26 Fevereiro 2024 | Redação
Premiações dos sindicatos consagram "Oppenheimer" como principal favorito ao Oscar
Filme de Christopher Nolan segue acumulando maiores prêmios do cinema, enquanto “Vidas Passadas” leva prêmio principal do Spirit Awards
Compartilhe:
O final de semana foi repleto de importantes premiações no mundo do cinema e serviram para reforçar a tese de que Oppenheimer (Universal) desponta como grande favorito ao Oscar em 2024. Depois de levar o prêmio de melhor filme no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards, o filme dirigido por Christopher Nolan também levou os principais prêmios no SAG Awards, organizado pelo sindicato dos atores de Hollywood, e no PGA Awards, prêmio organizado pelo sindicato dos produtores dos Estados Unidos. Além disso, o Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente, também deu fôlego para Vidas Passadas (California Filmes) na corrida pelo maior prêmio do cinema mundial ao eleger a produção de Celine Song como o melhor filme.
Publicidade fechar X
Um fato que também merece destaque é o grande fenômeno de bilheterias de 2023, Barbie (Warner), estar sendo deixado de lado nas grandes premiações. O filme dirigido por Greta Gerwig, que arrecadou US$ 1,445 bilhão, sofreu o primeiro golpe na temporada de premiações no Globo de Ouro, quando apesar de ser o filme com o maior número de indicações, foram nove no total, levou para casa "apenas" os prêmios de Maior Bilheteria e Melhor Canção Original. No Critics Choice Awards, o filme da boneca mais famosa do mundo também foi recordista de indicações, com 18, mas acabou vencendo em apenas seis categorias. Agora, foi esquecido nas premiações organizadas pelos sindicatos, sem nenhuma vitória.
As premiações que antecedem o Oscar costumam ser um importante termômetro do que poderá acontecer no Teatro Dolby, em Los Angeles, no dia 10 de março. Nesse sentido, é difícil pensar que Oppenheimer não irá se sair como o grande vencedor da noite. Além de ter sido o filme mais lembrado para o Oscar, com 13 nomeações, a produção também foi a maior vencedora do Globo de Ouro, com cinco vitórias, e do Critics Choice Awards, como o escolhido em oito categorias. Após as vitórias no SAG Awards e no PGA Awards, fica cada vez mais difícil imaginar que uma surpresa poderá acontecer no dia 10 de março.
Do lado das produções independentes, candidatos ao Oscar também confirmaram seu favoritismo em premiações do Independent Spirit Awards. Os principais vencedores da noite foram Os Rejeitados (Universal), American Fiction e Vidas Passadas, que também concorrem como melhor filme no Oscar.
Confira a seguir todos os vencedores das premiações:
SAG Awards
A 30ª edição do SAG Awards aconteceu no sábado (24) em uma premiação que reconhece as melhores performances de atuação em filmes e séries do ano, considerando protagonistas, coadjuvantes, elenco de dublês e elenco completo. Promovido pelo Screen Actors Guild, associação que representa cerca de 160 mil atores e outros profissionais da indústria cinematográfica nos Estados Unidos, o SAG Awards colocou Oppenheimer como grande protagonista da noite, levando metade dos prêmios voltados ao cinema para casa.
No total, foram seis prêmios dedicados ao cinema e, entre as distribuidoras, a Universal foi a grande campeã, muito graças a Oppenheimer. Foram quatro vitórias para o estúdio, que ainda teve a companhia da Paramount, que levou os outros dois prêmios. Entre os filmes, além do dirigido por Christopher Nolan, Assassinos da Lua das Flores (Paramount), Os Rejeitados e Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1 (Paramount) levaram um prêmio cada.
Confira a lista completa de vencedores dos prêmios voltados ao cinema:
Melhor elenco em filme
- Oppenheimer (Universal)
Melhor ator em filme
- Cillian Murphy, em Oppenheimer (Universal)
Melhor atriz em filme
- Lily Gladstone, em Assassinos da Lua das Flores (Paramount)
Melhor ator coadjuvante em filme
- Robert Downey Jr., em Oppenheimer (Universal)
Melhor atriz coadjuvante em filme
- Da'Vine Joy Randolph, em Os Rejeitados (Universal)
Melhor elenco de dublês em filme
- Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1 (Paramount)
PGA Awards
Considerado um dos principais medidores para o Oscar, o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos anunciou seus vencedores neste domingo (25) em sua 35ª edição. Prova do indicativo que o PGA Awards dá do que poderá acontecer no Oscar, é que desde que passou a indicar 10 produções para o prêmio, em 2009, o sindicato tem mantido uma média de oito a cada 10 indicados coincidindo com o Oscar na mesma categoria. As duas premiações chegaram a se igualar nos indicados em 2016, 2018 e 2019 e, se o vencedor também coincidir em 2024, Oppenheimer já pode preparar mais um espaço na estante de troféus.
