Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pagamento

05 Junho 2014 | Redação

Cartões já superam dinheiro no consumo das famílias brasileiras

Meios eletrônicos ultrapassaram o dinheiro vivo, com 37% do valor dos pagamentos

Compartilhe:

(Foto: Bando de Imagens)

Desde o ano passado, o dinheiro não é mais a forma preferida dos brasileiros para fazer compras e pagar suas contas, principalmente no cinema. Assim como os cheques, ele também foi superado pelos meios eletrônicos de pagamento (MEP). É o que revela um estudo feito pela Boanerges & Cia, consultoria em varejo financeiro, com base nos conceitos usados pelos principais especialistas do setor nos EUA e Europa.

Publicidade fechar X

O trabalho demonstra que, em 2013, os meios eletrônicos de pagamento movimentaram cerca de R$ 1,1 trilhão nas suas várias modalidades, em sua maioria cartões, de crédito, débito, loja, rede e pré-pagos, além de celulares. Este montante representa 37% do total dos gastos feitos pelas famílias brasileiras, que alcançou o valor de R$ 3 trilhões no ano passado, segundo o IBGE. Com esta participação, os cartões e celulares, pela primeira vez na história, foram mais usados do que o dinheiro, que no mesmo período registrou 36% do volume total.

A pesquisa revela ainda que em 2018 os meios eletrônicos serão responsáveis por 50% de todas as compras dos brasileiros e, dez anos após alcançar o primeiro lugar, em 2023, os cartões serão responsáveis por 60% do total, reservando apenas 17% para as notas e moedas. “O uso dos telefones celulares como instrumento de pagamento deve acelerar a chegada dos sistemas eletrônicos em mercados ainda dominados pelo dinheiro” diz o presidente da Boanerges & Cia, Boanerges Ramos Freire.

Compartilhe:

  • 0 medalha