Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

16 Fevereiro 2024 | Renata Vomero

Havana sediará semana especial em homenagem ao cinema brasileiro

"Semana do Cinema Brasileiro: Do Livro à Imagem" acontecerá entre 17 e 25 de fevereiro

Compartilhe:

"O Beijo no Asfalto", de 2018, é um dos filmes da programação (Foto: Divulgação)

A Embaixada do Brasil em Cuba e a EICTV, em parceria com a Linhas Produções Culturais, realizam entre 17 e 25 de fevereiro, em Havana, a Semana do Cinema Brasileiro: do Livro à Imagem. O programa tem origem na distinção conferida ao Brasil como convidado de honra da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, de 8 a 18 de fevereiro. Por isso, a programação é baseada nas diversas origens literárias dos filmes selecionados, desde uma adaptação teatral, um conto ou mesmo uma canção. As exibições acontecem no Cine 23 y 12, em Havana.

Publicidade fechar X

 Ao todo, serão sete longas-metragens e três curtas brasileiros contemporâneos. Os filmes de ficção serão exibidos em sessões com curtas da San Antonio Film School, incluindo uma mostra LGBTQIA+. A sessão inaugural será realizada no sábado, dia 17, às 17h, com o filme O Beijo no Asfalto, de Murilo Benício. Baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues, o longa se desenvolve a partir de um atropelamento. Ao presenciar a cena, um bancário recém-casado tenta ajudar a vítima, mas o homem, quase morto, faz um último pedido: um beijo. O ato é observado pelo sogro e fotografado por um repórter policial. No elenco há grandes artistas brasileiros como Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Débora Falabella, Augusto Madeira, Otávio Muller e Marcelo Flores.

O Festival traz ainda os longas Eduardo & Mônica, de René Sampaio, inspirado na canção homônima de Renato Russo, que marcou o rock brasileiro nos anos 80, O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy, a partir da obra de Clarice Lispector, e Clube dos Anjos, de Angelo Defanti, baseado em conto de Luís Fernando Veríssimo. Completam a mostra Tia Virgínia, de Fabio Meira; Marighella, de Wagner Moura, e Saudade fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges.

Para o embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas, a retomada das ações em conjunto é um movimento natural que marca os laços históricos e culturais dos dois países. “Somos imensamente agradecidos por nossa participação na Feira Internacional de Livro como convidados de honra do evento. E nesse contexto, é extraordinária a iniciativa de realizar um festival de cinema com filmes brasileiros contemporâneos, muitos dos quais premiados nacional e internacionalmente e com inspiração em obras literárias em sua maioria”, afirmou.

 Segundo Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais, além de resgatar laços históricos, a exibição de filmes brasileiros em Havana vai mostrar ao público cubano uma pequena mostra atual do que o cinema brasileiro produziu de melhor nos últimos anos. “Cuba, por meio da EICTV, é referência mundial no ensino de cinema e ao longo das três últimas décadas atuou de maneira singular para impulsionar o cine latino-americano no mundo. Por tudo isso é uma honra imensa levar nossos filmes ao público cubano”, ressaltou.

 

Para ela, a seleção de filmes dessa mostra tem o equilíbrio de mostrar a variedade de estilos do cinema contemporâneo brasileiro e os diversos olhares sobre temas tão sensíveis, sejam históricos ou baseados em fatos reais e mesmo na ficção das obras da literatura ou da música.

Compartilhe:

  • 0 medalha