O PGA Awards contempla além de filmes produzidos para o cinema, séries e programas de TV, além de filmes também produzidos para a TV. Na categoria exclusiva de cinema as premiações são apenas duas, para melhor filme e melhor animação. Mas, mesmo com uma única possibilidade de vitória, o longa sobre o físico Robert Oppenheimer, um dos pais da bomba atômica, levou mais uma premiação para casa.
Confira a lista completa de vencedores dos prêmios voltados ao cinema:
Melhor filme
- Oppenheimer (Universal)
Melhor animação
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony)
Independent Spirit Awards
Também no domingo (25) foram anunciados os vencedores do Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente. Apesar de a premiação contemplar apenas filmes independentes, é notório que nos últimos anos o Oscar vem se aproximando do Spirit Awards, repetindo vencedores em ambas as premiações. Caso as premiações se repitam na categoria de melhor filme, é Vidas Passadas que surge como um dos candidatos a desbancar o favorito Oppenheimer na maior premiação do cinema mundial. Além de ter vencido como melhor filme no Spirit Awards, o longa também conseguiu o prêmio de melhor direção com Celine Song.
Mas, apesar de não ter recebido o maior prêmio da noite, Os Rejeitados foi o filme que venceu o maior número de categorias, foram três no total: melhor fotografia (Eigil Bryld), melhor performance revelação (Dominic Sessa) e melhor performance coadjuvante (Da'Vine Joy Randolph). American Fiction, com duas premiações, e Anatomia de Uma Queda (Diamond) também são filmes que concorrem como melhor filme no Oscar e que conquistaram vitórias no Spirit Awards.
Entre as distribuidoras a Universal foi a grande campeã, com três vitórias em diferentes categorias. Na sequência aparecem California Filmes e Diamond, com duas vitórias cada, e Synapse Distribution, com uma vitória. Também vale destacar que oito prêmios foram conquistados por filmes que ainda não tem distribuição no Brasil, uma vez que grande parte dos filmes independentes chegam ao Brasil nos primeiros meses de 2024, justamente se aproveitando do hype da temporada de premiações para garantir maior visibilidade nos cinemas.
Confira a lista completa de vencedores dos prêmios:
Melhor filme
- Vidas Passadas (California Filmes)
Melhor atuação
- Jeffrey Wright, em American Fiction (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor direção
- Celine Song, em Vidas Passadas (California Filmes)
Prêmio John Cassavetes (Melhor filme feito com orçamento abaixo de US$ 1 milhão)
- Fremont (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor primeiro filme
- Mil e Um (Sem distribuidora no Brasil)
Prêmio Robert Altman (premia diretor, diretor de elenco e elenco)
- Esculturas da Vida (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor performance revelação
- Dominic Sessa, em Os Rejeitados (Universal)
Prêmio Alguém Para Assistir (premia cineasta que ainda não teve reconhecimento adequado)
- Monica Sorelle, em Mountains (Sem distribuição no Brasil)
Melhor fotografia
- Eigil Bryld, em Os Rejeitados (Universal)
Melhor montagem
- Daniel Garber, em How to Blow Up a Pipeline (Sem distribuidora no Brasil)
Prêmio Mais Verdadeiro que a Ficção (premia diretor emergente de não ficção que ainda não teve reconhecimento adequado)
- Set Hernandez, em Olhar Alheio (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor roteiro
- Cord Jefferson, em American Fiction (Sem distribuidora no Brasil)
Melhor primeiro roteiro
- Sammy Burch, em Segredos de Um Escândalo (Diamond)
Melhor filme internacional
- Anatomia de Uma Queda (Diamond)
Melhor documentário
- As 4 Filhas de Olfa (Synapse Distribution)
Melhor performance coadjuvante
- Da'Vine Joy Randolph, em Os Rejeitados (Universal)
Compartilhe:
- 0 medalha