12 Fevereiro 2024 | Redação
MUBI anuncia compra de participação majoritária na Cinéart, distribuidora europeia
Recentemente MUBI e Cineárt lançaram "Priscilla" nos cinemas do Benelux e arrecadaram mais de US$ 1 milhão nas bilheterias locais
Compartilhe:
A MUBI, distribuidora global, plataforma de streaming e produtora, anunciou a compra de participação majoritária na distribuidora europeia Cinéart. A distribuidora possui escritórios em Amsterdã e Bruxelas e foi a responsável pelos lançamentos de vários filmes de sucesso como Quem Quer Ser um Milionário, O Artista, Amor, Dois Dias, Uma Noite, Eu, Daniel Blake, Filho de Saul, A Pior Pessoa do Mundo, A Baleia, e mais recentemente o concorrente ao Oscar, Zona de Interesse, que chega aos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro pela Diamond.
Publicidade fechar X
A aquisição feita pela MUBI reforça ainda mais sua expansão para além do seu carro-chefe que é o streaming. O acordo com a Cineárt, inclusive, marca a primeira aquisição de um distribuidor pela MUBI, que se tornou um dos compradores mais agressivos de filmes de arte nos mercados recentes, além de investir em suas próprias produções. No início de 2022 a empresa já começava a dar sinais das intenções de expansão dos negócios ao comprar a empresa de vendas europeia The Match Factory e o seu braço de produção Match Factory Productions.
Embora os detalhes financeiros do acordo não tenham sido revelados, é certo que a atual equipe de gestão da Cineárt continuará a liderar a empresa como uma distribuidora independente europeia, sem mudanças em sua operação. A companhia manterá sua atual estrutura de equipe e sua lista de filmes, e seguirá trabalhando com seus parceiros de longa data. Os Co-CEOs da Cinéart, Marc Smit e Stephan De Potter, se mantêm como acionistas importantes da companhia.
"Eu conheço e trabalho com Marc e Stephan há mais de quinze anos, e admiro o que eles têm feito com a Cinéart. Eles são dois dos mais sofisticados e visionários empresários do setor. Estamos felizes com essa parceria com eles e todo o time da Cinéart, e mal podemos esperar para levar mais filmes bons para as plateias do Benelux juntos", afirmou Efe Cakarel, fundador e CEO da MUBI.
A Cineárt foi fundada em 1975 por Elaine Dubois e atualmente é liderada por Marc Smit e Stephan De Potter. MUBI e Cineárt, inclusive, já trabalharam juntas em diversos negócios de conteúdo. Recentemente, fecharam parceria para o lançamento nos cinemas de Priscilla, de Sofia Coppola, na região do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), com o filme arrecadando mais de US$ 1 milhão nas bilheterias locais até o momento. As duas companhias também já colaboraram anteriormente, com a inclusão de centenas de filmes lançados pela Cinéart à plataforma de streaming da MUBI do Benelux, como Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, e Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma.
Marc Smit, Co-CEO da Cinéart, comemorou a nova parceria e também elogiou o modelo de negócios da MUBI. "Esta junção criará uma força formidável. Nós acreditamos muito na visão da MUBI e no modelo de negócios integrado (plataforma, distribuidor, financista). Em adição à co-aquisição de filmes com a MUBI, a Cinéart continuará comprando ótimos filmes para distribuir no Benelux, como antes", disse.
Compartilhe:
- 0 medalha