Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema Nacional

05 Março 2024 | Redação

Japão recebe nesta semana o Festival de Cinema Brasileiro 2024

Seis longas-metragens brasileiros serão exibidos em duas cidades japonesas de 8 a 20 de março

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival de Cinema Brasileiro 2024 acontece a partir desta sexta-feira (8) no Japão, com o cinema brasileiro ganhando uma mostra exclusiva com seis longas-metragens no país asiático. Em um primeiro momento, o evento acontecerá em Tóquio, de 8 a 14 de março, no Eurospace, localizado na região de Shibuya. Em seguida, a mostra segue para Nagoia, onde ocorrerá de 16 a 20 março. As exibições irão contemplar dramas, romances, documentários e biografia, todos com imenso sucesso de público e de crítica no Brasil e no exterior, incluindo várias premiações.

Publicidade fechar X

O Festival de Cinema Brasileiro no Japão 2024 é uma parceria entre a Embaixada do Brasil no Japão, o Instituto Guimarães Rosa e a Linhas Produções Culturais, com apoio, também, do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia. Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais, inclusive, destacou a importância de levar o cinema brasileiro para outros países.

"Acredito que não o cinema seja a arte mais completa para que se entenda a história e a cultura de um país. Levamos sempre uma pequena mostra de nossa diversidade cultural, social, antropológica, artística. O cinema é para mim uma espécie de cápsula do tempo, por onde é possível entender não apenas a história, mas viajar por lugares, conhecer nossa arte e nossa gente. E estou certa que a mostra de filmes que estamos levando irá encantar a todos nas sessões", disse.

Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, que é embaixador do Brasil em Tóquio, comemorou a possibilidade de difundir os filmes em outro território e, além disso, também destacou a qualidade das produções selecionadas: "Esse festival é uma oportunidade singular, tanto para o público japonês quanto para os brasileiros residentes no Japão, para conhecerem a produção cinematográfica brasileira contemporânea. O público será brindado com alguns dos melhores filmes produzidos no Brasil recentemente. Não vai faltar boa música, suspense, drama e emoção".

Os filmes exibidos no festival serão: Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você (O2 Play), Pixinguinha (Downtown), Pureza (Downtown/Paris), Eduardo & Mônica (Downtown/Paris), Saudade Fez Morada Aqui Dentro (Cajuína Audiovisual) e O Clube dos Anjos (Vitrine Filmes).

Elis & Tom, inclusive, será o filme de abertura, no dia 8 de março, em um documentário dirigido por Roberto de Oliveira que mostra os bastidores da gravação do álbum da dupla, gravado em Los Angeles, em 1974. Pixinguinha é uma obra biográfica que retrata momentos marcantes da vida de um dos mais admirados artistas brasileiros, do início de sua carreira aos 14 anos à temporada em Paris com o seu grupo e sua relação com a esposa, além de sua influência no ritmo choro na música brasileira.

Pureza é um drama baseado em fatos que mostra a busca desesperada de uma mãe pelo filho que saiu para trabalhar em um garimpo na Amazônia e não deu mais notícias. O longa é inspirado na vida de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a primeira ação organizada da história do Brasil de combate ao trabalho escravo em todo o território nacional e o filme venceu diversos festivais internacionais colecionando mais de 30 prêmios.

Eduardo & Mônica, por sua vez, mostra o romance de um casal muito diferente, mas que nasceu um para o outro. Eles se apaixonam perdidamente apesar das diferenças culturais, de idade e até de gostos, e o filme tem como protagonista a atriz Alice Braga. Saudade Fez Morada Aqui Dentro é um drama ficcional que mostra a história de um garoto de 15 anos de uma pequena cidade do interior do Brasil que nunca pareceu se importar tanto com a violência e o preconceito gerado pela cultura machista. Mas, ao descobrir uma doença degenerativa, ele precisa aprender a lidar com as diferenças e enxergar a vida com outros olhos. Por fim, O Clube dos Anjos é baseado na obra literária homônima do escritor Luís Fernando Veríssimo e mostra o reencontro de um grupo de amigos que celebra os laços de amizade mas é surpreendido por uma tragédia e um cozinheiro misterioso.

Compartilhe:

  • 0 medalha