram o sinal de alerta para Hollywood ir em busca da originalidade.
Além da preferência por conteúdos originais, a pesquisa também mostrou que 71% dos jovens querem conteúdo produzido por criadores independentes e de pequena escala e querem sentir que estão apoiando diretamente os criadores ao assistir ao filme ou programa. Um percentual quase igual afirma valorizar a diversidade e a representação entre os criadores que povoam o conteúdo nos serviços de streaming, e 89% buscam um catálogo que ofereça uma vasta gama de conteúdos, desde histórias de crimes reais a filmes clássicos de Hollywood e maravilhas de uma temporada.
"Os espectadores estão cada vez mais buscando ideias novas e inovadoras que ultrapassem os limites do que é possível, em vez de versões reformuladas de histórias existentes", disse a plataforma após divulgar o estudo.
Mas, apesar da preferência por conteúdos originais, a pesquisa também mostrou que grande parte do público alimenta um sentimento de nostalgia a partir dos streamings. Quase a totalidade - 96% mais precisamente dos entrevistados - afirmou que consome conteúdos como The Office ou Friends. Além disso, o estudo da Tubi também mostrou que o consumidor não costuma titubear na hora de cancelar um serviço, caso não encontre aquilo que procura. Os números mostram que 99% das famílias dos Estados Unidos assinam pelo menos um serviço de streaming e o gasto médio mensal com essas plataformas e pacotes de TV é de US$ 119,76. Mas, quando não encontram conteúdo de qualidade e com o constante aumento dos preços dos streamings, metade dos entrevistados afirmou que reavalia constantemente se vale a pena manter tantos serviços e um custo alto.
Por fim, a pesquisa que foi realizada entre 22 de dezembro de 2023 e 5 de janeiro de 2024 com 2.503 pessoas também apontou que a maioria dos usuários das plataformas prefere ter sua própria conta do que compartilhar uma conta paga com outra pessoa, até porque os streamings têm adotado uma política combativa contra o compartilhamento de senhas.
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