15 Janeiro 2013 | Redação
ANCINE divulga números do mercado de cinema em 2012
Sony teve maior market share e união Downtown, Paris e Riofilme liderou os lançamentos nacionais
Compartilhe:
De acordo com o Informe de Acompanhamento de Mercado, divulgado pela ANCINE (Informe Anual sobre Filmes e Bilheterias no Brasil, disponível no Observatório do Cinema e do Audiovisual - OCA), o mercado de cinema no Brasil cresceu em 2012. A arrecadação das salas de exibição atingiu o recorde histórico de R$ 1,6 bilhão, com alta de 12,13% em relação a 2011, e o público acumulado também alcançou patamar o recorde de 146,4 milhões de espectadores.
Publicidade fechar X
Ao todo, 15,5 milhões de espectadores foram aos cinemas para assistir a filmes brasileiros em 2012. Dos 83 lançamentos nacionais do ano, cinco superaram a marca de 1 milhão de espectadores. O título brasileiro com maior número de espectadores em 2012 foi ‘Até que a Sorte nos Separe’, com 3,3 milhões de ingressos vendidos. Outro destaque foi ‘De Pernas pro Ar 2’, que, mesmo estreando na última semana cinematográfica do ano, obteve mais de 1 milhão de espectadores.
Para o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, outros dados que merecem destaque são a expansão do parque exibidor e o aumento do número médio de salas ocupadas pelo lançamento de filmes nacionais: “Os filmes brasileiros foram lançados em 63 salas, em média. Em 2011, essa média foi de 48 salas. Isso indica uma aposta maior das distribuidoras no cinema nacional, com uma estratégia mais arrojada de ocupação do mercado. Já o nosso parque exibidor cresceu 6,93%, sendo que o ritmo desse crescimento foi mais acelerado nas regiões Norte, Nordeste e Sul, chegando a um total 2.515 salas”.
Em relação ao Market Share das Distribuidoras, a Sony liderou com 14,63% do mercado. Já no caso dos títulos brasileiros exibidos em 2012, a parceria Downtown, Paris e Riofilme deteve 63,50% do mercado.
O relatório completo pode ser acompanhado no site da ANCINE.
Compartilhe:
- 1 medalha